A famosa Yanes fabricou diversos equipamentos para camping na época áurea do campismo nos anos 1970 e 1980. O ponto mais forte sempre foi a linha a gás com seus fogareiros e lampiões, mas até barracas chegou a fabricar. Abaixo um modelo estrutural “bangalô”. Haviam de mais dormitórios também.
Outro nicho era dos móveis para camping. As mesas dobráveis eram bem parecidas com as que hoje compõem o mercado, mas apenas o material era mais pesado. Os tampos eram de madeira e os pés de aço. Destaque para o aparador de cozinha que acompanhava as prateleiras retráteis feitas em mosquiteiros e tábuas.
Enfim a linha de artefatos a gás que no final dos anos 1980 já contavam com os cartuchos de gás tão presentes hoje em dia. Era uma super novidade poder dispensar os pesados botijões. Haviam diversos fogareiros, lampiões e até mesmo maçaricos.
Pessoal, recentemente em uma limpeza na casa dos meus avós achei um produto da marca Yanes, e como sou um apreciador de objetos antigos queria muito saber uma base de idade desse Lampião Yanes Camper Peizo. O objeto está intocável, sem uso algum com manual e caixa em perfeitas condições.
Grato desde já.
Att. Diego Cabral, Campina Grande – PB
Oiii tenho um desses era dia meus avós maternos queria saber se ainda existe esse tal cartuchos e como abre pra tirar pra ver se encontro pra comprar
desrosqueie a parte corrugada da lisa….. o cartucho vai estar lá dentro…. acha pra comprar sim. procure por “cartucho gas 190g”. provavelmente será ele
Olá Diego! Tudo bem?
Os produtos Yanes eram os melhores produtos para camping na década de 80; eu mesmo tenho uma relíquia funcionando (fogareiro Yanes Piezoflame 2000), que comprei em 1987 e usei bastante nos meus acampamentos.
Se te interessar, ainda existem cartuchos de 190gr para reposição no mercado.
Boa sorte!
Abraço!
Antes de as luminárias de emergência de popularizarem, o lampião Camper Piezo era o melhor que havia. Não havia necessidade de ficar procurando fósforos quando havia um blecaute. Acabou ficando na portaria do edifício onde eu morava, onde não havia luz de emergência.
Lamentavelmente, a Yanes foi comprada pela Coleman, e, depois, sumiu do mercado. Uma marca brasileira que deixou saudades…ainda preservo uma barraca Gemini 2 (ninguém mais usa barraca canadense de dois lugares depois que as “iglu” invadiram o mercado) e um lampião de botijão.
Olá estou com uma barraca ganês iglu avance 4.
Como tem muito tempo que não monto nao sei se as varetas estão completas.. Me parece que sim.
Mas contei as mesmas e vi que estão com 25. Estão corretas, achei estranho por ser número ímpar. Vcs tem um pdf do manual?
Meu nome é Yanes gente! que legal rsrsrs…
Trabalhei na Metal Yanes jurubatuba, no ano 1985 à 1987, no depto de crédito e cobrança, gostaria muito de encontrar uma pessoa conhecida como(Ventura), ele era o chefe do CPD, se alguém tiver alguma informação me informe por favor. Obrigada
Prezados cuidado. Tenho um fogareiro e um lampião Yanes, adquiridos em 1983. Ótimos. Infelizmente a borracha que veda o furo do cartucho de gás endureceu – puxa, quase 40 anos – e não veda mais…perdeu completamente a plasticidade. Ao colocar um cartucho novo ela não veda e deixa vazar completamente o gás. Estou atrás de outra para substituição, mas não encontro.