Uso do Volume Morto no Cantareira Completa 1 Ano e Turismo Vai para UTI
Publicidade:
 
Há um ano o sistema Cantareira se encontra no “volume morto” e o turismo segue sofrendo. Um Camping já foi fechado.
Há um ano o sistema de captação das águas do sistema de represas da Cantareira (Grande São Paulo) atingia a cota do chamado “volume morto”. Porção profunda que era descartada por diversas razões passou a ser utilizada para o abastecimento de águas da Grande São Paulo e ainda seria subdividida em outras cotas de mesmo nome. Isto quer dizer que muito antes de um ano atrás as águas das represas do sistema já baixavam e junto delas, ia pelo ralo também todos os atrativos dos locais turísticos e de lazer de suas beiradas. O que deveria significar um grande revés da natureza acabou demonstrando também uma imensa falta de competência na administração de nossos recursos hídricos.

Os Campings e pousadas da região amargam seus prejuízos. Os equipamentos vivem das atividades náuticas e das paisagens que agregam as grandes lagoas às matas ciliares. Mesmo que não haja aproximação da água da represa, os turistas que procuram tais locais para curtir uma cidade turística ou as piscinas e outros equipamentos de lazer da pousada ou camping acabam não se interessando pelo destino nestas épocas de seca.

Um Camping existente na beira da represa, cujo proprietário Giuseppe Júnior concedeu entrevista ao grupo UOL, acaba de ser fechado diante do cenário. A área que recebia até 20 pessoas tinha planos de ampliação para Marina e Pousada, mas foi interrompida pelo solo seco e sem vegetação. No último carnaval os clientes tiveram que ser desmarcados de suas reservas, pois sequer os poços da propriedade contavam mais com água.

No próximo mês de junho o inverno já começa, mas a estação de seca já bate as portas do Sudeste desde já.

Publicidade:

Marcos Pivari


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!