RE: Cambão

#57313

Edintruder
Participante

Para fins de pesquisas na internet, usarei os termos corretos para os equipamentos. Towbar que e barra de reboque em inglês, porém no Brasil é usado como referência para o sistema rígido. Cambão para o sistema articulado como popularmente os sistemas são chamados que substituíram as cordas. O que comanda a frente do carro é o towbar justamente por ser rígido. Então basta manobrar como se fosse um reboque normal cuidando o raio de curva. Sabem o que realmente é difícil? Manobrar rodotrem de ré. Isso sim é difícil, e mesmo assim muito manobrei no pátio da empresa que trabalhava antes (VBR Logística) para descarregar containers. Um espaço de cerca de 100 metros com rodotrem de ré sim que é difícil. Bitrem é muito fácil. Mas carro no cambão, não tem absolutamente nada de anormal. Se ele jogar a traseira basta corrigir que a direção vai acompanhar. Nesse Mille da foto tu consegues fazer o jogo virar empurrando ele pelo towbar na mão. Não precisa grande esforço para fazer um carro virar as rodas tanto para frente como para trás. Se o próprio vento lateral consegue virar o jogo para o lado, na barra é fichinha de fazer. Da mesma forma que uma carreta Vanderleia comanda o eixo louco do centro dando ré, o carro também comanda. Convido qualquer um que tenha Towbar que experimente.