Geladeira Portátil Resfriar
 

Cada dia mais e mais o mercado off-road e também de viajantes de carros aumenta. A vida “Life-Style” congrega totalmente com o universo campista que busca fazer turismo levando sua própria casa. E tanto quem possui um veículo como “casa”, quanto quem acampa de barraca procura opções de conforto para compor sua tralha. Um dos equipamentos mais desejados é mesmo a geladeira. Ficar livre de comprar gelo para o isopor e principalmente não ficar refém dele durante a noite é o maior motivo. A RESFRI AR, líder na comercialização de geladeiras 12/24Volts principalmente na linha de caminhões, fez questão de enviar seu mais novo modelo. A versão DIGITAL QUADRIVOLT pode ser utilizada como geladeira ou freezer tanto no carro, quanto no camping e até mesmo em casa plugado na tomada.

Geladeira Resfriar
Parceira nos campings estruturados e também distantes.
Espaço de sobra para alimentos e bebidas
Testamos o modelo de 31L…

COMPRESSOR: Curto e Grosso! Geladeira para país tropical tem que ser de compressor. Tecnologias “Peltier”, cujos produtos são comumente denominados “coolers termoelétricos” não dão conta do recado. Apenas resfriam o interior, não fazem gelo e demoram muito para diminuir a temperatura interna. Bebidas, como cervejas e refrigerantes são impossíveis de serem refrigeradas. Já o sistema de compressor apresenta uma eficiência até mesmo nas situações mais críticas. Realmente faz gelo. A Resfri Ar é dotada de compressor silencioso e pode ser regulado na função freezer ou refrigerador.

compressor versus peltier
Sistema Compressor versus Peltier: Peltier resfria….. compressor refrigera e/ou congela.

DIRETO AO PONTO: Para acampar não há coisa melhor do que uma geladeira elétrica. No carro, usa-se a energia 12V da bateria que não descarrega enquanto o motor está ligado e sem o uso de inversor, oferece uma autonomia grande quando o carro está desligado. No camping pode-se fazer uso da energia elétrica local, sem se preocupar com a voltagem ou queda de tensão. Em casa, já pode deixar a geladeira ligada durante a semana que antecede a partida com os suprimentos e também deixar tudo ligado e refrigerando no porta-malas durante a noite.

Resfri Ar acomodada no porta-malas.
modelo para caminhões

A RESFRI AR No Cenário: Há tempos já sabíamos da presença forte da empresa no mercado de caminhões. Principalmente naqueles modelos de geladeiras externas e protegidas que ficam presas do lado de fora das carretas rodoviárias, funcionam em 12V ou 24V. Além deste tipo, a marca também oferecia os modelos portáteis que poderiam ser colocados dentro dos carros e caminhões, funcionando em 12V ou 24V. Depois vieram modelos quadrivolt com funcionamento bem simples e fácil em regulador analógico. Finalmente em 2018, a Resfri Ar lança seu mais novo modelo com controle DIGITAL, sendo em versões 12/24V e também Quadrivolt que engloba além das correntes contínuas das baterias, também as alternadas em 110V e 220V. Foi este modelo mais moderno que nos foi enviado para o devido review, de capacidade interna de 31L com duplo ambiente.

Resfriar - macamp

REVIEW: Com muito prazer que recebemos a geladeira da Resfri Ar para realizar um teste que possa inspirar e atender a todas as curiosidades dos campistas para este tipo de produto. A intenção da marca em olhar para o mercado do campismo é acertada e aos praticantes uma opção acessível para um equipamento que faz muita diferença no conforto. Como temos ampla experiência no uso de isopores, bolsas e caixas térmicas, assim como uso de frigobar, cooler termoelétrico, geladeira caseira e geladeira portátil, ficou mais fácil analisar a RESFRI AR 31 L DIGITAL – QUADRIVOLT.

ENTREGA / POSTAGEM: A geladeira chegou até nosso endereço através da transportadora contratada pela própria Resfri Ar. Tudo no prazo com a caixa em boas condições e geladeira íntegra acompanhada da nota fiscal. Legal mencionar que a marca possui inúmeros revendedores físicos e virtuais.

UNBOXING: A geladeira chegou na caixa fechada de papelão, já com diversas sugestões de uso ilustradas, como no carro, no camping, no barco, no caminhão, na pesca e nos food-trucks. Acondicionada entre peças de isopor, continha a geladeira propriamente dita envolvida em um plástico e dentro dela os cabos de alimentação tanto AC (com plugue padrão brasileiro de 3 pinos) quanto DC (Com plugue veicular para tomada/isqueiro. Lá dentro, além do manual de instruções, também acompanhava um copo plástico de ótima qualidade com a marca Resfri Ar em alto relevo e talheres personalizados também em plástico.

geladeira portátil RESFRI AR Camping - Review MaCamp

BRINDES: Para nossa surpresa, alguns brindes acompanhavam a geladeira, além dos acessórios de praxe. Deixando claro que não sabemos se eles fazem parte do kit ou se foram enviados especialmente para nós, o copo plástico com a marca em alto relevo e os talheres são de muita qualidade. Utilizamos em muitas oportunidades.

Brindes de qualidade e muito úteis.

ITENS QUE ACOMPANHAM: Juntamente da geladeira, acompanham o manual de instruções e os dois cabos de alimentação. Um deles para ligação de baterias em corrente contínua (dC), com plug de tomada-isqueiro 12V ou 24V com conector de rosca na parte da geladeira, o que evita que se solte nos deslocamentos e também garante que a polaridade não seja invertida. Outro cabo é o de corrente alternada (aC) de 110V / 220V. O cabo bem parecido com de outros aparelhos domésticos, possui plug de três pinos (com terra) e outro plug para que possa ser desconectado e separado da geladeira.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Para nós as primeiras impressões do modelo digital não foi propriamente no recebimento da nossa geladeira. Isto porque conhecemos esta versão no final de 2017 no estande da RESFRI AR na FENATRAN em São Paulo. Lá sim tivemos uma grata surpresa de ver o painel digital funcionando com sua cor azul reluzente. Antes disso só conhecíamos a versão analógica que contava com o termostato parecido com os de geladeiras comuns. A tampa também remete aos momentos de lazer, com apoio de porta copos e parte plana para outros fins. O espaço interno também surpreende. Os 31 Litros são bem distribuídos entre um nicho maior principal e o secundário que serve para alimentos que precisam apenas ser resfriados. Os materiais, detalhes como metais de dobradiças e acabamentos gerais já agradaram na primeira vista. Agora só restava usar o novo brinquedo.

ILUMINAÇÃO INTERNA: Em LED com cor bem clara, a iluminação se acende assim que a tampa é aberta. A posição é bem eficiente, iluminando toda a geladeira, inclusive o compartimento resfriado. O sensor de acendimento é instalado na porta junto à dobradiça para que acione somente quando a porta for aberta.

geladeira portátil RESFRI AR Camping - Review MaCamp
3 LEDs bem fortes iluminam tudo
Sensor da luz interna

COMPARTIMENTO INTERNO PRINCIPAL: Este é o espaço mais importante da geladeira. É aonde iremos acondicionar as bebidas, os alimentos e os ingredientes de nossas refeições. Falando de atividade de camping, seja de barraca ou de veículo de recreação, a geladeira portátil significa refrigerar coisas diversas e bem parecidas com o que temos em casa. Frutas, legumes, leite, manteiga, frios, bebidas, condimentos e muito mais. Por isso os 28cm x 30cm do compartimento maior são bem aproveitáveis. A altura aparente  de 26cm deste espaço, chega aos 35cm até o alto da tampa da geladeira, que possui uma reentrância exatamente para este fim. Assim, garrafas maiores ou mesmo aquele pote que insistiu em passar da altura da borda do aparelho, ainda poderá ter a porta fechada sem problemas.  A tampa possui um friso ainda mais profundo em uma distância correta da lateral exatamente para aquelas PETs mais altas aonde a tampinha encaixará certinho. Sim, Garrafas de refrigerante 2 Litros cabem tranquilamente nesta geladeira de 31L. O recipiente é todo metálico liso, no material que recebe os canos ocultos do gás refrigerante. Ao fundo, um “assoalho” em plástico protetor possui ranhuras para isolar os objetos de alguma umidade e também o desenho de onde seria o local certo para garrafas em pé (exatamente aonde há um friso de maior reentrância na tampa). A borda interna do recipiente é o mesmo plástico injetado de toda a parte superior da geladeira, onde há a união com o compartimento secundário resfriado. Um dreno inferior faz falta na hora do degelo / limpeza.

Compartimento principal
Cabem garrafas de 2L
O que passa da altura do compartimento, como tampas de garrafas, são compensados na tampa
em uso
Cabe muita coisa

COMPARTIMENTO SECUNDÁRIO RESFRIADO: Este ambiente aproveita o restante da altura que o compressor (motor) da geladeira não ocupa do espaço interno. Além de ser um espaço ótimo para organização, ainda se configura como um compartimento de temperatura mais amena para produtos mais delicados. Na versão “refrigerador” o espaço fica levemente resfriado, ótimo para verduras e frutas que não devem ser tão geladas. Já na versão “freezer”, aquele espaço acaba ficando com a função de geladeira. Em nossos testes com o aparelho ajustado para -21º (função freezer), o compartimento secundário mantinha a temperatura igual à de geladeira (até mais forte). Ideal para deixar bebidas sem o perigo de congelarem. Suas dimensões são de 28cm de largura, 12,5cm na profundidade e 13,5cm de altura do nicho, mais 3cm ganhos na reentrância da tampa. Neste caso esta compensação da tampa abrange toda a área deste compartimento.

Compartimento Resfriado
Compensação de altura na tampa para aumentas a capacidade.
Produtos frescos na função geladeira
Ideal para frutas e verduras

TAMPA: A tampa reserva detalhes tanto dentro quanto fora. A parte externa reserva uma área de apoio para pratos e copos, além de 4 porta-latas. Perfeito para usá-la como mesinha de centro ou apoio no acampamento, praia ou churrasco. Na face interna, como já mencionamos acima, ela possui diferentes alturas para que possamos abrigar garrafas mais altas em pé ou na diagonal. Sempre tem algum pote ou algo que passa da linha da borda e a reentrância realmente faz diferença.

ABERTURA: Com uma mão só é possível abrir a tampa da geladeira. É um pouco dura e acaba que geralmente utilizamos as duas mãos para este movimento. No final do curso da tampa ela se mantém aberta, mas em locais pequenos como no porta-malas ou barraca é preciso ficar segurando. Uma haste ou amortecedor ajudaria bem neste caso.

ALÇAS: As alças são bem compactas e também incorporadas no corpo da geladeira. A “pega” é boa, mas a mão não a “abraça”. Um orifício permite passar uma faixa de ombro, que não acompanha o produto. Aparentemente a alça está moldada no plástico cinza da parte superior, mas esconde outra parte também moldada no plástico preto inferior. Esta combinação oferece uma resistência que aguentou tranquilamente transportarmos o aparelho lotado de mantimentos e bem pesado.

DOBRADIÇAS: O sistema de dobradiças é simples e eficiente. Elas são moldadas tanto no plástico da tampa quanto no plástico da borda de forma que se incorporem entre si. A articulação é feita através de um único pino em inox de rosca com dois terminais de porcas de cabeça arredondada garantindo total resistência mecânica e de oxidação.

TRAVA/ABERTURA: O sistema de abertura e trava é bastante eficiente. Como já mencionado. com apenas uma mão é possível abrir a geladeira puxando o orifício e empurrando a parte de cima. Para travar, basta fechar a porta forçando-a até o final. O sistema de travas plásticas são bem resistentes e não apresentaram nenhum desgaste nesses primeiros meses de uso.

O PAINEL DIGITAL: O controle todo está nele. Além do mostrador numérico que indica a temperatura escolhida (não a temperatura simultânea interna), também estão quatro botões. O de Liga/Desliga já começa tendo duas funções: Para ligar ou desligar a geladeira, deve-se manter pressionado o botão até o acontecimento. Caso pressione este rapidamente, tem-se o comando da intensidade luminosa do display. Caso você esteja dormindo próximo, poderá deixá-lo bem fraco. São três as dosagens de iluminação: Forte, médio e fraco. O segundo botão é o “Turbo”. Esta função serve para que o compressor não pare de funcionar, mesmo que a temperatura interna chegue no limite. Ideal para fazer gelo ou gelar bebidas que foram colocadas “quentes”. Esta função se desarma sozinha em 60 minutos, segundo o manual de instruções. Ou outros botões são os de  “mais” e “menos”, onde é só pressionar para escolher a temperatura interna desejada. No momento da escolha, o display piscará algumas vezes para indicar que está sofrendo mudanças de ajuste. Além das funções apresentadas, o display também indica algumas outras funções.

Uma desvantagem é que o display está na face traseira da geladeira, oposto à abertura da porta. Isto dificulta os comandos, mas por outro lado protege da luz do display para aqueles que dormem no mesmo ambiente.

USO em Função Geladeira Portátil: Não só para deslocamentos de viagem, quanto passeios, utilizamos a Resfri Ar no Porta-malas do carro. Em uma das vezes, enchemos de comidas e bebidas a caminho de um dia de Praia em Trindade-RJ. Carro estacionado no sol e geladeira ligada na bateria. Foram cerca de 5 horas de praia com direito a visitas à geladeira para nos servir de cerveja e água gelada, além de petiscos. Na hora da saída, partida normal do motor sem perdas para a bateria. Outro uso corriqueiro e muito útil para nossa equipe é, não só do aproveitamento em si da acampada, mas sim dos dias que precedem  e sucedem a viagem. Dias antes da saída, já ligamos a geladeira na cozinha de casa e vamos deixando os produtos que vão sendo comprados especificamente para a viagem. Um dia antes, na hora de arrumar o porta-malas, já podemos deixá-la lá também evitando aquele trabalho de transferir as coisas da geladeira nos últimos minutos. Na garagem, tendo uma tomada, pode-se ligá-la direto, ou então fazer uso da bateria do mesmo. No momento do retorno, a geladeira portátil também se torna muito confortável, onde não precisamos sair correndo para transferir tudo para o refrigerados de casa. Quem sabe no dia seguinte…

USO em função FREEZER: Fizemos o uso de mais de um mês na função FREEZER para manter nossos congelados. Tanto de forma permanente na tomada 110V, quanto em trechos de deslocamento de carro com ela ligada no 12V. O resultado foi ótimo. Tudo que foi colocado no recipiente principal do equipamento se manteve perfeitamente congelado. Deixamos ajustado na temperatura mínima de -21º. Com o tempo forma-se uma camada de gelo na parte mais superior interna, mas que não cresceu. O interessante é que o recipiente secundário de resfriamento (conforme já citado) acabou funcionando como uma geladeira, em temperatura bem mínima. Ideal para gelar bebidas que estavam sempre “trincando”, mas não congeladas no momento do consumo.

Enquanto tudo vai congelado a -21ºC, também há espaço apenas resfriado.

NO CARRO: A Resfri Ar com seus 31L tem uma proporção muito positiva, diante do mercado das geladeiras portáteis. Sim, geladeira de verdade ocupa espaço, mas o modelo se deu bem deixando boa sobra para as bagagens. É preciso tomar cuidado em não obstruir as grelhas laterais e traseira aonde fica o sistema de compressor + Dissipador de calor. Quanto mais circulação de ar houver, menos tempo o compressor irá ficar ligado gastando energia. De qualquer forma a geladeira trabalha bem em pequenos espaços. Se cortada a alimentação, quando esta retorna, os controles e ajustes estarão do jeito que estavam antes.

RUÍDO: A geladeira se mostrou bastante silenciosa. Com muito silêncio no ambiente é possível ouvir o barulho do compressor dando partida e funcionando, mas bem mais fraco que um frigobar caseiro. Também se ouve a ventoinha que exaure o ar quente da condensadora quando o compressor está ligado. Uma vantagem é que toda a grade de dissipação da geladeira está na face traseira, o que diminui a sensação de ruído por estar virada para o lado oposto.

INFORMAÇÕES PAINEL: O painel digital possui todas as funções e ajustes da geladeira. O botão de ON/OFF possui duas funções: Para ligar ou desligar é preciso mantê-lo pressionado por 5 segundos e isso ajuda na segurança. Caso seja pressionado rapidamente, será regulada a intensidade da luz do display nas suas três graduações. Os botões + e – servem unicamente para regular a temperatura desejada. Enquanto pressionados, o display pisca e fica fixo nesta temperatura. O botão TURBO serve para que o compressor não se desligue por uma hora ou até que a temperatura escolhida seja alcançada objetivamente. Alguns INDICADORES serão disponibilizados no display. Há o LED indicador da função turbo, para que se saiba do seu funcionamento efetivo. O símbolo de “bateria” possui duas funções: Piscando, indica que a bateria está com carga abaixo do desejado, mas a geladeira ainda funciona nesta tensão. Acesa, indica que o compressor desligou para preservar a sua bateria que não pode ser totalmente descarregada. Na leitura digital, alguns avisos são emitidos caso ocorram: 1E- Geladeira desligada por tensão baixa da bateria; 2E- Sobrecarga na ventoínha (pode ser por excesso de sujeira); 3E- Sistema equalizando as pressões internas de compressor, condensador e evaporador; 4E- Aguardar para que a rotação do compressor seja recuperada da sobrecarga; 5E- Desligado por motivo de sobreaquecimento.

+ VANTAGENS DA FUNÇÃO QUADRIVOLT: Uma das grandes vantagens do sistema quadrivolt automático embutido da geladeira, além é claro do uso em todas as opções de voltagem, é a forma automática com que o aparelho administra as entradas. O sistema sempre prevalecerá a entrada 110v ou 220v Ac como preferencial, por motivos óbvios. Portanto em usos domésticos ou no camping, é possível utilizar uma bateria ou mesmo um auxiliar de partida como SEGURANÇA contra queda de luz. Ligando a geladeira tanto na bateria auxiliar, quanto na rede elétrica (sim, pode ser ligada nas duas simultaneamente), ela estará funcionando na tomada enquanto tiver eletricidade na rede. No caso de falta de energia ela automaticamente passa a receber energia da bateria até que a luz se restabeleça. Neste momento, a geladeira passa novamente a ser alimentada de modo automático pela energia 110V/220V poupando a bateria.

Pode-se utilizar um auxiliar de partida para servir a geladeira por algumas horas ou mesmo como “no-break” nas acampadas em caso de falta de luz.

CONCLUSÃO: A geladeira portátil da Resfri Ar se mostrou completamente favorável ao uso campista e também como geladeira complementar em casa. O preço bem mais acessível em relação a outras marcas no mercado pode despertar uma desconfiança quanto à qualidade. Encaramos este fato, que se mostrou totalmente infundado. É um equipamento de qualidade, resistente, intuitivo e de grande efetividade no funcionamento. Utilizamos como geladeira em acampamentos, no carro durante deslocamentos, no porta-malas em passeios à praia (passou horas ligada no carro sob o sol gelando bebidas) e também como geladeira complementar para eventos em casa. (A possibilidade de escolher a temperatura, resultou em cerveja hiper gelada para o churrasco de domingo sem ocupar espaço no refrigerador residencial). Há dois meses utilizamos continuamente como freezer (-21ºC) mantendo nossos congelados inclusive nos deslocamentos entre nossas duas moradas (São Paulo-SP e Paraty-RJ). O compartimento resfriado quebra muito o galho na função freezer para que possamos conservar coisas que não podem ser congeladas. (No caso do ajuste em -21ºC, o compartimento refrigerado beira os 0º).

MAIS FOTOS DA GELADEIRA PORTÁTIL RESFRI AR:

DIFERENCIAIS RESFRIAR: A empresa tem amplo mercado no Brasil e em todos os Estados. Possui centenas de pontos de revendas e assistências técnicas, além de oferecer diversas peças de reposição.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Volume de Armazenamento 31 litros; Tensão (V) 12/24 V DC, 100-240 V 50/60Hz AC; Faixa de Temperatura De +8°C a -21°C; Potência (W) Aprox. 44w (12/24V), Aprox. 52w (100-240V), Aprox. 72w (12/24V) c/ turbo ativado, Aprox. 85w (100-240V) c/ turbo ativado; Corrente (A) 12V = 3,6 ± 0,5 A/h, 24V = 1,8 ± 0,5 A/h, 100-240V 50/60Hz = 0,7 a 1,3 A/h, Corrente (A) Função Turbo 12V = 6,0 ± 0,5 A/h, 24V = 3,0 ± 0,5 A/h, 100-240V 50/60Hz = 0,7 a 1,3 A/h; Dimensões (C x L x A) 630 x 345 x 422 mm; Funções Especiais Turbo – rápido resfriamento até atingir a temperatura escolhida, com desligamento automático após uma hora; Certificações UL – Inmetro; Proteção IPX4 – Sistema elétrico com isolamento contra entrada de água; Peso (aprox.) 16 Kg; Isolamento Espuma de Poliuretano (PU); Fluído Refrigerante e Quantidade R134a – 42g; Sistema Proteção automática contra reversão de polaridade; Termostato digital com seleção de temperatura de +8°C a -21°C; Sistema de proteção contra descarga de bateria. Compressor hermético com unidade eletrônica acoplada. Cor Cinza claro / Cinza escuro / Preto; Iluminação em LED para uso noturno

PREÇO: Na ocasião deste review as geladeiras de modelo digital variavam de R$ 1.574,04 (bivolt 12/24v) e 1.929,04 (quadrivolt) até  R$ 2.700,00 a grande + frete.

ONDE COMPRAR: Existem milhares pontos físicos de revendas no Brasil e no próprio SITE da RESFRI AR é possível fazer uma busca de acordo com a localidade. Também é possível comprar pela INTERNET.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela RESFRI AR que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em acampamentos nas cidades de Ubatuba-SP e Paraty-RJ entre deslocamentos até São Paulo e interior.

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."