Publicidade:

RE: 1979-1980 em Ubatuba

#65356
Roger Formiga
Participante

Marcos, talvez tenha sido melhor você não ter vivido esses tempos. Hoje para camping e turismo é muito, mas muito melhor, sem dúvida. Naquele tempo equipamentos eram poucos e muito caros, não tinha crediário. Equipamento de camping era considerado supérfluo e era rigorosamente proibida importação. Não tinha esquema via Paraguai, só rico conseguia trazer de fora. Uma barraca de camping como a da foto acima, uma bangalô Ferpi, pesava uma tonelada. Vivíamos sob ditadura. Crise do petróleo. Os postos de gasolina só funcionavam de segunda a sexta das 6 as 18. Para viajar em fim de semana tinha que ser para lugar que desse para ir e voltar com um tanque de combustível. Adquirir carro também, tinha poucas opções, não tinha crediário. Hoje você compra equipamento de camping igual ao que existe no primeiro mundo, via internet numa decathlon ou arcoeflecha, ou vai numa loja da decathlon e tem de tudo, paga em 12 x. Os equipamentos de camping estão melhores, mais leves, mais eficientes. Hoje você usa uma lanterna de led, naquele tempo eram lampiões a gás. Combustível é caro, mas há 30 anos era mais ainda, as estradas estão melhores hoje. Carros, tem n x n opções de modelos e facilidades de aquisição. Os lugares bonitos, como os da fotos acima, Camburi e Praia da Fazenda, continuam assim, são áreas de reserva. Certo que alguns lugares tiveram ocupação muito grande e perderam a graça. As praias entre São Sebastião e Bertioga, eram acessíveis pela praia na maré baixa e por estradas de terra, eram quase desertas. A praia de Camburi em S. Sebastião só a malucada acampava lá, tinha uma “ilha” que era chamada Ilha dos Malucos. Hoje aquilo tudo virou condomínio da classe média alta. Mas temos ainda a Juréia e a Barra do Una. Então, considerando tudo, não acho que deva lamentar não ter vivido aquela época. []´s [hr] Alexandre, como acabei de responder ao Marcos, acho que esses tempos antigos estão mais para tempos enferrujados do que dourados. Nem fotos tinhamos como tirar e guardar…. quantos campings e viagens que não tenho nenhuma recordação a não ser na memória. Os campings mais antigos que esses acima, que fiz na região de Bertioga, praias de São Lourenço, Guaratuba, Boracéia…. Acho que realmente não foram nada dourados, hoje são melhores.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: