Foi adicionada na seção do TRAILER PINGO, fotos do exemplar de nosso campista Hilton Lopes que reformou seu trailinho deixando-o impecável. Vale a pena conferir no link abaixo:
Sobre o Pingo:
Certamente era, em sua época, referência em “trailer minúsculo”, já que até hoje muitos campistas usam seu nome para mencionar trailers pequenos de outras marcas, como os Turiscar – Baby e Jóia e o Karmann Ghia – 270 Colibri.
O pequeno PINGO era dotado de 1 eixo, geladeira, fogão, pia, armários embutidos, banheiro, aquecedor á gás, caixa de água, conversor de energia 110/220v e sala que virava quarto com cama de casal.
O Pingo era fabricado pela R. M. Indústria de Trailers, na Rua Sales em Caxias do Sul-RS. A fábrica mencionava capacidade para 4 pessoas no trailinho.
Possuía mesa de refeições (1m X 0,63m) que transformava em dormitório (cama de 1,90m X 1,25m) e um beliche de mesmo tamanho acima. Os cinco armários acomodavam os pertences. Além disso, possuía cozinha e banheiro monobloco e era dotado de caixa d’água de 70L.
A cozinha tinha balcão, duas gavetas, fogão a gás de duas bocas e frigobar 50L. O trailer possuía espaço para 2 botijões de 5kg. O banheiro contava com sanitário portátil, pia acrílica e chuveiro. O trailer não contava, originalmente, com água quente.
Como opcionais, viriam o aquecedor de água a gás e toldo externo tipo barraca.
Seu chassi era construído por sistema tubular com bases sobrepostas. A suspensão era independente em molas + amortecedores. Os pneus eram 6,45 X 13 e pediam 26lb de pressão. O modelo era chamado de 2500, dado seu comprimento útil de 2,50m. Sua largura era de 1,96m e altura de 1,82m. /todo o conjunto vazio, pesavam fáceis 380kg, uma pena para os automóveis de tração traseira da época.
Tentando desvendar sua história, cruzamos com a história do “PINGO TRAILERS”, porém descobrimos que não se trata deste trailer em especial: O proprietário da Pingo Trailers trabalhou na TURISCAR desde o início da empresa em 1964 até o ano de 1970. Na Turiscar ele era um dos marceneiros responsáveis pela produção e inclusive trabalhou no protótipo. Em 1970 se retirou da empresa e abriu a sua própria.
Marcos Pivari