Resgatando Trailer
Publicidade:
 

Nosso grande amigo e colaborador do blog, Sergio Samy, de Curitiba/Paraná, nos mandou um e-mail com imagens contando a saga que foi o restauro de um Turiscar Eldorado que pertenceu a um amigo seu e que estava quase abandonado…
Segue abaixo o seu relato:

“No carnaval de 2010 um colega que havia se mudado de mala e cuia para a Alemanha me chamou e ofereceu seu trailer, informando que o mesmo estava estacionado embaixo de um abrigo numa chácara na região metropolitana de Curitiba e que devido à um temporal, o abrigo desmontou-se em cima do trailer e este estava deteriorando-se. Eu nem havia cogitado em possuir um trailer, mas fui verificar o veículo. Era um  Turiscar modelo Eldorado, fabricado em 1990, com manual do proprietário e da geladeira por absorção intactos (que foram devidamente escaneados e enviados para inclusão no nosso blog da Turiscar). Encontrei-o todo sujo com limo característico de ter ficado pelo menos uns 5 anos exposto às intempéries, com o interior todo largado, sujeira de pássaros, formigas, etc. além da claraboia principal e a janela bolha lateral direita quebradas, locais estes por onde estava infiltrando água. Como o preço foi convidativo e procurando dar uma manutenção adequada para retorná-lo ao seu estado mais original, acabei fechando o negócio.
Vejam algumas fotos quando fomos buscá-lo:

Pois bem, transportei-o até a chácara de um conhecido que é relativamente perto da minha residência, apesar de não possuir carteira “E”, e comecei a limpeza e manutenção. Inicialmente verifiquei o funcionamento da parte elétrica e tudo estava ok, inclusive a bomba d´agua. Todas as cortinas foram retiradas para lavar, tudo foi devidamente limpo interna e externamente, foram substituídas as lanternas externas superiores, a janela bolha e clarabóia quebradas, os braços articulados dos janelões que são bem frágeis (consegui alguns usados), a caixa do boiler foi limpa também (havia um formigueiro dentro) e tudo devidamente testado. A geladeira estava funcinando, porém com a parte inferior enferrujada, então comprei uma geladeira velha semelhante e troquei o pedaço. Deu um pouco de trabalho mas o veículo retornou à ativa e manteve a sua originalidade.

Vejam algumas fotos depois do restauro:

Só faltava um pequeno detalhe: a transferência de propriedade que foi um parto, pois não achamos o recibo para transferência, além do fato de estar registrado em outro estado (SC). Então enviei uma carta ao antigo proprietário no endereço que constava no certificado para emitir uma segunda via e assim proceder com a transferência através de um despachante famoso em Joinville. Apenas para constar informo que paguei e dei entrada no procedimento em dezembro de 2010 e apenas em maio de 2011 o despachante me entregou o recibo com a assinatura reconhecida, porém caducado. Então como foi aprovado o projeto de lei do Senado 168/99 em julho de 2011 para poder conduzir com CNH “B”. Efetuei a transferência em novembro de 2011 (e recebi uma multa do recibo vencido) mas agora estou transportando-o legalmente.

Ainda pretendo efetuar a substituição da iluminação original por luminárias duplas de lâmpadas frias bem como usar lâmpadas LED nas cabeceiras do beliche, eliminar uma porta de armário para instalação de som embutido e DVD, além de bloquear a munheca ativa (sistema Retromatic) por questão de segurança, uma vez que puxarei o trailer com uma caminhonete Toyota.
Ainda não desfrutamos muito do trailer, pois começaremos a rodar com ele neste ano, porém já acampamos com nossos filhos pequenos (um de 7 e outro de 3,5 anos) duas vezes na chácara e todos curtiram muito. A primeira aventura será no carnaval de 2012, onde curtiremos a praia da Penha e os brinquedos do parque temático “Beto Carrero World”, hospedados é claro num trailer Turiscar modelo Eldorado que é nossa segunda casa!”

Agradecemos o relato, ficamos muito felizes em ver mais um Turiscar pronto pra viajar, e desejamos que o Sergio e sua família tenham milhares de grandes momentos à bordo do seu sensacional trailer…
Nossos parabéns à turma!!

Mário Buzian – Família Scheid

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here