Dicas simples para quem quer apenas chegar a lugares exuberantes sem se tornar um trilheiro…
É muito comum a dúvida e as discussões sobre o veículo perfeito para rebocar trailers. Além de depender do tamanho e peso do reboque, mesmo os de tamanho pequeno causam alguma discórdia nas opiniões. O site Macamp defende que praticamente qualquer veículo é capaz de servir um campista com trailer, porém todos possuem suas limitações e será questão do proprietário assumi-las até conseguir atingir seu objetivo maior.
No caso dos 4×4, se ganha muito nesta relação, pois além do óbvio talento e superioridade frente às trações dianteira ou mesmo traseira, a maioria dos 4×4 possuem recursos a mais, como bloqueio de diferencial, reduzida e etc. De qualquer forma há quem diga que “ uma vez com um 4×4, nunca mais se aprende a viver sem” e isto se dá exatamente pela tranqüilidade de se rebocar com um desses.
Primeiramente não há mais quase preocupação na certeza de “chegar” ao destino. Isto porque, principalmente a tração dianteira + trailer costuma impedir o acesso nas ladeiras asfaltadas muito íngremes quando molhadas ou nas estradas de terra, piores quando molhadas e ainda mais impeditivas quando em aclive. E não há como em nosso país tropical sabermos quando irá ou não chover, não é mesmo? Nem mesmo prever se haverá em algum ponto do caminho uma única subida de piso pouco aderente. Há casos que se viaja por 3.000km em asfalto sem qualquer problema a bordo de um carro 1.0 + Trailer Turiscar modelo Jóia, mas nos únicos 15m de acesso de terra no camping a subida não permite o acesso do conjunto de pouca tração.
Também nos momentos em que não está se rebocando, é possível passear por locais onde carros de passeio não entram, geralmente lugares ermos, paradisíacos ou no mínimo tranqüilos, oferecendo vistas incríveis e aprazíveis no trajeto.
Os recursos mais utilizados e pertinentes com o trailer são:
– Opção 4×2 (Em rodovias asfaltadas, secas e de bom pavimento, gerando mais economia de combustível).
– Opção 4×4 HL (Em rodovias asfaltadas molhadas onde o 4×4 trará maior firmeza no solo e estabilidade no conjunto).
– Opção 4×4 H Bloqueada (Em estradas de terra e lama, molhada ou não, trazendo mais capacidade de tração principalmente nas subidas ou pontos em que apenas pois pontos de pouca aderência possam influir na dirigibilidade).
– Opção Reduzida (Grande ganho de força / Torque para vencer o peso to trailer em ladeiras muito íngremes, saídas de repouso nestas ou em obstáculos difíceis em estradas de terra, como degraus, pedras ou mesmo a arrancada).
Olá, saberia dizer se o kc 270 com suspensão preparada , a carroceria daria conta de aguentar uma viagem pelo Atacama? Estão dizendo que por ser de madeira ele ira desmanchar. Claro que a ideia será trafegar devagar e com cuidado.
Imagina. Estando em bom estado e sendo conduzido como deve, os trialers antigos da KG duram muito e enfrentam tudo que é destino!!!
Olá! Minha dúvida é com relaação à utilização do 4×4 reduzido para manobrar o trailer. Muitas vezes, sem o uso da reduzida, a embreagem acaba “fritando”. Se utilizo a reduzida, a facilidade é notável, mas vejo comentários que há limitações com relação à curvas e pisos de asfalto que comprometem o sistema.
utilize sim a reduzida, ainda mais em manobras cuja velocidade é muito baixa. Isto preserva todo o conjunto.