Em maio de 2014, a equipe MaCamp realizou uma reportagem sobre a pavimentação da famosa Serra Paraty-Cunha. A rodovia que passa pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina e que era conhecida pelas condições precárias com muita lama e deslizamentos começou a ser pavimentada em 2012. A estrada que não podia ser asfaltada pela preservação da área de parque ganhou força com a necessidade de se proporcionar uma nova rota de fuga em caso de acidentes nucleares das usinas de Angra. Com a construção (ainda inacabada) de Angra III a Serra ganhou a contrapartida da sua pavimentação com 80% custeados pela Eletronuclear (responsável pela construção de Angra III) e 20% pelo Estado do RJ. Mas a questão ambiental não foi deixada de lado e a rodovia, ao invés de asfalto, ganhou um calçamento de bloquetes de concreto que garantem uma melhor permeabilidade do solo. A largura da estrada também não foi aumentada em demasia e o tráfego deverá ser limitado a veículos leves além de ter sua velocidade bastante limitada.
Nossa equipe esteve novamente na Serra Paraty-Cunha em 2016 (fevereiro) perfazendo tanto a subida quanto a descida e traz todas as atuais condições para você.
O percurso de 9,6km já está quase todo calçado, faltando pouco mais de 300m de assentamento dos bloquetes, já que o piso já está compactado. Também há trechos com trabalhos de contenções de encostas e concretagem das calçadas. Toda a parte de muretas de proteções ainda não foram iniciadas, assim como não há a sinalização definitiva.
Para evitar que os carros excedam a velocidade (em finais de semana e feriados o trânsito é intenso), foram feitas barreiras em concreto similares a lombadas e placas provisórias indicam as curvas mais acentuadas, além da limitação de velocidade em 20km/h.
No extremo alto da Serra se encontra o trecho que foi feito inicialmente e o encontro com o asfalto que segue para Cunha fica exatamente na divisa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O asfalto segue em boas condições por 23km até o centro de Cunha. No extremo baixo a rodovia segue por 13km até o trevo de Paraty na Rio-Santos em condições ruins. Ainda não se sabe se este trecho receberá melhorias, mas abriga um circuito turístico bastante procurado dentre restaurantes e cachoeiras, além de resquícios do calçamento original da Estrada Real.
Podemos descer a serra de Motorhome médio?
Olá Bárbara. Na ocasiao deste artigo, apenas constava uma placa de “proibido caminhões”. Daí dependerá de como está seu motor home no documento. Sabemos que quando estiver pronta, a estrada será bastante limitada neste sentido, mas até o momento era só caminhões.