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Um antigo sonho de consumo se tornou realidade no Brasil em 2017. A tão desejada “maggiolina”, como é conhecida a marca pioneira internacional de barraca de teto rígida sempre atraiu a atenção dos campistas e overladers daqui. Conosco não era diferente. Eis que a Blue Camping ousa em inovar o mercado novamente e lança a “Hard Top”. Eles nos enviaram uma para teste e podemos dizer de antemão que gostamos muito.

Basicamente a Hard Top é uma barraca de teto que se abriga em um módulo rígido de fibra, muito parecido com aqueles bagageiros-boxes no mercado. A primeira vantagem é a de não existir capa de lona e nem a necessidade de retirá-la. A segunda característica é da barraca estar totalmente sobre a projeção do carro quando aberta, sem usar área anexa. A terceira é a rapidez e praticidade da montagem e desmontagem que é ainda mais rápida que os modelos tradicionais.

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O sistema de levantamento é simples. São quatro pares de pistões hidráulicos (iguais aos utilizados em porta-malas) que fazem com que a barraca “se monte” sozinha em apenas 2 segundos após liberar as presilhas. Ideal é abrir um lado e depois o outro. Ela sobe suavemente e não há a necessidade de prender e nem fixar nada.

A BARRACA: Possui espaço interno de 1,20m x 2,00m. Espaço suficiente para um casal. No nosso caso bem confortável para um casal com uma filha de 4 anos. Lembrando que o padrão “camping” de casal geralmente possui 1,00m. O conforto é ótimo com o teto rígido forrado com tecido, que dá ainda mais sensação de proteção. Ali conseguimos acomodar nossas coisas principalmente durante a viagem. Sleepings, cobertas e travesseiros já ficam prontos para serem usados e sem ocupar espaço no carro.

ACAMPANDO: Curtir uma acampada na Hard Top foi bom demais. Acomodamos nossas tralhas, principalmente de cozinha, no porta-malas com direito a fogareiro e geladeira. Umas cadeiras e as roupas e cair na estrada. Gostamos de preferencialmente ficar em campings, mas a opção é ótima para lugares selvagens no meio da natureza. Em Paraty, até mesmo nossos amigos primatas curtiram a estada no teto da Hard Top para ganhar umas frutas. Com as janelas e portas abertas, há ótima ventilação cruzada. Tudo com a proteção dos mosquiteiros.

PRESILHAS: Os quatro prendedores externos fazem a função também de pressionadores para o ato do fechamento. Há uma trava de segurança lateral que deve ser apertada para abrir. São práticos e ficamos na dúvida se é necessário ou não um sistema para cadeado de segurança.

    

ESCADA: A escada na Hard Top fica guardada dentro da barraca, protegida por um saco (envelope) com fechamento de velcro que tem a função de abrigá-la sem que se risque ou avarie o colchão e ainda evitando que areia, terra ou outras sujeiras da escada não sujem a barraca. Ela é do mesmo tipo das barracas de teto tradicionais: telescópica e com resistência para trabalhar bem inclinada. A diferença na Hard Top é que ela possui dois encaixes superiores para agarrar a ancoragem que fica na fibra bem abaixo da porta. É só pendurar, soltar os pinos e deixá-la descer até o chão onde os pinos irão travá-la.

CONFORTO: Lá dentro o colchão já está posicionado e sem qualquer dobra. Todos os pistões são revestidos com tecidos e estofados e o teto possui um revestimento de tecido que dá isolamento e conforto acústico. O tecido escuro garante uma boa penumbra nos cochilos diurnos e de manhã. Como o teto é branco, não se sofre com o calor excessivo por causa do tecido escuro.

ACESSÓRIOS: Uma coisa que facilita bastante é a rede superior para guardar objetos e roupas. Ela pode “morar” lá para sempre sem necessidade de retirar na desmontagem. De cada lado também há porta objetos que organizam miudezas. Uma lanterna de LED garante iluminação e pode ser retirada com velcro para outros usos. Ela possui 3 níveis de intensidade e funciona com 4 pilhas AA.

BAGAGEIRO: Apesar de não haver anuência do fabricante, utilizamos a Hard Top como um ótimo bagageiro para coisas leves e pertencentes ao universo do camping. Quando abaixada, sobra um ótimo espaço com altura interna que foi capaz de abrigar os três sleepings, três travesseiros e demais apetrechos. Em algumas oportunidades levamos até algumas tralhas que não cabiam no carro. Lembrando que a escada já vai lá dentro normalmente.

CHUVA: A Hard Top é equipada com o mesmo tecido “Rip Stop” que as tradicionais e totalmente impermeável. A vantagem do teto rígido é que temos menos pano para molhar e mais sensação de segurança contra infiltrações, já que o teto serve de “chapéu” para toda a barraca. Em chuvas leves (o máximo que pegamos) e sem vento lateral, quase não se molharam os panos. As janelas possuem fechamento interno com sistema que tende a escorrer a água para fora, mas precisa estar fechada na hora da chuva. Ao desmontá-la molhada, nenhuma umidade passou para a parte interna. A saia inferior deve sempre ser abaixada envolvendo o piso para que a água escorra para baixo.

  

NA ESTRADA: A sensação de estabilidade é maior que nos modelos tradicionais. O desenho obviamente mais aerodinâmico engana no quesito altura. Sim, a Hard Top é mais baixa que as tradicionais, mas nem tanto. São ao total 29cm naquela parte mais “gordinha” do cocuruto. Estas alturas maiores ajudam no espaço para carga em trânsito, cabendo até mesmo uma mala grande de roupas.

FIXAÇÃO: A fixação é bem simples assim como nos modelos tradicionais. A diferença é que as barras fixas já vêm ancoradas na barraca e não é possível mudar a distância entre elas. Também será necessário ter racks transversais sobre o carro. São quatro pontos de fixação, dois na frente e dois atrás através de conjuntos de dois parafusos com porcas de torque e  auxílio de chapa que possui furações para diferentes larguras de racks. É bom lembrar que carros que possuam barras longitudinais também estão aptos a receber a Hard Top, mas precisarão adquirir barras transversais a serem presas às originais.

FECHAMENTO/DESMONTAGEM: Para fechar a Hard Top vai precisar de umas praticadas. A dica é subir na traseira do carro e puxar apenas um dos lados. Prenda as presilhas e parta para fechar a frente também puxando a alça. Aí a dica é fechar só uma presilha e soltar um lado da outra ponta. Force a lateral para cima empurrando as sobras dos panos que ficam na lateral. Prenda as presilhas deste lado, solte as do outro e faça o mesmo movimento para recolher as sobras do pano. É imprescindível fazer uso dos elásticos internos que ajudam a puxas as paredes para dentro antes de descer da barraca para fechar. Depois de algumas vezes você já estará craque. Nós ficamos. Outra dica é deixar ao menos uma das janelas abertas para o ar sair.

CONCLUSÃO: A barraca Hard Top é bem mais expressa e prática do que as tradicionais, dispensando a capa e tendo menos tecidos à mostra. Ela é indicada para pernoites e acampamentos mais rápidos e com menor nível de conforto, já que as tradicionais (Explorer, Expedition ou Family) possuem maior área interna (largura e comprimento), maiores aberturas de portas e janelas todas com proteção de chuva e também possui a área coberta externa com a possibilidade de receber o anexo. Portanto o melhor modelo dependerá do perfil do viajante ou mesmo do número de pessoas na família.

                        

PREÇO: Na ocasião deste review o produto era vendido por R$ 6.890,00 na loja oficial da Blue Camping.

ONDE COMPRAR: Na loja OFICIAL da Blue Camping com entrega via transportadora ou retirada em Blumenau.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela BLUE CAMPING  que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

6 COMENTÁRIOS

    • Ela até pode ser instalada em carros com teto pequeno, mas provavelmente ficará estranho ela ultrapassar a linha do parabrisa, além de tirar muito a estabilidade.

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