Em artigo intitulado “ACAMPAMENTO EM FAMÍLIA: DIVERSÃO E CONEXÃO COM A NATUREZA” publicado no “blog do aventureiro”, mantido pelo site da Adventure Sports Fair, o MaCamp foi consultado para dar algumas dicas e tirar dúvidas da jornalista. Entendemos que é de suma importância a abordagem do tema campismo em todas as mídias que envolvam turismo, aventura e atividades outdoor. Temos no Brasil um enorme potencial para a atividade e não devemos desprezá-la.
O MaCamp sempre se coloca a disposição da mídia para auxiliar quando o assunto é campismo e caravanismo.
Abaixo a reprodução do artigo referenciado no link: http://www.adventurefair.com.br/ver_blog.php?id=10
Outro ponto muito importante, principalmente se for a primeira experiência com acampamento, é escolher um bom camping. “Para quem acampa pela primeira vez, é importante saber que acampar não é uma forma barata de se viajar. É um estilo de vida que vira paixão”, explica Marcos.
De acordo com Ricardo, é preciso pesquisar muito antes de se decidir por um local. “Não se deve confiar apenas nos sites dos campings”, alerta. A dica é procurar por relatos de quem já esteve nos lugares, em blogs e sites independentes como o Camping & Família e o Portal MaCamp, que oferecem informações técnicas importantes para a escolha do local. Os grupos de campismo nas redes sociais também são ricos em informações.
Além da barraca, é necessário levar colchonete, cobertores e itens para dormir, algum tipo de iluminação, que podem ser uma lanterna ou bico de luz e lâmpada caso o camping ofereça essa estrutura, roupas e calçados adequados à estação e um bom kit de primeiros socorros e higiene pessoal. “Eu sempre levo coisas para fazer com as crianças, como um jogo para jogarmos à noite na barraca ou um marshmallow para fazer na fogueira igual aos filmes. Elas adoram. E pode chamar o vizinho do lado para participar!”, sugere Ricardo. Essa é mais uma qualidade do acampamento: um ótimo lugar para as crianças fazerem amizades e se conectarem com a família.
Vai lá
O Blog do Aventureiro separou algumas dicas de lugares legais para quem está começando a explorar os campings.
Para quem quer algo mais próximo da natureza, com cachoeira, muito sossego e paz a indicação é o Camping do Zé Roque na cidade de Joanópolis/SP. Aos pés da Cachoeira dos Pretos, o lugar possui um grande gramado em frente ao rio da cachoeira onde é possível as crianças nadarem, fogão à lenha à disposição dos campistas, banheiros simples porém limpos e com chuveiro aquecido pelo fogão à lenha. As regras são rígidas e o ambiente é bem familiar.
Para quem quer estar na natureza, mas com uma infraestrutura maior e com mais atrativos, é possível procurar por dois locais, ambos em Itu/SP: o Camping Fazenda das Pedras e o Chapéu de Sol. Esses possuem restaurante, monitoria, piscinas e várias atividades.
No sul do Brasil, em Florianópolis, fica o Camping Parque do Rio Vermelho. O local fica dentro de uma reserva de conservação ambiental, e é uma opção para quem gosta tanto de praia quanto de campo.
Os amantes de praias também vão gostar do Camping Portal de Paraty, na cidade de Paraty, Rio de Janeiro. O lugar possui estrutura completa para a família e está próximo do centro histórico de Paraty, ótimo para passear com as crianças e oferecer uma vasta riqueza cultural.
O Nordeste do País também vem investindo no Campismo. Prova disso é a Aldeia Maracajaú, camping localizado na praia de Maracajaú, Rio Grande do Norte. Rodeado de coqueiros na orla da praia, o camping dispõe de infraestrutura privilegiada que comporta desde famílias curtindo um acampamento no fim de semana, até eventos como casamentos e confraternizações!”