Em maio de 2018 reportamos aqui no MaCamp o fechamento do Camping Municipal de Santa Tereza, cidade histórica vizinha das turísticas Bento Gonçalves e Garibaldo que não possuem campings para apoio. A área da prefeitura na beira do rio que possuía uma ótima área e estrutura básica para acampar estaria fechada e prestes a se transformar em um parque público. Na ocasião o MaCamp mobilizou seus campistas para que enviassem seus questionamentos ao e-mail da prefeitura que, prontamente mudou o discurso.

Hoje, através da reportagem do Jornal Semanário, em artigo por Ranieri Moriggi, Anuncia-se uma grande reforma na área que, além de receber melhorias e manter a função de camping, também ampliará a oferta de serviços à população, tornando-se uma praça multiuso.

Lideranças políticas, empresariais, membros do Conselho Municipal de Turismo e a comunidade participaram na sexta-feira, 28 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Tereza, da apresentação do Projeto de Revitalização do Camping da cidade. As obras que receberão um aporte financeiro de mais de R$ 226,3 mil, conquistados através de emenda parlamentar, via Ministério do Turismo, devem iniciar em 2019, após aprovação do licenciamento ambiental e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme a prefeitura, a ideia fazer do local uma praça multiuso.

De acordo com o vice-prefeito, Ivonei Chimento, a ideia de revitalização do local deve contribuir para o desenvolvimento turístico do local e de toda a região. Segundo ele, a área já foi ponto de encontro para banhistas e prática da canoagem, além de ser um espaço que fomentou a produção econômica da região. “Essa memória deve ser resgatada e mantida. A história da imigração italiana, um dos marcos da primeira colonização, além, é claro, de promover a qualidade de lazer aos turistas e visitantes”, garante.

Conforme o vice-prefeito, o projeto deve obedecer a diversos procedimentos para que a obra saia do papel. Na segunda-feira, 1º de outubro, foi enviada documentação para que o Iphan aprove. O pedido de licenciamento ambiental também foi encaminhado. Segundo Chimento, após as atualizações, o processo retorna para a aprovação final. A ideia é tornar o antigo camping em uma praça multiuso, contemplando o que já existia e ampliando a oferta de atividades. “Será um local onde se cultiva novas amizades, se aprende a história e seus significados e que gera o maior dos sentimentos, da idade, crenças ou etnias”, afirma.

fonte: jornalsemanario.com.br/santa-tereza-projeto-de-revitalizacao-de-camping-e-apresentado/

Sobre o caso do fechamento e a denúncia do MaCamp em maio:

Reportado pelo antigo cessionário e confirmado pela prefeitura, o camping municipal de Santa Tereza, no vale dos vinhedos do Rio Grande do Sul, está fechado. O camping que além de ser charmoso e bem no centro da cidade turística, era ótima opção para quem visita cidades como Garibaldi e Bento Gonçalves que também não contam com campings. Servia a barracas e também trailers e motor homes.

Ao consultarmos a prefeitura e questionarmos da importância do empreendimento para o turismo da região, recebemos a curta e grossa resposta da Sra. Camila – atendente da administração municipal; “Sim, o camping está fechado.”. Para saber mais de como era o camping, acesse nosso GUIA.

camping-municipal-santa-teresa

camping-municipal-santa-teresa camping-municipal-santa-teresa camping-municipal-santa-teresa

 

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."