Publicidade:
 

A oitava edição da EXPO MOTORHOME superou as expectativas tanto do público (25.000) quanto dos expositores. Sem dúvida obteve o maior público, a maior área de exposição e também o melhor nível de acabamento de todas as edições. Com a área externa dos retrôs e também dos semi novos, foram 37.000m² de exposição neste ano de 2024. Quase todas as empresas de renome estiveram presentes englobando o mundo do campismo e caravanismo para todos os gostos e bolsos. O MaCamp esteve presente com seu maior foco em fomentar o ecossistema, produzindo 280m² de espaço temático e institucional com exposição permanente, especial acervo bibliográfico antigo, exposição de barracas, trailer e motor home e muitas atividades incluindo cultural com a presença e shows do TNG DUO. Mais de 25.000 visitantes puderam conferir os mais de 150 expositores nos cinco dias de feira que incluíram o feriado de 15 de novembro. A 9ª edição já está marcada para 12 a 16 de novembro de 2025 no mesmo local, sede oficial da maior feira de campismo e caravanismo da América Latina.

Publicidade:

EXPOSITORES CATIVOS COM MUITAS NOVIDADES: A Expo Motorhome conta com algumas empresas que estão presentes desde a primeira edição, assim como nós do MaCamp que participamos de todas. Elas surpreenderam com a evolução de seus estandes, dos seus produtos e também com lançamentos guardados para serem divulgados ali. Os setores das montadoras de veículos de recreação contou este ano com dois átrios principais, oferecendo 10 empresas em posição de “âncora” e abrigando outras de grande expressão e espaço de exposição. Santo Inácio, Apolo Trailer, Vettura, Motor Trailer e LegenD são alguns exemplos. Todas as demais não ficaram atrás, promovendo estandes convidativos e dedicados ao acolhimento do público.

EXPOSITORES NOVOS E SATISFEITOS: A edição contou com diversos expositores novos. Os estreantes se surpreenderam com o efeito positivo que a presença faz na repercussão de suas marcas e já prometem espaços maiores nas próximas ocasiões.

LANÇAMENTO MULTINACIONAL: Uma grande surpresa foi o lançamento da MARCOPOLO no setor de Motor Homes. A gigante multinacional conhecida pelo setor de ônibus, estreou a sua nova divisão na maior feira do setor. O NOMADE, primeiro veículo da marca, chegou de ribalta iluminada, demonstrando em um estande gigante e multi produzido. Seu Modelo integral compacto 4×4 automático ganhou a atenção do público, da mídia e das redes sociais.

PALESTRAS DISPUTADAS: Nunca o programa de palestras movimentou tanto público interessado nas pautas mais técnicas e também nas histórias e experiências de seus influencers mais famosos. As filas geraram seções extras para que todos pudessem assistir.

FÓRUM DE CAMPISMO E CARAVANISMO: A primeira edição do Fórum sul-americano foi realizada durante a feira, trazendo estudantes e representantes do turismo e associações caravanistas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina. Palestras e muita discussão trouxeram novas ideias e direções para o crescimento e desenvolvimento do setor, além de abrir pautas para estudos científicos sobre o ecossistema.

FEIRÃO DE USADOS: Para atender a todos os gostos e bolsos e demonstrar que não é necessário comprar um veículo novo para viajar dentro da própria casa, uma enorme área de feirão de usados e semi-novos se fez presente na Expo Motorhome. Organizado com vagas delimitadas e separadas por particulares e empresas, a área recebeu um imenso público resultando em muitas negociações.

EXPOSIÇÃO RETRÔ: Presente desde a quarta edição, o Retrô Trailers Brasil ofereceu uma área linda e repleta de modelos antigos do mercado nacional, onde os proprietários pessoalmente apresentavam os trailers e motor homes com muitas histórias adicionais. Lembrando que os itens de coleção, são utilizados normalmente durante o ano (e no evento) para viajar e turistar.

COMITIVA ALEMÃ: A diretoria da Messe Dusseldorf, a maior feira de RV’s da Europa, esteve presente para conhecer pessoalmente a Expo Motorhome. Os alemães declararam muita surpresa com a qualidade e o tamanho do evento, principalmente frente às dificuldades que a indústria e o setor de eventos passam no Brasil. Após o horário da feira, eles puderam apreciar um churrasco gaúcho lá na Camping da Expo.

CAMPING DA EXPO E SUA EVOLUÇÃO: Das oito edições da Expo Motorhome, a área de camping esteve presente no evento em sete delas. Em 2024, a evolução da área era nítida, gerando muitos elogios e quase nenhuma reclamação. A dificuldade de se produzir uma área de camping apenas para o evento, que comporte centenas de equipamentos foi superada com organização, cuidados e bom atendimento. Os quase 700 equipamentos contaram com vagas servidas de tomadas e água, banheiros com sanitários e chuveiros quentes, além de uma área comum com alimentação e pequenas apresentações. Até mesmo locais de descarte de dejetos estavam presentes pelo camping que contou com controle e segurança. Estima-se que 1.500 pessoas passaram pelo camping.

CELEBRIDADES PRESENTES: Algumas celebridades estiveram presentes no evento, como o caso do Apresentador Carlos Massa (Ratinho) e o Ator Maurício Mattar. O Mais empolgante é saber que eles e outras personalidades visitaram a feira devido aos seus interesses pessoais no segmento, atraídos por esta prática tão envolvente que é viajar a bordo de todo o conforto de sua própria casa. O ator (ex-global) declarou que está reformando uma kombi para transformá-la em motor home e se mostrou maravilhado com o número de empresas presentes na feira.

NEGOCIAÇÕES REAIS: Em conversa com os expositores, a grande maioria estava muito feliz e realizada com os negócios fechados na feira. A organização da Expo Motorhome estimava a casa dos R$ 500 milhões em negociações, dados finais ainda não divulgados oficialmente. Segundo Ronald Ataulo, Diretor Comercial da Apolo Trailers, a empresa realizou a venda de 30 equipamentos entre trailers e motor homes, além de outras negociações nesta semana que segue por conta do evento. “Gostaríamos que houvessem outras Expo Motorhomes no mesmo padrão. É uma feira que literalmente alavanca a Apolo Trailer no mercado”

MaCamp e ÁREA TEMÁTICA: O MaCamp, pela oitava edição, produziu a área institucional temática da feira, promovendo um espaço de descanso e resenha, com exposição permanente sobre o campismo e caravanismo, demonstração de barracas, trailer e motor home, uma amostra da biblioteca com revistas, livros e catálogos que remontam a história áurea do campismo do século passado, novidades do mercado e presenças ilustres de parceiros. Este ano o @TNGDUO esteve no estande com sua van, contando sua história de trabalho na estrada e com shows que prenderam a atenção do público. Como um sonho antigo do MaCamp, pudemos estender a feira por mais uma hora no último dia, onde após o encerramento o público ainda presente ainda pôde curtir mais uma hora de música e energia campista enquanto os expositores já desmontavam seus estandes.



EXPOSITORES INTERNACIONAIS: Mais de um expositor estrangeiro esteve presente nos estandes da Expo 2024, como a CVC Scania, Gibert Car e Truck Home, todos Argentinos. Felizes com a repercussão, demonstra também a força que o mercado brasileiro pode influir em toda a América do Sul.

MUITA MÍDIA: Nunca houve como este ano a cobertura de tantas emissoras de televisão, rádio e WEB, e tantos videos e postagens nas redes sociais por parte de influenciadores e consumidores comuns. Até mesmo reportagens ao vivo ocorreram no Camping e na Feira.

BARRACAS DE TETO E OFF-ROAD EM PESO: Outra presença crescente na feira é o setor do campismo nômade. Este ano empresas de barracas, barracas de teto e reboques especializados no universo Off Road aumentaram a presença em tamanho de estandes e em número. Cada ano o público pode se servir de mais opções para viajar.

O FUTURO E OS ESTUDANTES: O MaCamp pôde realizar na manhã de 15 de novembro, até antes do horário da feira, uma palestra dedicada a 42 alunos do ensino médio do município de Tupandi-RS. Iniciativas como esta faz parte de uma busca pelo conhecimento que entendemos que as futuras gerações necessitam em compreender que a modalidade de hospedagem “camping” é não só importante no cenário turístico nacional, como potencialmente rentável e expansível. Após a palestra, os estudantes puderam curtir o Show do TNG DUO e levar pra casa algumas lembranças em brindes da feira. “O ecoturismo tem crescido muito no Brasil e deve entrar no radar dos estudantes e jovens empreendedores”, declarou Salete Junges, Diretora da Escola Municipal.

ENTRETENIMENTO E PROGRAMA FAMILIAR: A Expo Motorhome tem foco direto com o consumidor final. Obviamente com efeitos e presenças corporativas, a maioria do público é de famílias e consumidores que ou buscam informações sobre o setor ou mesmo já pertencem ao ecossistema e vão conferir as novidades. Também notou-se a presença de muitas famílias que foram apenas conhecer este estilo de vida, mas saíram com uma pontinha de vontade de fazer parte deste universo. 2024 foi o ano em que a Expo Motorhome pôde provar mais uma vez o seu posto de “Maior Feira de Campismo e Caravanismo da América Latina”.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. EXCELENTE MATÉRIA, MUITO COMPLETA E ABRANGENTE !
    PARABÉNS AO PORTAL MACAMP PELO MARAVILHOSO TRABALHO QUE DESEMPENHA EM PROL DO CAMPISMO E DO CARAVANISMO NACIONAL !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!