Na prática, exemplificando o mundo caravanista, o campista que faz sua adesão à Sky na cidade de origem (São Paulo, por exemplo), poderá assistir não só a rede globo, quanto a programação da capital seja onde estiver, já que capta o sinal do mesmo satélite. Porém tal conteúdo não seria liberado, caso ele estivesse em outras localidades. O novo contrato prevê não somente uma renovação cadastral, quando também uma espécie de rastreamento no mesmo momento.
No caso dos RV`s pode haver uma certa facilidade neste fato. Primeiramente precisaria estar em viagem no exato dia da renovação para ter problemas e isso pode ser minimizado caso o campista faça uso do conjunto em casa e mantenha sempre em ordem. Aqueles que somente utilizam no RV podem ter problemas, mas o uso na residência é de fácil resolução. Outra questão é o poder de rastreamento de onde estaria o aparelho. Já sabemos que o equipamento Sky não possui GPS, mas não podemos deixar de duvidar da capacidade das empresas de correrem atrás destes “prejuízos”. Talvez a origem DDD do telefone que será utilizado para chamar a operadora para a atualização de cadastro seja a forma encontrada.
Seja como for, é interessante se manter informado, àqueles que – no camping – não conseguem ficar sem o sinal da televisão aberta ou fechada.
Marcos Pivari
Referências:A cláusula rastreador do Sky Livre tem o seguinte conteúdo:
3.4. Dentro de cada período de 12 (doze) meses, o usuário receberá mensagens eletrônicas na tela do televisor comunicando a necessidade da atualização cadastral, a fim de evitar o bloqueio de segurança, decorrente da regionalização da programação e disponibilização de alguns canais e/ou direito ao recebimento do sinal, para evitar tal bloqueio o usuário deverá atualizar o seu cadastro por telefone ou outro meio disponibilizado.
3.5. A falta de atualização cadastral nos períodos indicados acima pelo usuário poderá ocasionar o bloqueio total ou parcial do equipamento SKY PRÉ-PAGO LIVRE;
3.6. No momento da atualização do cadastro poderá ser solicitado o comprovante de endereço, CPF, RG ao usuário, e/ou a confirmação de demais dados pela SKY;