Montada sobre o chassi da KIA-Besta também mantinha a cabine original e a cama suspensa à mesma. Dentro teríamos sala com mesa, banheiro e cozinha ao fundo. Até hoje não temos notícias de qualquer uma rodando pelo Brasil, porém o protótipo certamente deve estar em algum lugar.
Somente anos depois outras fábricas começavam a lançar seus modelos compactos sobre o MB1800 e Sprinter.
FEEDBACK: Ao ver nosso artigo, o empresário do setor de trailers, Marcelo Pinto Matheus nos reportou mais informações sobre o modelo.
“- A Karmann Ghia desenvolveu este projeto junto com a KIA Motors cuja a sede fica na cidade de Itu. Logo que o projeto foi concluído eles fizeram apenas algumas poucas exposições do veiculo e com o encerramento da linha de produção de RVs na Karmann Ghia acabaram cedendo este protótipo a KIA Motors. Como o veiculo não tinha muita utilidade para eles, foi oferecido a nossa empresa, Itu Trailers, que na ocasião comprou o protótipo praticamente sem uso, pois como disse, o mesmo só tinha participado de exposições e nunca tinha efetivamente sido usado por ninguém. Acho que isso foi em meados de 1997 e logo em seguida revenderam o protótipo para um campista da cidade de Salto-SP.”
O custo de um motor casa (mh) no Brasil supera em muito as expectativas dos interessados. Infelizmente, além da burocracia criada pelos Órgãos de trânsito (DENATRAN, CONTRAN, DETRAN), temos uma carga tributária altíssimo e, mão-de-obra caríssima , inviabilizando o turismo interno, além do quê, cidades querendo sobre taxar a presença de motor casa em alguns municípios. Não dá!