Este Review é principalmente para quem possui trailer, motor home,  ou qualquer veículo de recreação dotado de sistema de água. Vazamentos podem acontecer de maneira natural ou pelas vibrações e solavancos que o veículo é submetido na estrada. O pessoal da SENSORES E CONTROLES nos enviou um exemplar do seu novo SENSOR DE VAZAMENTO DE ÁGUA que veio a calhar diante de um problema real que tivemos no trailer. Molhou… o alarme apita…

NOSSO CASO: Não somente as mangueiras de água pressurizada e suas conexões podem dar vazamento. No nosso caso tivemos uma desagradável surpresa no início deste mês. Uma água pingando da parte de baixo do assoalho do trailer em um dia que sequer chovia. Vinha da emenda das chapas traseiras e para quem possui trailer sabe que é um momento de súbito terror. Isto porque a longo prazo isto significa o apodrecimento total da estrutura, vedação e assoalho de um trailer e a reforma pode sair mais cara que o próprio equipamento. Ao abrir o armário sob a pia da cozinha, percebemos que o sifão da pia do banheiro (que corre ali dentro junto e encontrando o da pia da cozinha) se desconectou da mangueira com abraçadeira. Pelo tempo de uso (8 anos) ou por água quente…. o fato é que parte da água vazava para o “chão” do armário, mas com todas as nossas tranqueiras de cozinha ali, simplesmente não percebemos o vazamento.

Imediatamente partimos para a limpeza e secagem do armário, assim como o reparo da tubulação. Porém lembramos que nosso parceiro Benjamim  já havia comentado conosco sobre este projeto do detector de vazamento. Ele imediatamente produziu a primeira peça (ainda de forma artesanal, pois sequer havia iniciado a produção daqueles sensores para o mercado).  Ela chegou aqui para nós via correios e logo “instalamos” ali naquele local.

Sim… após repararmos nossa tubulação de água servida, está longe de ter vazamentos novamente, mas este é definitivamente o melhor momento de implantar um detector de vazamentos… “antes do fato acontecer”.

UNBOXING: Da maneira mais tradicional, o sensor chegou pra gente via correios (PAC) bem acomodado na caixa de papelão enviada pelo fabricante.

COMO FUNCIONA: Em um volume bem pequeno (7cm de diâmetro e 4cm de altura) o dispositivo possui dois sensores metálicos que quase tocam no “chão”. Assim que há presença de água, ela (que é condutiva) fecha o circuito do sensor que apita até que alguém o retire da água. Segundo o fabricante, os sensores são banhados a ouro para não sofrerem com a ação do tempo ou maresia.

CONSUMO DE BATERIA: Até que haja um vazamento e que o alarme apite, nenhum consumo será exercido na bateria, além do seu desgaste natural. Isto porquê enquanto seco, a alimentação da bateria está interrompida nas hastes metálicas. Em tempo, a pilha utilizada é aquela mesma dos controles de garagem, 12V pequenina e já vem inclusa no produto. Sua troca é simples, já que o sensor possui um soquete especial para ela.

“INSTALAÇÃO” FÁCIL: Não requer nenhuma “instalação”. Apenas colocamos o sensor no local que desejamos e pronto. Da até para fixar com um pingo de cola quente, caso a pessoa ache necessário que o dispositivo não saia do lugar. Solto, da até pra testá-lo de tempos em tempos colocando-o na pia molhada.

TESTE: Como obviamente não queríamos mais água em nosso assoalho do trailer, tratamos de testá-lo dentro de um prato. Um pouquinho de água e o alarme já apitou. O sensor é bem sensível, ja dando sinais de alarme quando tocamos os terminais com os dedos molhados. Outra forma de teste é apoiar o sensor sobre um pano molhado.

USOS DIVERSOS: Não só no trailer o detector de vazamentos é importante. Em casa, geralmente os gabinetes de banheiro e cozinha são de marcenaria, o que estragarão com vazamento de água. Também é possível usar em ambientes externos, forros, tulhas e bagageiros dos veículos e tantos outros locais onda a presença da água pode prejudicar.

CARACTERÍSTICAS: Material: Gabinete plástico e componentes eletrônicos; Medidas: 7,0cm de diâmetro x 3,5cm de altura (quase 4cm com os pesinhos);  Peso: 42g; Alimentação: Pilha 12V a23

PREÇO: Na data deste review o equipamento custava entre R$ 67,00 + frete junto ao fabricante.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela SENSORES E CONTROLES que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos em um camping no Estado do Rio de Janeiro em nosso trailer Karmann Ghia 330.

SENSORES E CONTROLES
(11) 9.9988-7398 (Whatsapp)
https://www.instagram.com/sensoresecontroles/
info@sensoresecomtroles.com.br

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here