Vantagens e Desvantagens de Alugar um Motor Home para Viajar no Exterior.
Publicidade:
 
Dentro do meio caravanista já possuímos diversos vícios e opiniões formadas. É sempre interessante consultar o pensamento de outras vivências para se reciclar.

A seguir, uma postagem do blog Quatro Cantos do Mundo sobre alugar motor home no exterior.

Em nossas duas últimas viagens mais longas decidimos viajar com a casa nas costas como um caramujo. Na Austrália alugamos uma campervan, saímos acampando pelo país e amamos a experiência. Tanto que este ano decidimos alugar um motorhome para conhecer os Balcãs. Para saber a diferença entre campervan e motorhome acesse: Como alugar um motorhome para sua viagem na Austrália. Se na Austrália ficamos deslumbrados com este tipo de viagem, na Eslovênia e Croácia tivemos alguns problemas e por isso resolvemos compartilhar nossa experiência com vocês, leitores. Assim em sua próxima viagem de caramujo vocês poderão evitar nossos erros e reforçar nossos acertos.

Hotel

Quando você aluga um motorhome, como acabamos de mencionar, você leva sua casa nas costas e assim não existe a preocupação em reservar quartos de hotéis. Além de menos preocupação no planejamento da viagem, a flexibilidade aumenta exponencialmente. Desculpem os termos técnicos, mas a engenharia está no sangue. Se você chegou em um lugar e gostou, pronto, pode ficar três dias ao invés dos dois anteriormente planejados sem se preocupar em perder a reserva do hotel que havia feito na próxima cidade a ser visitada.

Publicidade:

Muitos devem estar se perguntando: Mas não tenho que pernoitar em um camping? No caso da campervan (maioria sem chuveiro) você precisará sim dormir em um camping pelo menos para tomar banho, mas mesmo ali as reservas antecipadas são desnecessárias. Afinal sempre tem um lugarzinho para estacionar seu veículo. Já com o motorhome você pode praticar o free camping em qualquer parada de caminhão como fizemos nos Balcãs.

Outra vantagem da viagem caramujo é não precisar arrumar malas e evitar o eterno check in e check out dos hotéis. No motorhome você tira tudo da mala e arruma nos compartimentos do veículo e só precisa arrumar as malas novamente quando for devolver o veículo. Para quem viaja com crianças é uma baita vantagem.

Quarto de hotel

Para quem preza o conforto e diria mais o luxo, alugar um motorhome é uma desvantagem. O espaço disponível é bem pequeno. O último que alugamos tinha seis metros de comprimento por dois metros e quarenta centímetros de largura e três metros e trinta centímetros de altura. O que dá uma área aproximada de quinze metros quadrados incluindo cabine do motorista, cozinha, banheiro e camas. Se a maioria é unânime em dizer que um apartamento de setenta metros quadrados é pequeno para uma família com dois filhos, imaginem o motorhome. Realmente o espaço é exíguo, mas devemos pensar que é algo temporário.

Outra desvantagem é o serviço de quarto. No hotel a camareira vem todos os dias no seu quarto para limpeza e arrumação. No motorhome a camareira é você mesmo. Se pensarmos que este tipo de veículo geralmente está relacionado com ambientes de trilhas e praias, as limpezas do ambiente interno devem ser ainda mais frequentes evitando o acúmulo de barro, lama ou areia de praia.

Banho

Este é um ponto crítico para os brasileiros. A crise hídrica que vivemos atualmente em São Paulo está relacionada não só a maior estiagem dos últimos anos, mas também ao hábito bem brasileiro de desperdiçar este bem tão precioso. No motorhome o tanque de água limpa (fresh water) tem apenas cem litros de capacidade. Nos Balcãs é possível enchê-lo de graça todos os dias em qualquer posto de gasolina, principalmente se você também abastecer o veículo. Mesmo assim cem litros de água para cozinhar, lavar louça, dar descarga e tomar banho serão insuficientes para maioria das famílias brasileiras com dois filhos. Nossa solução era tomar banho de balde quando não pernoitávamos em campings.

Comida

Se você é diabético, hipertenso, vegetariano, vegano, viaja com crianças ou tem alguma restrição alimentar o aluguel do motorhome é de grande vantagem. Nele você pode cozinhar sua própria comida e ficar livre da dependência dos restaurantes. Além de ser mais saudável e barato você pode eliminar a carne no caso dos vegetarianos, o sal no caso dos hipertensos, o açúcar no caso dos diabéticos e cozinhar aquele arroz com feijão (trazido do Brasil na mala) para seu filho que não passa sem o tradicional prato tupiniquim.

Cocô

O motorhome tem até privada no estilo ocidental com vaso sanitário, tampa, descarga e tudo mais. Só que o banheiro é químico, pois obviamente seu veículo não está conectado a rede de esgoto. Todo seu número 1 e 2 (black water) vai para um caixa de plástico com capacidade de cinco litros. Quando a caixa enche você é responsável por esvaziá-la em local apropriado para receber descarte de esgoto químico. Na maioria das vezes os campings tem locais de descarte. Isso pode ser uma baita desvantagem caso você seja mais sensível ao que podemos dizer no popular; fazer o trabalho sujo. Mas poderia ser pior. Veja como se faz o número 2 ao redor do mundo.

Água usada

Também chamada de gray water é toda água usada pelo motorhome exceto a proveniente do vaso sanitário (black water). O tanque de armazenagem desta água também tem algo em toro de cem litros. O descarte da mesma pode ser feito em qualquer rede de esgoto tradicional (bueiro) e para isso basta posicionar o veículo com a válvula de saída de gray water na boca de lobo. Mas ainda assim é mais um item para você gerenciar.

Elefante em uma loja de cristais

Esta é a melhor definição que já ouvi para um motorhome. Se você está acostumado a dirigir um sedan grande provavelmente seu carro tem um metro e meio de altura, um pouco mais que isso de largura e uns quatro metros e meio de comprimento. O motorhome terá o dobro desta altura e pelo menos cinquenta por cento a mais de largura. Se comparado a um quarto de hotel ele é minúsculo conforme mencionamos, mas para um carro ele é gigantesco e você terá dificuldades em dirigi-lo principalmente nas cidades europeias que existem muito antes do carro ser inventado e onde as ruas foram projetadas para o fluxo de pedestres. Na maioria das cidades que visitamos nos Balcãs precisamos parar nosso motorhome fora da cidade e caminhar até o centro ou pegar um ônibus.

Também sofremos um prejuízo razoável quando ralamos a lateral superior do motorhome no teto de uma barraca. Os motorhomes alugados na Alemanha não tem seguro total e você deve pagar pelo valor da franquia que não é nada barato. Recomendamos o aluguel deste tipo de veículo para ambientes mais espaçosos como Austrália ou Parques Nacionais Americanos.

Preço

Os preços de aluguel de motorhome variam muito entre alta e baixa temporada. A diária do veículo que alugamos na Alemanha varia entre sessenta euros no inverno e cento e vinte euros no verão. A comparação de custos que fazemos é: (aluguel do motorhome + custos de cozinhar no veículo) X (custo do hotel + custo do aluguel de carro de passeio + custo de restaurante). Levando-se em conta que na maioria dos hotéis você não pode cozinhar sua própria comida. Para países europeus mais caros como Alemanha e Áustria chegamos a um veredito final de empate nos custos. Já para os países dos Balcãs onde o custo de vida é mais baixo, sai mais barato escolher o trinômio: hotel + aluguel de carro de passeio + restaurante.

Acreditamos que este texto possa ajudar todos os viajantes na decisão de alugar ou não um motorhome em sua próxima viagem. Esperamos que a partir de sua publicação o post se torne um forum de perguntas e respostas sobre o tema. Caso algum aspecto importante ao leitor não tenha sido abordado por favor entre em contato que teremos enorme prazer em responder eventuais dúvidas.

fonte: http://quatrocantosdomundo.wordpress.com


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!