Os chamados Trailovers foram fabricados no início dos anos 1990 e funcionavam como uma espécie de “camper” para automóveis de passeios.
A ideia era um misto de barraca com trailer que pudesse ficar fixo sobre um carro de passeio tipo sedan e destacado do mesmo em acampamentos mais longos, onde ficava suspenso por “pés” semelhantes aos de Campers.
Quando viajando, recolhido ficava mais baixo e “estável”. Quando parado, levantava-se a traseira e montava-se até um pequeno toldo. Se poderia ficar de pé na extremidade, servindo o acesso à cama na parte mais baixa. Já naquele tempo o sistema “semi pop up” era semelhante ao que vemos hoje.
O equipamento abrigava a cama de casal, cozinha com pia, fogão e mesa, banheiro com sanitário portátil e caixa d`água e a dita “varanda” que era montada com o toldo. Nossas pesquisas só apontam o modelo da foto abaixo, produzido pela Trailcar.
Pelo fato de não vermos um exemplar pelas ruas e campings, podemos presumir que a idéia não fora bem aceita. Talvez, por praticamente se perder o tão valioso porta-malas do veículo, já que seu acesso ficava impossível, mesmo com o fabricante alegando que um “piso móvel” do trailover permitiria tal feito, ficando a cargo do encaixe perfeito.
Segundo relatos da fábrica, tal descontinuação da da produção se deu pelo “predomínio” dos carros hatch e por problemas de regularização junto ao Detran. A fábrica dizia que tal produto era bem aceito, porém não há relatos de que se tenha visto alguns desses rodando poraí.