Um gerador para “gente grande”. Ou pelo menos para Veículos de Recreação grandes, já que tem potência de sobra pra tocar os mais luxuosos e equipados Trailers e Motor Homes. Diesel, super econômico, cabinado para oferecer a maior absorção de ruído, com saídas 220V e 110V separadas e possibilidade de comandos remotos incluindo partida elétrica para ser operado de dentro “de casa”. Devido suas dimensões externas, pode ser uma ótima solução também para residências, pousadas, comércios e locais que não se pode faltar energia. Seus 7,0 kVA oferecem energia de sobra para muitos equipamentos. A BRANCO fez questão de nos enviar seu mais novo modelo do catálogo.
Quando temos um motor home de grandes dimensões, significa que também possui equipamentos de extremo conforto e que certamente demandam maior quantidade de energia elétrica. Alguns chegam a possuir até três condicionadores de ar, além de fornos elétricos, eletrodomésticos potentes e até mesmo fogões de indução. Quando não plugados na energia externa do camping ou ponto de apoio, certamente não são tocados pelo sistema de energia solar ou inversor. Nestes casos, o uso de gerador é comum e como os veículos contam com grandes bagageiros, poderão abrigar tranquilamente o modelo BD-7000-ES.
PREDICADOS: Um gerador que viaja junto com o campista e caravanista precisa de duas características importantes: Economia de combustível, seja de qual for escolhido e também extremo conforto acústico, pois o ruído sempre será algo indesejável nos momentos de lazer e descanso. A BRANCO nos enviou dois modelos bastante categóricos nesta classificação. Além de um modelo compacto a gasolina que já foi palco de um Review aqui, enviaram este de 7kVA a Diesel que cumpre ambos os predicados.
A ESCOLHA: A opção para nosso uso pessoal foi de um modelo compacto, já que não possuímos veículos de recreação grandes. Nosso trailer possui apenas 3,30m e nosso motor home de 6,90m não possui grandes bagageiros. Como grandes criadores de conteúdo que somos e o MaCamp como maior portal de caravanismo da internet brasileira, a BRANCO fez questão de nos enviar o modelo BD-7000-ES mesmo que fizéssemos os testes do lado de fora do motor home. Como temos ele numa propriedade rural, onde frequentemente falta luz, acaba sendo mais econômico e completo do que o gerador pequeno que usaremos para viagens. Seja qual for seu uso, buscaremos registrar aqui todas as dimensões e também medidas de posições para que você possa avaliar o seu encaixe em cada um dos diferentes projetos de motor homes.
O MODELO BD 7000 ES: Possui motor de 13,5 cavalos gerados a 3.600 RPM. Sua potência máxima é de 7,0 kVA e contínua de 6,5 kVA em sistema monofásico com saídas de 220V e 110V controladas por AVR. Como possui cabine fechada, promete ser o mais silencioso da categoria entregando 72 dBA de ruído. Seu tanque interno de combustível possui 10L e conta com mostrador analógico. A autonomia declarada pela BRANCO é de 7h e 42min com carga a 50%. Possui painel abrangente com as conexões, comandos, chaves, partida elétrica e display com voltímetro, frequencímetro e marcação de horas de operação. Tem conexão para ATS opcional, que serve para ativar e desativar o gerador automaticamente caso falte energia. Ele pesa 175kg, mas conta com rodas deslizantes e alças que facilitam na movimentação dele.
Vantagens do Diesel: Além da vantagem de se poder compartilhar o diesel usado no motor do veículo e até mesmo diminuir os problemas de combustível parado no tanque do gerador sem uso por longos períodos, existem outros motivos que levam ao gerador movido a diesel ser melhor opção à gasolina. Nos carros os motores a diesel são mais duráveis e “rodam” maior quilometragem em sua vida útil. No gerador, o mesmo acontece, só que no quesito “horas de funcionamento”. O combustível é mais barato (ao menos antes dos últimos acontecimentos) e seu consumo também tende a ser maior. Como não utiliza carburador e nem velas, a manutenção se torna mais barata, incluindo a lubrificação. Algumas estimativas falam em 28% a 30% de economia total.
APLICAÇÃO NO NOSSO MOTOR HOME: No nosso caso, como nosso motor home não possui tamanho grande e nem bagageiros suficientes, optamos por instalar o gerador do lado de fora para nos apoiar nas inúmeras faltas de luz em nossa propriedade rural. A alimentação é direta, ligando a tomada comum do RV na tomada do gerador, através do plug “tetra” que acompanha o produto. É dela que vem o 220V.
O REVIEW: Nosso intuito neste review é de levar o máximo de informações e detalhes do produto, além de passar nossa experiência de uso, mesmo que externa e não instalado no motor home. O gerador foi entregue em nossa sede via transportadora, onde pudemos fazer todos os testes sob o toldo do motor home.
UNBOXING: A embalagem bruta faz bem o papel de proteger o gerador. Composta de placas de madeira unidas por um perfil metálico galvanizado muito forte, deu até um trabalhinho para ser aberto. Após soltar os grampos que travam as folhas de madeira aos perfis metálicos revelou a beleza do vermelhão. Ali, embalado em saco plástico transparente, estava o gerador ainda sem as alças de transporte para tornar a embalagem o mais compacta possível. Dentro da tampa superior, todo o kit de montagem e acessórios que acompanham o produto.
MONTAGEM: Para montar as alças, que vieram devidamente embaladas em plástico, utilizamos os oito parafusos de chave 12 que também estavam embrulhados. De fácil fixação, as alças de boas dimensões tornam o gerador muito prático ao movimentá-los nas quatro rodinhas que já estão presentes na embalagem.
ABASTECENDO DE ÓLEO: O gerador chega sem nenhum fluido ou combustível. Na especificação de óleo no manual da BRANCO consta o tipo SAE 15W-40, API CF. Ali o produto já se mostrou vantajoso por ser Diesel, já que utiliza o mesmo óleo que tínhamos de sobra que também lubrifica nosso motor home e nossa caminhonete. Separamos uma garrafa PET de 1,5L do óleo e mais 150 mL em um copinho dosado para completar os 1,65 Litro que o gerador pede. O bujão de conferência de nível é o local de entrada do óleo. Bastou desrosquear a tampa e utilizar o funil com mangueira que já acompanha o gerador. Após a “carga” dos 1,650L bastou para o nível se mostrar na posição exata recomendada no manual que é na borda da rosca.
LIGANDO A BATERIA: O gerador já acompanha uma bateria de pouco mais de 20Ah em 12V própria para equipamentos da linha de jardinagem, que promete maior durabilidade e sem manutenção. Por motivos de segurança, o polo positivo vem com o cabo desconectado e por isso precisamos fazer a ligação. Já munido de parafuso e porca, bastou fixá-lo no terminal próprio da bateria.
ABASTECENDO DE COMBUSTÍVEL: Abastecemos de 5L (o tanque que tem um total de 10L ) com auxílio de um funil. O acesso se dá pela tampa superior do gerador onde está o tanque. A tampa é de rosquear e a entrada tem boca muito similar a um veículo. Com o auxílio do nosso galão, despejamos o diesel e acompanhamos a graduação do tanque através do mostrador analógico bem prático logo ao lado. Existe no bocal uma cesta de tela para filtrar maiores impurezas que possam vir no combustível, obviamente retirável. Usamos diesel do tipo comum, pois a chance dele permanecer muito tempo no tanque é grande e sabemos que a durabilidade do S-500 é maior que a do S-10, além de proteger e lubrificar a bomba injetora que é rotativa.
LIGANDO O GERADOR: A partida elétrica torna tudo muito fácil. Existe uma chave de partida no painel principal com posições muito parecidas com um carro. Primeiramente deve-se manter o disjuntor de saída desligado. Através da porta inferior ao painel, posicionar a alavanca de aceleração do motor na posição “start” para a direita. Aí foi só girar na partida e soltá-la após o motor pegar. Ligamos o disjuntor de saída
USANDO O GERADOR: Durante o review utilizamos o gerador com fins de testes tanto no modo 220V (através da tomada de 4 pinos (3P + T) como também para ferramentas 110V através das tomadas convencionais. Um dia finalmente utilizamos o gerador para um fim mais “real” após passarmos três dias inteiros sem luz no sítio. Foram de 2h a 3h diárias de funcionamento carregando as baterias do motor home, alimentando os equipamentos comuns e também utilizando outros equipamentos externos como roçadeira, máquina de lavar roupas e iluminação. Foi bom contar com um gerador “sem limite de potência”, já que os 7kVA sobram para nossos usos comuns.
USANDO COM AR CONDICIONADO: Apesar de não parecer muito desafiador, não poderíamos deixar de testar o uso dos aparelhos de ar condicionado. Para este teste, ligamos no gerador tanto o nosso motor home quanto o nosso trailer. Eles possuem respectivamente um Ar condicionado de teto de 12.000 BTU’s e um Split Window de 9.000 BTU’s, ambos de compressores rotativos (partida mais pesada). O do trailer é 110V e por isso ainda passa por um transformador. De qualquer forma, ambos os veículos de recreação foram ligados no gerador através de suas extensões de uso comum no camping, estando todos os equipamentos elétricos deles ligados e plugados. PLENO ! é a palavra para definir o funcionamento do gerador durante esta operação. Sequer a aceleração foi muito alterada durante as partidas dos condicionadores de ar.
CARREGANDO BATERIA 12V: Além do BD-7000-ES carregar normalmente a sua bateria interna durante o seu funcionamento, é possível utilizar a sua saída 12V no painel frontal para carregar uma bateria externa. Vale ressaltar que esta saída é uma fonte de carga e emergência, não se TRATANDO DE UM “CARREGADOR INTELIGENTE”. Desta maneira é importante calcular bem o tempo de carga de acordo com a capacidade da bateria para que ela não se danifique. A saída 12V do gerador é de 8,3A e tem interface de bornes positivo (vermelho) e negativo (preto).
USANDO COMO FONTE 12V: Na mesma saída da carga, utilizamos equipamentos 12V, como carregador de celular, adaptador USB, mas o teste mesmo foi com a nossa geladeira automotiva 12V a compressor. Tirou de letra, obviamente não alterando quase nada a aceleração do gerador. Assim como é convencional nas cargas automotivas, a saída ficou nos exatos 12V.
DESLIGANDO O GERADOR: Na hora de desligar o gerador, basta desligar a saída através do disjuntor bipolar do painel e girar a chave para a posição “desliga”. Depois é só desligar a a alavanca de aceleração para a posição “stop” a esquerda.
PAINEL DE OPERAÇÃO: O Painel é bem completo. Começamos pelo disjuntor bipolar de fácil e leve operação e que acaba sendo a “chave geral” do aparelho. Logo a esquerda temos a chave seletora de voltagens de saída, onde alternamos entre a opção das duas tomadas (azuis) de padrão 2P+T de 20A com saídas 110V ou para a opção da tomada industrial de 4 polos (3P + T) para saída 220V ou 110V. Em seguida temos o display que mede a voltagem, a frequência e também a contagem de tempo de uso total do gerador. Depois temos a luz indicadora de alerta de óleo, que acende sempre antes da partida para monitoramento. Na extrema esquerda da parte de cima, temos o miolo de chave de partida com posições de ignição ligada e desligada, além do comando de partida. Na parte de baixo, a direita temos a tomada de 4 polos no padrão industrial que possui carga para até 30A. Ao lado temos as duas tomadas comuns para saídas 110V e na sequência o módulo de saída de corrente contínua de 12V. São dois bornes dos polos positivo e negativo da saída de 8,3A e logo acima o disjuntor CC de proteção desta saída. Melhor que fusível, basta apertar para rearmá-lo em caso de sobrecarga e desligamento. Na extrema esquerda da parte de baixo do painel temos um conector com porcas para cabo de aterramento e o conector ATS, interface para ligar um acessório opcional que opera a partida, desligamento e comutação das energias locais e do gerador para que funcione de modo automático em casos de falta de luz. Esta função não foi enviada para o nosso review, mas pode ser muito bem vinda em RV’s, já que campings costumam faltar luz com frequência.
ANALISANDO: Ficamos extremamente satisfeitos com o desempenho do gerador. É uma pena que nosso motor home não possui espaço para ele, mas fixo em nosso sítio que serve de base para o veículo, está fazendo um papel importantíssimo de apoio. Ele é bem mais silencioso do que os geradores “abertos” a diesel, porém é preciso destacar que o ruído é bem mais alto que um pequeno a gasolina. O BRANCO BD-7000 ES apresentou uma performance de energia elétrica que atendeu nossas expectativas, já que tocou os dois aparelhos de ar condicionado e mais os demais equipamentos sem qualquer alteração. A qualidade dos materiais também é outro ponto a se elogiar. Metais de boa qualidade, vedações bem acabadas e pintura externa padrão automotiva. As conexões também merecem elogios de qualidade e ponto positivo para o envio incluso dos dois plugs macho tradicionais e mais o plug industrial 3P+T. A partida elétrica suave é extremamente cômoda para o uso e a necessidade de cuidar da bateria, nos dá incentivo extra para aquele funcionamento semanal que além de manter o gerador, ainda carrega a bateria para aumentar sua vida útil. O peso dele é algo realmente demasiado, porém não se trata de um equipamento para se ficar carregando pra lá e pra cá. Para uso fixo em motor homes, ele representa 175kg que realmente não faz diferença para veículos de grande porte. Para pequenos deslocamentos, as rodinhas facilitam e muito o trabalho.
CONSUMO: Sabemos que o consumo é algo que depende muito de cada utilização e no nosso caso, fizemos o uso numa série de demandas aleatórias que compreenderam testes propositais e demandas reais. Sempre adicionando alguns litros de combustível. Na média o consumo foi bem próximo do declarado pela BRANCO no manual que é de 1,3L/h em uma carga intermediária resultando em uma autonomia do tanque de 7,7h.
MANUTENÇÃO: FILTRO DE AR: O manual de instruções mostra direitinho como se troca o filtro de ar. Ele é acessado através da tampa de proteção do motor que fica na parte de cima, logo abaixo da tampa basculante superior bastando soltar os 4 parafusos. Depois de soltar a borboleta da capa, é hora de limpar os elementos filtrantes. São dois: Um de papel e outro de espuma que deve ser, após a limpeza, umedecido de óleo lubrificante sem excessos.
TROCA DE ÓLEO E FILTRO: Para trocar o óleo do motor, basta fazê-lo abrindo os dois bujões de óleo que ficam na abertura frontal logo abaixo do painel. Existe um sistema de dreno onde o óleo escorrerá para baixo do gerador e ali deverá ser colocada uma espécie de bandeja coletora. Depois, basta abastecer o novo óleo através do bujão superior, sem esquecer de fechar o inferior. Para trocar o filtro de óleo lubrificante, deve-se aproveitar a troca e esvaziamento do mesmo e soltar o elemento filtrante na parte de baixo da mesma abertura. Ele é lavável e deverá ser escovado com diesel.
TROCA DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL: Com o tanque vazio, o filtro de simples configuração é preso por duas pequenas abraçadeiras às mangueiras. É trocar um pelo outro e refazer as conexões.
TRANSPORTE: Como nosso uso do gerador é externo, pudemos transportá-lo no porta-malas de nosso carro com o banco traseiro rebatido. Mesmo com dimensões avantajadas, entrou no carro e deixou espaço de sobra. Foi imprescindível para transportá-lo do camping até nosso sítio na área rural de Paraty.
CARACTERÍSTICAS: Modelo: BD 7000ES (110/220V); Motor: 13,5CV Monocilíndrico, aspirado, 4 tempos refrigerado a ar; Partida: Automática elétrica; Combustível: Diesel; Óleo: SAE 15W-40; Potência Contínua: 6,5kVA; Potência Máxima: 7,0 kVA; Controle de tensão: AVR; Carregador de bateria: 12V / 8,3A; Capacidade do tanque: 10L; Autonomia: 7,7h (vide manual); Monofásico; Conexão Remota: ATS; Ruído (7m) 89 dBA; Dimensões do Produto: 104cm (comprimento), 50,5cm (largura) e 75cm (altura); Peso: 175kg; Tomadas ac: 2x 2P+T (padrão brasileiro) de 20A + 1x 3P+T (industrial) de 30A; Bornes 12V; Indicadores: Alerta de óleo em Led; Proteções: Eletrônica + disjuntor; Cor: Vermelha.
PREÇO: Na data deste review o equipamento custava entre R$ 10.852,25 a R$ 13.620,15,00 + frete na INTERNET.
REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela BRANCO que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação e testes foram feitos junto ao nosso próprio trailer e próprio motor home em um camping e também em propriedade rural do município de Paraty no Estado do Rio de Janeiro.
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