Publicidade:
 

Para quem se lembra, no ano de 2016 tivemos o prazer e a oportunidade de realizar um review onde o primeiro trailer antigo brasileiro teria seu eixo original substituído por um legítimo AL-KO Alemão. Da parceria que nasceu desde então, também demonstrou a grande facilidade de substituir todo o conjunto original que inclui eixo, suspensão, rolamentos e freios pelo mesmo sistema elastomérico que equipa os melhores trailers europeus. Agora, cinco anos e dezenas de milhares de quilômetros rodados depois, a AL-KO e o MaCamp realizam uma investigação sobre como se saiu o conjunto.

Porque é Melhor? Desde o artigo, muitas pessoas nos perguntam por quê o eixo Al-Ko é melhor que a suspensão original dos trailers antigos. Primeiro porque as borrachas do sistema original já estão velhas, cansadas e endurecidas, já que em décadas a tecnologia avançou. Também porque o eixo original Karmann Ghia era comporto de tubos quadrados com quatro borrachas, sendo que os AL-KO são feitos em tubo sextavado com apenas três borrachas de atuação. Isto significa um curso maior da suspensão e uma maciez extra, sem contar que as borrachas já são bem mais tecnológicas do que antigamente.

Publicidade:

Em junho de 2021 iniciamos nossa viagem ao sul do país para somar mais 3.000km ao currículo de nosso trailer Karmann Ghia 1989. Nossa primeira parada foi em Tietê-SP na oficina parceira e de nossa inteira confiança BODE CARRETAS E ENGATES. Foi exatamente lá que fizemos o serviço de substituição do eixo original do trailer há cinco anos atrás pelo conjunto enviado pela AL-KO. Na ocasião, o Bode ainda confeccionou um novo par de lanças mais fortes e resistentes, item que costuma apresentar muita fadiga nos modelos antigos. Nossa meta desta vez seria alongar o comprimento de nosso “lift” (suporte entre o eixo e o chassi) já que ele estava amassando devido ao peso extra que o trailer ganhou nos últimos anos.

Assim que nossa parceira AL-KO soube da nossa intenção e de que o eixo que rodara 18.604km seria retirado para o serviço, se ofereceu na mesma hora para analisar aquele primeiro eixo que substituiu um original de um trailer antigo brasileiro. Na época os eixos da AL-KO ainda eram importados e ajustados aqui no Brasil em uma empresa autorizada. Assim que retirado o eixo do trailer para os devidos serviços no chassi, colocamos no carro e levamos para a sede da AL-KO em Atibaia-SP.

Lá encontramos nosso grande amigo e diretor da AL-KO Brasil – Arndt Butweg – que nos recepcionou junto da equipe. Foram feitos testes  de alinhamento e compressão das balanças, análise do perfil do tubo do eixo e, por fim, uma avaliação dos rolamentos e situação das sapatas de freios dentro do tambor.

Aprovado todo o estado de conservação do conjunto, partimos para a análise dentro do tambor do cubo das rodas, onde optamos por continuar com as sapatas de freio originais já que o seu desgaste não se completou. Ainda assim, levamos conosco um kit completo de substituição para ser feito no momento que for necessário, assim como as duas porcas dos rolamentos que devem sempre ser trocadas a cada abertura.

Também levamos uma nova coifa (guarda pó) do atuador do engate, já que a nossa se rasgou neste tempo de uso. O mais bacana de utilizar os equipamentos da AL-KO, além da confiança e qualidade é saber que contamos com todas as peças de reposição aqui mesmo no mercado brasileiro, mesmo que sejam peças especificamente importadas. Durante a visita na fábrica, ficamos surpresos como tudo cresceu tanto na produção quanto no estoque.

De volta ao Bode Carretas, nosso suporte “lift” já estava pronto e preposicionado no chassi do trailer. Não foram precisos mais que 50 minutos para que o serviço estivesse pronto, o que incluiu mais uma cinta de suporte da nossa caixa de água presa exatamente no novo lift. O que mais admiramos no serviço da equipe do BODE é que sempre os nossos pedidos são atendidos, onde eles compreendem perfeitamente o nosso anseio e ainda executam as soluções tecnicamente corretas e precisas.

De volta às estradas, foram mais 3.000km rodados com o trailer com toda a confiança de estarmos com a plataforma do trailer totalmente em dia, mesmo se tratando de uma “casa” de mais de 30 anos de idade.

CONTATO:
AL-KO Brasil
Av. São João, 1738
Galpão D/E – Atibaia – SP
CEP 12940-260 – Brasil
Fon ​+55 11 3777-9780
https://www.alko-tech.com/br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!