Uma nova marca de produtos para campismo nos procurou com uma proposta inovadora. O impermeabilizante da CAMPING X é também um protetor de barracas, já que foi desenvolvido para coberturas móveis de embarcações, onde a exposição ao sol é muito forte e a durabilidade deve ser aumentada. Com a prometida “nanotecnologia” o produto é produzido no Brasil e possui frasco de capacidade maior que os concorrentes. Nós testamos em algumas situações.

Impermeabilizante CAMPING X. Frasco com 300ml

A NANOTECNOLOGIA: são micro partículas que se consegue desenvolver em um fluido com uma capacidade maior de impregnação e apresenta uma maior resistência aos raios UV do Sol. A durabilidade é estendida e o diferencial sobre outros impermeabilizantes do mercado é a ausência do silicone na composição, que não se dá muito bem no sol constante. A hidrorrepelência da nano tecnologia promete trabalhar junto com o fator impermeabilizante.

A APLICAÇÃO: A aplicação se dá com a facilidade de um spray a uma distância de 20cm do tecido. A CAMPING X promete que qualquer cor de tecido poderá receber o produto sem que se perca os tons. No momento da aplicação se nota uma cor esbranquiçada, mas assim que o solvente evaporar, a cor do nylon retorna ao tom inicial. Seu alto poder de penetração na trama do tecido, apresenta um aspecto bem mais “molhado” do que os impermeabilizantes que já utilizamos antes. Demora uns minutos para secar visivelmente, mas o rótulo indica o tempo de 12 horas para a secagem total. Em todas as aplicações fizemos dupla camada.

GAZEBO: Nosso gazebo é novo e de marca bem conceituada no quesito “permeabilidade”. Porém em um certo ponto apresentou entrada de água durante as chuvas. Trata-se de uma costura sobre o zíper de uma das laterais na parte de cima. Após a aplicação do impermeabilizante, a água não entrou mais.

Tecido sem impermeabilizante
Camping X recém aplicado
Hidrorrepelência provada

BARRACA: Aproveitamos um review de uma barraca da Guepardo em curso e resolvemos aplicar o impermeabilizante. Esta é a forma mais indicada para uso do produto. Quanto mais novo o tecido e livre de ação do Sol, ressecamento e despigmentação, mais duradoura será a vida do equipamento. Na primeira armada da barraca iglu, aplicamos cuidadosamente mantendo uma certa distância. O efeito “molhado” ajuda na cobertura total do nylon, incluindo costuras, dobras e até mesmo podendo aplicar sobre o zíper e partes plásticas sem medo de estragar.

Impermeabilizante CAMPING X
Aplicação do Spray no Nylon, costuras e dobras.
Impermeabilizante CAMPING X
Aspecto “molhado” tem secagem rápida, mas o rótulo indica a secagem total em 12 horas.
Aspecto Seco após 15 minutos da aplicação.

COBERTURA de Nylon: Fazemos uso de uma cobertura feita com um tecido de nylon de baixa qualidade, que fizemos para garantir uma opção de proteção sem grandes volumes de lona. O produto feito em casa sempre se mostrou muito efetivo, mas nunca impermeável. O tecido foi comprado por metro e costurado em máquina caseira. Em um uso extremamente prolongado ele ressecou e rasga com facilidade. É neste cenário que resolvemos aplicar o produto para ver como se saía.

A questão da impermeabilização se mostrou 100% eficiente. O tecido que, quando novo, já passava água da chuva, ficou totalmente impermeabilizado. Infelizmente nossa esperança de tornar o tecido mega ressecado um pouco mais resistente não deu certo. O sol já tinha estragado tanto que continuava rasgando fácil ao menor esforço. Talvez se tivéssemos aplicado o produto quando o tecido era novo, certamente teria durado mais.

Aplicado (faixa mais escura)

PREÇO: Na ocasião deste review o preço sugerido era de R$ 39,90 o frasco com 300ml.

ONDE COMPRAR: Na internet, pode ser encontrada em unidade ou combos.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela CAMPING X que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em acampamentos na cidade de Paraty-RJ e Camos do Jordão-SP.

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here