Publicidade:
 

Quem acompanha o MaCamp sabe o quão importante consideramos uma geladeira embarcada para os veículos de recreação. Além de funcionarem diretamente na bateria (compressor 12V), ainda elas contam com inúmeras características que fazem muita falta nas geladeiras comuns residenciais que, embora muito usadas nos RV’s, não foram feitas para viverem na estrada. A OPEN WORLD RV, confiando no nosso Know How, nos enviou o seu maior modelo duplex para Review. A 170 Litros.

A OPEN WORLD RV é uma tradicional empresa importadora de peças e acessórios para veículos de recreação. Situada em Novo Hamburgo-RS possui mais de 20 anos de experiência e distribui para o Brasil todo tanto para fabricantes, como para revendedores.

Publicidade:

A 170L 12/24V: As dimensões e versatilidade do modelo chamam a atenção para aplicação em projetos de ótimo aproveitamento de espaço. Já nos trailers e motor homes com geladeiras antigas convencionais, terão grandes chances de poder abrigar no mesmo nicho esta opção embarcada e duplex. O modelo carrega características importantes que não são encontradas em refrigeradores convencionais, além de funcionar em 12V e 24V. Dentre elas estão as prateleiras com grades de proteção que evitam que as coisas caiam ao abrir a porta após a viagem, as travas automáticas de portas que evitam acidentes durante o deslocamento,  painel digital com fácil operação e visualização que conta também com trava, a iluminação em LED  e dreno interno. O manual de instruções indica até 30º de inclinação máxima (claro que momentânea), já que o produto é recomendado também para embarcações, provando o seu DNA embarcado.

LEGITIMAMENTE TROPICAL: Uma das características que mais vemos em geladeiras embarcadas no Brasil, são os congeladores ou freezers extremamente pequenos, trazidos da cultura do Atlântico Norte. Por aqui, em terras tropicais, nossos usos principalmente no ambiente de lazer, inclui muitas bebidas, sorvetes e carnes super geladas e o tamanho do Freezer da 170L é realmente espaçoso. São quase 58 Litros só na parte superior do Freezer, onde os outros 113L ficam todos para o refrigerador.

E AS GELADEIRAS COMUNS COM INVERSOR? Apesar dos argumentos que podem ser apresentados em favor de sua utilização, especialmente considerando o custo inicial, essa configuração definitivamente não é a mais indicada para um veículo de recreação que valorize sua capacidade de deslocamento e autonomia energética. Em primeiro lugar, os compressores convencionais de 110V/220V não foram projetados para lidar com as vibrações da estrada, fato que inevitavelmente reduzirá a vida útil do motor. Menos ainda se forem utilizados inversores de onda quadrada de baixa qualidade. Em segundo lugar, o uso de um inversor resulta em uma considerável perda de energia dissipada em forma de calor durante o processo de conversão, além de exigir uma potência muito maior do que a nominal da geladeira, devido ao “pico de partida” do motor. Em resumo, se o objetivo é alcançar autonomia e economia de energia das baterias, optar por um compressor de 12V proporcionará uma economia de pelo menos 40% no cenário anterior.

UNBOXING: Bem acomodada na caixa de papelão, nos chegou via transportadora. Abrindo a caixa, a geladeira se revelou dentro de um plástico para maior proteção. Além dele, o painel padrão “black piano” das portas também conta com proteção de um plástico que garantirá que nenhum risco ou marca possa avariar.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Assim como as melhores representantes mundiais embarcadas, o modelo já tem a configuração específica para embutir. A parte traseira possui material isolante dispensando uma caixa externa, já que toda a traseira ficará oculta, garantindo maior leveza. Toda a frente é muito bonita em plástico “black Piano”, cujos painéis das portas possuem miolos que podem receber laminados no padrão do projeto do veículo de recreação. Entre as duas portas o display harmoniza suave com os botões de operação e o visor com as informações de configuração e funcionamento. Durante o “setup” uma iluminação azul de fundo ajuda tanto de dia quanto de noite. Os acabamentos internos são bem arredondados e precisos na injeção do plástico de ótima qualidade. Os sistemas de encaixe das prateleiras também são precisos e firmes, com molas e acabamentos em plástico, onde há opções de diferentes alturas. São quatro prateleiras na parte inferior do refrigerador e uma na parte superior do freezer. A caixa de legumes é bastante ampla. Por fim, o tamanho do freezer acompanha muito bem a necessidade do nosso país tropical, com ótimo espaço interno que acolhe muitos congelados e bebidas.

SISTEMA 12V: Toda a central de refrigeração fica na parte inferior traseira da geladeira. Inclui-se a condensadora que concentra toda a grade de dissipação em um pequeno invólucro arrefecido por uma ventoinha regulada eletronicamente pela central. Separando estes dois elementos, está o compressor de corrente contínua. Os isoladores de linha são de ótima qualidade e todo o conjunto “mecânico” fica apoiado sobre uma plataforma metálica. O “teto” deste nicho é inclinado exatamente para facilitar a dissipação do ar quente que subirá naturalmente dando lugar ao ar fio tomado de baixo e que passa pelos furos da bandeja. De qualquer forma, ideal mesmo é ter também uma grelha na parede externa para tomada de ar fresco, aumentando a ventilação do sistema em nossos ambientes tropicais.

DIMENSÕES: Aferidas as medidas na nossa geladeira, obtivemos uma altura total de 145,2 cm contando os pezinhos de apoio e moldura externa e largura total de 52,0 cm. A profundidade total contando os batentes traseiros que mantêm a geladeira com o afastamento adequado da parede, é de 48,5 cm. Esta profundidade é bastante positiva para a aplicação na marcenaria até mesmo dos motor homes mais estreitos, mesmo tendo uma profundidade útil interna muito boa na geladeira e freezer. O nicho que abrigará a geladeira deverá ter 142,5 cm de altura e 51,8 cm para que a moldura dela possa rebordeá-lo dando o próprio acabamento. O manual indica as margens adicionais para a circulação do ar. Internamente, o Freezer tem uma altura útil de 44,5 cm e largura de 28,5 cm. Na parte inferior do refrigerador, a altura útil é de 82,0 cm e a largura de 44,5 cm.

INSTALAÇÃO: Para este review, não pudemos contar com espaço veicular para aplicá-la. Fizemos uma análise de uso externo dela, em uma longa experiência de muitos meses de uso contínuo. Porém com nossa experiências anteriores neste serviço, será bem simples o trabalho. A geladeira possui uma base bastante sólida com algumas furações que podem receber parafusos que travarão o movimento de trás para a frente no nicho. Este acesso seria feito pela portinhola traseira que idealmente deve receber uma grelha de ventilação. Mas o maior elemento de fixação fica por conta mesmo nos furos pré-preparados para receber parafusos que serão fixados na moldura do nicho. Tratam-se de cavidades ou alojamentos vedados pelo próprio plástico injetado da geladeira e que, caso recebam os parafusos, serão furados para a sua passagem. Após esta aplicação, tampões acompanham o produto para o devido acabamento.

O Manual de instruções traz algumas recomendações no sentido da circulação e ventilação de ar quando for embutir.

ELÉTRICA: A parte elétrica é extremamente simples. Todo o sistema é dotado de compressor, controladora eletrônica e ventilação da placa condensadora e está pronta e conectada na parte inferior traseira do aparelho. Para a ligação basta apenas a conexão do cabo no seu sistema 12V, tomando sempre cuidado de usar fiação mais grossa. O cálculo da distância da geladeira até a bateria e a aplicação de cabos bem grossos atenderá não somente a corrente necessária para a partida do compressor, como também do funcionamento e consumo da bateria. Isto porque, em 12V as correntes são muito maiores do que nos sistemas tradicionais 110V ou 220V. O uso de cabos finos, acaba entregando uma corrente menor na outra ponta, levando à geladeira não conseguir partir o motor quando a bateria está em voltagens mais baixas. Além de não funcionar, ainda irá continuamente descarregar ainda mais a bateria a cada tentativa. Com em nossa experiência, mantemos a conduta de sempre alimentar o circuito da geladeira com cabos no mínimo de 10mm³, podendo ser mais grosso se a distância for maior. Acredite, vale a pena este investimento. O Chicote que acompanha a geladeira é curto, mas o suficiente para alimentá-la no local, e já vem preparado com um fusível de proteção de aplicação veicular, o que facilita possíveis substituições. Vale sempre adquirir alguns de reserva.

PAINEL: O display é simples e funcional. O visor digital mostra muitos recursos e informações, como alimentação da bateria ou fonte, função de compressor ligado, ventoinha e grau de temperatura desejada. Para ligar ou desligar basta manter pressionado o botão superior esquerdo. O botão logo abaixo é uma trava para crianças que pode muito bem servir para os adultos que se sentirem incomodados em acionar as funções de modo acidental. Já o botão M tem a função de escolher os 3 modos principais de funcionamento quando pressionado brevemente. O modo “ECO” traz uma velocidade menor do compressor para buscar economia de energia. O modo “TUR” acelera o motor para que ele dê preferência para o rendimento da geladeira, ao invés de pensar em consumo. Já o modo “AUT” (Automático) , busca um caminho intermediário. Já o botão S permite que você escolha um dos cinco níveis de intensidade de temperatura interna. Pressionando longamenteo botão S, vc tem acesso à função “SLP” (Sleep) que mantém a geladeira no modo silencioso e econômico para um sono mais tranquilo.

FREEZER: Como já dissemos, o tamanho avantajado do compartimento superior nos agradou muito. Ali facilmente abriga todos os congelados e pode receber caixas de bebidas e grandes garrafas para aquela “gelada rápida” tão desejada no verão. O painel interno da porta não possui aproveitamento, mas provavelmente contribui bem para o isolamento térmico. A prateleira central ajuda muito na organização dos congelados, além de possuir grade frontal de proteção que evitará surpresas na primeira abertura após o deslocamento. Abaixo, o “assoalho” também fica com um rebaixo que facilita esta acomodação, além de acumular a água do degelo, já que o freezer não conta com o dreno. Dentro do compartimento também há o habitáculo para a aplicação (se necessário) do parafuso de fixação lateral da geladeira.

REFRIGERADOR: Com a porta, agora sim aproveitada para acomodar dois módulos de garrafas em quatro possíveis posições, possui também uma boa gaveta de legumes na parte de baixo e mais quatro prateleiras aramadas  que também contam com possíveis escolhas de posicionamento. Igualmente à do freezer, as prateleiras possuem grade de proteção frontal que auxiliam para que, durante a viagem, os alimentos e potes não fiquem deslizando até se encostarem na porta, para que possam cair no chão na primeira abertura. Por conta do habitáculo do motor e condensadora traseiros, as últimas duas prateleiras contam com menor profundidade, tendo atrás da penúltima uma canaleta de captação da água de degelo que se formará durante o funcionamento da geladeira. Neste espaço há um dreno que leva, através de uma mangueira, para um pote de secagem posicionado logo acima do motor para que se aproveite o calor do mesmo para acelerar o processo de evaporação. Em projetos mais específicos, compensa desviar e prolongar esta mangueira atravessando o assoalho do veículo e despejando a água no piso externo, garantindo a total extinção desta água. Esse compartimento inferior possui por volta de 113 Litros, muito suficientes para um refrigerador de um trailer ou motor home. Ele é muito bem iluminado pela luz de LED que está posicionada e escondida no ressalto do “teto” interno. Tanto no Freezer quanto no refrigerador, as superfícies internas seguem linhas bem suaves e arredondadas que garantem uma limpeza fácil e que evita aquele acúmulo de mofo ou encardido. Todas as prateleiras podem ser retiradas facilmente, porém exigem muito cuidado para não se perder as molinhas e as buchas que deixam as prateleiras bem fixas e sem “jogo” na situação normal.

Travas: Ambos os compartimentos contam com auto-travas que garantem que jamais seja esquecida a porta aberta para aquele indesejável acidente na estrada. Quem já se deparou com tudo espalhado no salão do RV naquela curva fechada, sabe bem da importância deste dispositivo. A cada fechamento as portas já travam sozinhas, bastando uma pequena pressão com os dedos para a sua reabertura. O nicho de “pega” e trava são muito bem construídas garantindo um design muito bacana para a geladeira. Estamos utilizando há meses sem qualquer sinal de desgaste ou quebra.

FUNCIONAMENTO: Durante meses, utilizamos a geladeira na área externa no nosso motor home que fica estacionado em Paraty-RJ. Passando muito calor, ela também pega chuva e algumas horas de sol durante o dia. Este uso incomum diante da nossa limitação para aplicá-la dentro de um RV, nos demonstrou a sua boa durabilidade. Usamos a mesma ligada a uma fonte externa que nos informava o consumo de 50 a 60Ah diários, em um uso que podemos considerar bastante severo. Utilizamos sempre na função “AUT”. Nosso uso contínuo ficou sempre na posição intermediária dos cinco degraus do ajuste digital. Apenas usamos no nível 4 naqueles dias extremamente quentes que demandavam gelar aquela quantidade grande de bebidas. Jamais utilizamos no nível 5, já que a temperatura interna ali quase congela o refrigerador.  O Freezer sempre apresentava as carnes mais duras do que pedra, fosse qual fosse a posição da graduação escolhida. Também fez bonito quando foram colocadas caixas de cerveja e garrafas de espumante para aquela função “gelo rápido”.

PONTOS NEGATIVOS: Ficam por conta dos suportes e prateleiras de porta que são muito finos, impedindo a colocação de garrafas mais grossas. Latas e vinhos de garrafas mais finas são acomodados facilmente ali. Outra questão que vimos foi a falta da opção de inversão da abertura das portas, item que pode ser crucial em algumas plantas de RV’s. Por fim, um dreno no freezer também facilitaria bastante o serviço de degelo após a viagem.

CONCLUSÃO: Ficamos muito satisfeitos com a 170L da Open World. Se mostrou resistente, durável e, principalmente, eficiente. Ela atende à cultura tropical do uso do brasileiro, além de se encaixar muito bem em veículos grandes e compactos, com um volume interno super suficiente e ocupando poucas dimensões e profundidade.

PREÇO: A OPEN WORLD RV não divulga valores oficiais, pois são importadores e só vendem através de seus revendedores e fabricantes de RV’s. CONTATO DIRETO POR WHATSAPP.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela OPEN WORLD RV que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. O uso prolongado e testes foram feitos na área externa do nosso próprio motor home, no Estado do RJ.


CONTATOS:

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul, Brasil
Tel.: +55 51 33763141
Whatsapp: +55 51 980527776
e-mail:
contato@openw.co
SITE: www.openrv.com.br
facebook.com/OpenWPA
instagram.com/openworldwpa

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!