Um dos trechos mais aguardados do Rodoanel de São Paulo foi entregue na última semana, mas Não inteiro. A explicação está no calendário eleitoral que não permite a partir de determinada data qualquer inauguração de obra pública. Apesar das eleições serem o principal motivo da aceleração da obra do trecho Leste que ligará o sistema Anchieta/Imigrantes às Rodovias Dutra e Ayrton Senna a parcela “entregue” poderá auxiliar muitos motoristas que não desejam atravessar a Capital Paulista.
Quem é da Grande São Paulo ou necessita atravessá-la sabe o quanto é demorado e estressante encarar o conhecido “mini anel viário” de São Paulo, compreendido principalmente pelas Marginais Pinheiros e Tietê. A ideia de um Rodo Anel para desafogar o trânsito além de antiga é também demorada onde hoje apenas metade do circuito está em operação, mas não compreende a principal rota de passagem que liga o Sul do Brasil ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. E não será desta vez que as rodovias Dutra/Fernão Dias com a Regis Bittencourt estarão expressamente interligadas, pois apesar da obra ser um bom foco de propaganda eleitoral, não ficou pronta completamente. Mas já pode ajudar.
Atualmente o trecho leste que liga as estradas rumo ao litoral está desembocando na Rodovia Ayrton Senna que já serve de destino ao Rio de Janeiro. Este trecho já desafoga o trânsito das Avenidas Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Anhaia Melo e Salin Fará Maluf. O trecho de quase 40 quilômetros finalizados promete ser concluído até a Dutra até o final do ano.
Para os campistas que desejam acessar o Vale do Paraíba ou o Rio de Janeiro, ou os que vêm do norte desejando o acesso às outras rodovias do Estado deverão fazer uso da Rodovia Ayrton Senna que pode ser acessada a partir da Dutra, ou em seu encontro no município de Taubaté (Trevo p/ Campos do Jordão) ou por interligações como nos Municípios de Guararema, Jambeiro ou São José dos Campos. O pedágio da Rodovia Estadual é mais caro.