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Em tempos de energia solar e busca por independência energética com funcionamento independente de tomadas externas dos campings, a geladeira se mostra um dos mais problemáticos equipamentos nos trailers e motor homes quando falamos em desempenho, autonomia e principalmente consumo. Em vista desta necessidade, a DOMETIC fez questão de enviar um modelo de sua linha CRX de frigobares 12V/24V – específica para veículos de recreação. Em complemento, o MaCamp solicitou o modelo de 110Litros de capacidade por ter exatamente as mesmas dimensões do antigo Frigobar a gás de 80L da Consul, original dos trailers antigos como no caso do nosso Karmann Ghia 330 ano 1989. Escolhemos o modelo QUADRIVOLT para nos atender não só com nosso sistema de bateria 12V que nos garante independência energética, como também atividade plena e isolada da bateria quando plugados na tomada do camping. Agora com uma geladeira de compressor, tudo ficou mais rápido e eficiente em uma geladeira moderna e cheia de acessórios e mimos.

DOMETIC CRX-110 Quadrivolt no mesmo nicho original do Karmann Ghia
DOMETIC CRX-110 Quadrivolt
… com 110L de capacidade
…ocupa o mesmo volume das antigas 80L a gás

 

Antes de falarmos sobre o review e a troca, tratemos de algumas questões importantes:

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FRIGOBAR CONVENCIONAL + INVERSOR: Por mais que se possa defender seu uso, principalmente frente ao custo inicial, esta combinação definitivamente não é a mais adequada para um veículo de recreação. Primeiro porque compressores 110V/220V convencionais não foram feitos para trabalhar com solavancos da estrada. A vida útil do motor não será a mesma, salvo em casos de inversores senoidais de onda pura e de alta qualidade. Segundo porque o uso de inversor faz com que se perca muita energia dissipada em calor durante processo de transformação, além de exigir-se que ele tenha uma potência bem maior do que a potencia nominal da geladeira devido ao “pico de partida” do motor.

FRIGOBAR 12V/24V: Além de ser específico para o uso embarcado, o compressor que trabalha em corrente contínua apresenta um consumo muito menor, dados os quesitos mencionados mais acima. Como são feitos para uso específico em veículos, estão prontos para receber os balanços e solavancos das estradas.

FUNÇÃO QUADRIVOLT: A função é muito mais do que uma simples gama de possibilidades entre 12V, 24V, 110V e 220V. O sistema quadrivolt trabalha fazendo a seleção automática do tipo de corrente, dando sempre prioridade à corrente alternada (voltagem das tomadas externas) para poupar a bateria. Na falta desta, passa a funcionar o compressor na voltagem de Corrente Contínua tanto no 12V da maioria dos carros e RV’s, como também 24V de caminhões. Mas aí você pode dizer “Se eu ligar um carregador na bateria do trailer e a geladeira 12/24V à ela, de nada adianta possuir a função Quadrivolt!” Não é bem assim, pois a cada partida do motor, a energia da bateria descarregará um pouco, tendo seu número limitado de ciclos de recarga afetados. Na função Quadrivolt, o sistema corta a alimentação da bateria enquanto há energia da tomada externa e automaticamente retorna à bateria na falta dela.

Compressor com sistema quadrivolt WAECO
Compressor com sistema quadrivolt WAECO

TRAILERS ANTIGOS: Das décadas de 1970, 1980 e 1990, as principais marcas de trailers e motor homes do Brasil utilizavam o modelo de frigobar 80Litros da Consul. O Modelo “Camping” era original devido seu funcionamento por absorção que funcionava tanto no gás quanto na eletricidade 110V e 12V. O nicho para a geladeira nos trailers era sempre naquele tamanho.

CONSUL CAMPING 80L: Além da caixa da geladeira com os 80L de capacidade, o aparelho possuía uma altura ainda maior devido ao módulo do gás que ficava acoplado logo abaixo. No painel era possível controlar a temperatura, mudar a fonte de energia e acender a chama do gás por um gerador de faísca. O nicho possuía 72cm. Exatamente as mesmas dimensões da CRX-110 da DOMETIC

A CHEGADA / UNBOXING

A geladeira chegou em nossa sede de São Paulo diretamente do centro de distribuição da DOMETIC via transportadora própria. Muito bem embalada, vem em caixa de papelão própria, embrulhada em um saco transparente com base e proteção superior de isopor e cantoneiras reforçadas. A porta da geladeira tem mais uma proteção plástica e o painel de inox ainda mais um protetor-filme (este último bem difícil de tirar nos cantos). Tudo para garantir a merecida preservação contra avarias. Todos os itens internos vêm posicionados em seus lugares e presos com fitas. Em uma das gavetas estavam o Manual de Instruções, Termo de garantia, Saquinho com kit de tampas e dreno externo e o cabo de alimentação aC.

embalagem da crx
embalagem da crx

A TROCA e INSTALAÇÃO

A troca foi muito simples, exatamente como havíamos pensado. O nicho possui as mesmas dimensões que a CRX-110 e como a geladeira antiga funcionava tanto no 110V quanto no 12V, ambas as alimentações já estavam a disposição no compartimento. Apenas isolamos o ponto do gás GLP que não será mais utilizado. Para nossa comodidade, preferimos utilizar uma prancha de madeira sob a geladeira que usaríamos para apoiar e parafusar na base original do trailer e por isso retiramos os quatro pezinhos de borracha e aproveitamos os mesmos furos e parafusos deles para fixas o frigobar nesta prancha.

Ocupa o mesmo nicho original do Karmann Ghia
Ocupa o mesmo nicho original do Karmann Ghia

INVERSÃO DA PORTA: Antes de colocar a geladeira, aproveitamos para fazer a inversão da abertura da porta – opção da linha DOMETIC que nos dá maior liberdade. No caso de nosso trailer 330, a abertura convencional do lado esquerdo da porta não nos atende muito bem. Invertendo para o lado direito, podemos ter acesso fácil da cozinha e até mesmo da porta do trailer sem a necessidade de entrar nele para acessar o refrigerador. O serviço é muito simples. Com uma chave de torque (uma espécie de chave de fendas com ponta estrelada) é possível remover os suportes da porta, apenas invertendo-os da direita para esquerda e vice-versa.

RETIRADA DA GELADEIRA ANTIGA: No caso dos trailers da Karmann Ghia, é comum se pensar que a geladeira a gás não sai do trailer e isso é muito possível em diversos modelos de trailers e motor homes, já que ela entrava muito antes da construção das paredes de fechamento no processo de fabricação. Porém descobrimos um segredo mágico no caso dos pequenos KG, onde a geladeira original sai pela janela da sala (maior). Ela precisa sair deitada e é imprescindível desparafusar os acessórios de fechos da janela e também a barra superior de madeira que segura o borrachão. Ela sai milimetricamente na medida. Aproveitamos para entrar com a geladeira nova da mesma maneira. Para retirar a geladeira antiga é simples. Soltam-se os parafusos dos frames na parte frontal. Na parte traseira após retirada das grades de ventilação, há dois parafusos no fundo da base que evitam que ela deslize para frente. Desconectados os fios de 110V, 12V e a mangueira do gás, ainda é preciso desencaixar a chaminé para então sacá-la do nicho. Também retiramos o conjunto opcional de ventoinhas que garantia exaustão do sistema de amônia que agora não será mais necessário.

desmontando dos frames
desmontando dos frames…

PREPARAÇÃO DA BASE: Conforme dito, por opção nossa e não obrigatória, retiramos os pezinhos de borracha e preparamos uma tábua de compensado para servir de base que deslizasse no nicho. Para isto fizemos alguns recortes de elementos da geladeira, principalmente suportes da porta, trava inferior e também uma abertura central para a instalação da mangueira de dreno. (Apesar desta função ser opcional e contar com uma tampa interna, é primordial para quem viaja muito e desliga a geladeira com frequência. Assim, toda a água do descongelamento é automaticamente drenada para fora do trailer sem trabalho e mesmo molhação. Fixamos a base no fundo da geladeira com os 4 mesmos parafusos dos pesinhos originais em seus respectivos furos.

Base de madeira no lugar dos pezinhos de borracha para deslizar no nicho.
Base de madeira no lugar dos pezinhos de borracha para deslizar no nicho.

ISOLAMENTO: A fim de isolar ainda mais a geladeira do ambiente externo e no próprio nicho, aplicamos isopor nas laterais e manta isolante na fresta superior. Este isolamento não é obrigatório e nem mesmo necessário, mas além de manter a geladeira bem justa no nicho, ainda isola do pouco ruído que o compressor gera, levando em consideração que nossa geladeira anterior era de amônia e sem absolutamente nenhum ruído.

LIGAÇÕES: A ligação das duas fontes elétricas é bem simples. A entrada aC (Corrente alternada) de 110V/220V possui plug fêmea de três polos idêntico ao de computadores. Basta conectar o cabo que acompanha o produto e ligar a outra ponta na tomada convencional. A ligação 12/24V se dá por um par de cabos preto e vermelho que sinalizam a polaridade da bateria. Preferimos a emenda com solda ao nosso sistema 12V que vem da bateria que é por sua vez continuamente carregada pelo carregador flutuante. Também temos este ramal ligado ao plug exclusivo da geladeira no engate do carro. Sempre que plugado, a geladeira já liga automaticamente à energia do carro rebocador que é servida pela bateria e pelo alternador.

Plug de Ligação 110V/220V aC
Plug de Ligação 110V/220V aC
Ligação 12V/24V
Ligação 12V/24V

FRAMES: A geladeira CRX pode ser fixada de várias maneiras. A escolhida por nós foi a fixação da base (previamente ancorada no próprio equipamento) na parte inferior traseira do nicho (para o conjunto não deslizar) e na fixação da borda do painel frontal por Frames (esquadrias específicas para este fim). Esta escolha garantiu o mesmíssimo sistema de fixação que já existia na geladeira original, garantindo inclusive que a geladeira fique totalmente firme mesmo quando os solavancos forem muito fortes. Como os frames (que são adquiridos separadamente) não chegaram a tempo do review, não foram instalados, mas tal preparação foi feita e assim que dispostos e instalados iremos atualizar este artigo.
Demais formas de fixação. São dois os tipos de frames: o que iremos utilizar (onde a parte da porta da geladeira fica pra fora da marcenaria) e o frame embutido, onde a face da geladeira está alinhada com a face da marcenaria. Além dos frames, a CRX também possui quatro furos laterais com tampas na parte interna da geladeira. Quando se tem um armário ou nicho com boa estrutura física, pode-se retirar as tampas e furar o fundo do buraco para aplicar os parafusos mais adequados ao caso. Na CRX, acompanha um kit de 4 tampas novas, caso as originais se estraguem no momento da retirada e com este sistema é possível abrir mão do sistema de frames.

Sistema de fixação por FRAMES
Sistema de fixação por FRAMES

Opção de fixação.
Tampões que cobrem os dutos para parafusos de fixação nas paredes do nicho – Opção de fixação.

GRADE TRASEIRA: No caso de nosso KG 330, a localização das grades externas não poderiam ser melhores. O sistema da geladeira em posição superior (logo atrás do congelador – diferentemente do convencional) ficou perfeito junto da posição da grade superior do trailer e do teto em rampa que servia a antiga geladeira a gás. A grade inferior, agora sem função poderá ser fechada e, no nicho resultante, será instalada uma TV externa futuramente. Ali também seria possível instalar um tampo escamoteável com fogareiro externo servido inclusive daquele ponto de gás que agora ficou sem uso.

Sistema de troca de calor e compressão exatamente na base da grade superior.
Sistema de troca de calor e compressão exatamente na base da grade superior.
Grade inferior agora livre. Nicho poderá receber uma TV externa.
Grade inferior agora livre. Nicho poderá receber uma TV externa.
Detalhe do sistema na grelha
Detalhe do sistema na grelha
Grelhas de ventilação do Trailer Karmann Ghia
Grelhas de ventilação do Trailer Karmann Ghia

A DOMETIC CRX-110

Agora já instalada, pudemos curtir o funcionamento da criança e descobrir seus segredos. O primeiro deles já adiantamos: Ligamos ela no ajuste máximo e ela gelou pra caramba… Ficamos entre o segundo e o terceiro nível. Faz gelo bem rápido em cima e vemos que toda a parede traseira é dotada de serpentinas, pois fica tudo bem gelado no refrigerador. Não há tanta diferença da parte de cima e de baixo, mas sim de trás para a porta.

Design modernizado no encaixe perfeito no nicho original
Design modernizado no encaixe perfeito no nicho original
Mais capacidade e atributos internos...
Mais capacidade e atributos internos…

PARTE INTERNA

ESPAÇO INTERNO: Um verdadeiro alívio para nossa capacidade. Os 80L de um frigobar convencional é bastante suficiente para um trailer pequeno, mas algumas vezes faltava “um pouquinho só”. Este pouquinho nós ganhamos agora, já que os 110L da CRX tomam as mesmas dimensões do antigo Consul Camping 80L que tinha o módulo inferior de controle do gás e comutação das energias. Além do congelador de dimensões quase iguais (agora maior) do congelador, também ganhamos mais duas gavetas inferiores. Detalhe: Elas têm a profundidade total da geladeira, já que o compressor fica na parte de cima da CRX. O Volume  do refrigerador é de 98 Litros, tendo internos 64cm de altura, 44,5cm de largura e 43,5 de profundidade (levando em consideração também o espaço da porta).

Espaço interno da DOMETIC CRX-110
Espaço interno da DOMETIC CRX-110

PAINEL DE CONTROLE DIGITAL: Todo integrado em leds e botões “Touch”, possui funções de controle total do equipamento. Uma coisa boa é que mesmo se cortando a alimentação de corrente contínua e alternada, o painel guarda na memória os últimos ajustes. São as funções: 1- Sensor de porta aberta; 2- Indicador de Falhas; 3- LED de status do Compressor (Azul= Compressor ligado, Laranja=Compressor desligado/Espera); 4- Botão liga/desliga; 5- Iluminação Interna; 6- Seletor de temperaturas; 7-“modo inverno”; 8- Leds indicadores da temperatura ajustada no botão 6. OBS: “Modo Inverno” é uma função que assegura uma economia extra de energia a temperaturas ambientes abaixo dos 16 graus.

Painel de comandos da CRX
Painel de comandos da CRX

ILUMINAÇÃO INTERNA: Com iluminação Branca “azulada” em LED (para garantir a maior economia possível) alcança não só a parte do refrigerador como também o congelador. Vantagem extra, pois nossa geladeira antiga não tinha luz. O sistema de sensor de abertura de porta também é digital. Um emissor e receptor de sinal mede a distância do plástico da porta, acendendo a luz interna somente na abertura. Este sistema elimina o interruptor analógico mecânico e permite a inversão da abertura da porta. Esqueceu a porta aberta? Relaxa… A luz interna começa a piscar loucamente até você perceber.

luz interna
Iluminação de LED abrange o refrigerador e congelador e ainda começa a piscar, caso se esqueça a porta aberta.

CONGELADOR: O congelador possui ótimo espaço interno com superfícies bem lisas, arredondadas e sem emendas. A porta é basculante com recolhimento para cima. Se fosse para baixo facilitaria quando se quer que fique aberto, mas fechando um pouco a porta, há um modo que ele fica apoiado aberto.  Volume do congelador é de  9,5 Litros, tendo internos 12cm de altura, 43cm de largura e 20 de profundidade (levando em consideração também o espaço da porta).

Porta um tanto fechada para travar a porta do congelador aberta.

PRATELEIRAS: Das três, duas são aramadas metálicas com revestimento “emborrachado” branco. Ambas possuem parte dobrável para que se possa guardar garrafas ou potes de pé no interior. A última é em acrílico azul, protegendo as gavetas inferiores. As três possuem grades frontais que funcionam como uma cerca evitando que o peso dos alimentos  façam força na porta nas curvas. Elas também eliminam aquela desagradável surpresa de, após um trecho de deslocamento, ao abrir a porta as coisas desabarem pelo chão. Toda a área útil da geladeira possui frisos laterais para que possamos escolher as alturas exatas das prateleiras de acordo com nossos gostos ou tamanhos de suprimentos.

Garrafas também cabem lá dentro com as aberturas nas duas grades
Garrafas também cabem lá dentro com as aberturas nas duas grades

GAVETAS: As gavetas em acrílico azulado acomodam tranquilamente frutas e verduras com muito espaço dada a profundidade total. O fato de serem divididas em duas (somente para modelos CRX-110 e CRX140) facilita não só a organização, mas como também o fato de uma delas ser aberta inteira, mesmo com a abertura da porta até a metade. Cada uma mede 20cm de largura, 30 de profundidade e 10cm de altura, comportando 6 Litros.

PORTA: A porta possui aproveitamento pleno com porta garrafas inferior que conta com um separador/organizador com ajuste de posição. A grade cromada também permite duas posições. Uma deixa garrafas convencionais bem presas e ajustadas sem tombar e outra comporta garrafas maiores ou mesmo uma disposição mais livre. Perfeito para quando se está parado ou em viagem. Há também mais tuas prateleiras de porta em formato de compartimento. O do meio é aberto e o de cima possui uma tampa em acrílico azulado para acolher miudezas. Seria interessante se a intermediária possuísse a possibilidade de regulagem de altura, mas acreditamos que ela fica alta para que, quando a porta fechada, a tampa do congelador evite que as coisas caiam na viagem.

Duas prateleiras de porta, sendo uma com tampa em acrílico
Duas prateleiras de porta, sendo uma com tampa em acrílico
Porta Garrafas com ajuste de largura e organizador deslizante...
Porta Garrafas com ajuste de largura e organizador deslizante…

DRENO: Uma grande vantagem de uma geladeira embarcada. Quem viaja sabe que o “descongelamento” da geladeira é comum e mesmo quando se passa muitos dias e semanas sem desligar a geladeira, com movimentos da viagem, colocação de bebidas quentes e outros elementos fazem com que exista a formação de água no interior da geladeira. A diferença é que no trailer o piso não é igual em casa e ainda está embutida na marcenaria. Para isto, a CRX vem equipada com um “ralo” na parte central do assoalho interno (abaixo das gavetas). Na parte de fora, existe um kit para ser parafusado com uma peça plástica em formato de “joelho” e preparado para receber uma mangueira (não inclusa). É só direcionar a mangueira para baixo do trailer e não se preocupar com a água do degelo. Caso o campista não veja necessidade do dreno ou mesmo não veja possibilidade da instalação da mangueira, esta função é totalmente opcional, já que existe uma tampa de rosca que fecha totalmente o ralo.

“ralo” que drena toda a água do degelo.

tampão, caso não se deseje instalar o dreno

Saída do dreno para receber o
Saída do dreno para receber o “joelho” plástico
Joelho Plástico - adaptador da mangueira
Joelho Plástico – adaptador da mangueira

Mangueira instalada

TERMOSTATO: Estrategicamente posicionado, o termostato garante que o compressor seja desligado assim que se atinge a temperatura na graduação escolhida no painel de comando. Em um trailer ou motor home a economia de energia é fundamental para que a bateria seja ao máximo poupada.

PARTE EXTERNA

PORTA COM SISTEMA AUTO-TRAVANTE: Como estamos falando de uma geladeira embarcada, qualquer movimento do veículo faz com que a porta da geladeira possa abrir. No caso da CRX podemos dar adeus às adaptações plásticas ou mesmo fechos caseiros que não podem ser esquecidos no check-list antes da partida. Toda a linha CRX possui um sistema patenteado de se trava automaticamente quando fechamos a porta da geladeira. São duas linguetas, uma em cima e outra embaixo que impedirá que a porta se abra na viagem. A própria maçaneta de abertura da porta faz o trabalho de destravamento. Basta puxá-la para cima.

sistema inferior de trava da porta
sistema inferior de trava da porta
Detalhe do sistema Lock-vent
Detalhe do sistema Lock-vent
Lingueta auto-travante
Lingueta auto-travante

FUNÇÃO “VENT”: Um sistema muito interessante comuta a função normal de funcionamento da porta, com a função “ventilação”. No painel superior, um “disco” pode ser ajustado para a posição “VENT”. Ela faz com que a porta se trave da mesma maneira, porém deixando uma fresta. Para quem viaja de trailer e motor home sabe bem a necessidade de se deixar a porta aberta para o total descongelamento quando a viagem acaba. Sem isso o risco de tudo mofar lá dentro é enorme. A função “VENT” não só garante que a porta não se feche totalmente, como também mantém a mesma travada na posição caso se deseje desligar e esvaziar a geladeira ainda com o trailer em movimento.

Posição Normal - Auto trava a porta quando fechada.
Posição Normal – Auto trava a porta quando fechada.
Posição Função
Posição Função “VENT”
Porta trava semi-aberta para ventilar no degelo e secagem.
Porta trava semi-aberta para ventilar no degelo e secagem.
Evitando mofo dentro da geladeira. Pode ir assim durante a viagem.
Evitando mofo dentro da geladeira. Pode ir assim durante a viagem.

PAINEL EM INOX: O painel da CRX é em inox, contínuo e encaixilhado em uma borda de mesmo tom em plástico com sistema de maçaneta embutida. O design moderno e limpo conta com o logotipo DOMETIC no centro. Acima da porta, outro painel horizontal dá apoio frontal e evita que a poeira se acumule sobre os vincos da borracha que vela a porta.

Ocupa o mesmo nicho original do Karmann Ghia

SISTEMA SUPERIOR: Diferente do convencional, a linha CRX possui seu sistema de compressor + Central elétrica + serpentinas e condensadora embutidas na parte superior do refrigerador. Desta forma, ela toma a parte traseira do congelador, deixando o fundo do frigobar com profundidade total. Além disso, a exaustão do ar quente se torna ainda mais livre e o contato da parte “quente” da geladeira não afeta o interior mesmo que haja isolação térmica. No caso do nosso trailer isso foi ainda mais benéfico, pois o sistema de troca de calor externo fica exatamente na região de troca de calor das geladeiras a gás (amônia), cujos trailers que contavam com aquelas originalmente já estão desenhados para esta posição.

Sistema de compressor e condensação superior
Sistema todo na parte superior da geladeira

Sistema antigo e novo, ambos na parte superior traseira do frigobar

COMPRESSOR WAECO: O compressor é dimensionado para o tamanho do frigobar e possui um tamanho bem menor do que os convencionais. Isto significa menos perda de espaço interno. O “recorte” não pega mais do que 20cm x 20cm. A Marca WAECO é uma mas mais conceituadas do universo da refrigeração embarcada e pertence à marca DOMETIC. Nas costas da CRX existe um esquema de ligação detalhado do compressor + sistema. Ele é preparado para funcionar tanto em 12Vdc quanto em 24Vdc com seleção automática desta voltagem (corrente contínua). A central eletrônica de controle torna o conjunto em quadrivolt, quando transforma a faixa de 100Vac a 240Vac (corrente alternada) em corrente contínua.

Sistema WAECO quadrivolt
Sistema WAECO quadrivolt

CONDENSADORA COMPACTA: O sistema que faz a troca de calor da geladeira, que geralmente se configura com aquela grade traseira está toca compactada na CRX. Formando um pequeno “radiador”, concentra a dissipação em um só local e conta com uma ventoinha que trabalha controlada eletronicamente. Isto quer dizer que ela só irá funcionar quando o compressor estiver ligado e mesmo assim, terá sua rotação diminuída caso sua necessidade seja menor. Desta forma o sistema garante menos ruído e menor consumo de energia.

condensadora dometic crx
“Radiador” servido de ventoinha com controle eletrônico de ativação e rotação.

CONTROLADORA ELÉTRICA: O sistema simples de controle fica na extrema esquerda da traseira, logo ao lado do compressor. Possui o controle eletrônico da ventoinha, painel digital da geladeira e da alimentação do compressor. Transforma, comuta e isola a entrada de eletricidade aC (corrente alternada – tomada externa 110V/220V) e entrada 12V / 24V (corrente contínua) via fiação preta+vermelha (polaridade).

Conectores da controladora
Conectores da controladora
Controladora eletrônica
Controladora eletrônica

entradas aC e dC.

REVESTIMENTO EXTERNO: Inicialmente pode causar estranhamento aquele revestimento de “pasta escolar” externo na traseira e laterais do frigobar. Mas pensando que é um equipamento para ser embutido, escolheu-se um material isolante e LEVE, já que o peso é um fator fundamental em equipamentos para veículos de recreação. o PLÁSTICO ALVEOLAR” também é bem conhecido por uma marca nacional chamada “Polionda®”. É uma chapa com estrutura alveolar formada por duas lâminas planas e paralelas e unidas por meio de nervuras longitudinais. Extrusada em corpo único, forma uma chapa de estrutura rígida sendo 70% de seu volume formado por ar, alcançando assim, um alto “ratio” de leveza e resistência. Esta estrutura combinada com a consistência do Polipropileno, resulta em uma chapa versátil para uma ampla gama de aplicações. No caso da CRX, o revestimento esconde o isolante térmico injetado

Plástico Aoveolar
Plástico Alveolar “Polionda®”

LINHA CRX: Existe uma ampla linha de geladeiras, tanto quadrivolt, quanto apenas 12V/24V da DOMETIC. São elas: CRX-50, RX-65, CRX-80, CRX-110 e CRX-140. Além da diferença de capacidades e alturas, a CRX-50 possui menor largura que o resto da família. Já a CRX-140 possui o sistema superior lateral e não traseiro. Pequenas diferenças também estão no congelador, que dos modelos 50, 65 e 80 pode ser retirado para que todo o volume interno se transforme em um refrigerador maior. A parte inferior interna também muda, tendo nos modelos 140 e 110 duas pequenas gavetas e nas demais um compartimento com porta escamoteável.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado e cedido pela DOMETIC que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação foi feita em um trailer Karmann Ghia 1989 modelo KC-330.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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