RE: reforma geral do meu brilhante turiscar

HOME Fóruns Caravanismo Trailers reforma geral do meu brilhante turiscar RE: reforma geral do meu brilhante turiscar

#51331
Davi
Davi
Participante

Sobre rebocar trailer com carros de passeio, não é uma missão impossível, sequer difícil. Já reboquei meu Caravana (1250kg) com Corsa Sedan 1.4 Flex, com Corsa Sedan 1.8 Flex, e com uma Brasilia (puxei mais de 20.000km com ela). A Brasília levava a vantagem pois tem muito peso atras, devido a carroceria e o motor, e tração traseira. Mas mesmo assim, as vezes, por questões de conforto (Ar, Direção, silêncio no carro) eu viajava de Corsa, já fiz viagens relativamente longas com Corsa, vai numa boa. Tem que ter em mente que o carro não responderá da mesma forma, que o consumo aumentará, que você terá algumas limitações, por exemplo subidas em estrada de terra, subidas muito íngremes, se parar no meio da subida, talvez você não consiga arrancar (por ser tração dianteira) Isso só aconteceu UMA vez comigo, desci um pouquinho de ré (que também não é nenhum bicho de sete cabeças) e subi direto quando não tinha trânsito (motivo pelo qual parei no meio da subida a primeira vez). Mas vai numa boa. O Corsa também tem um bom peso (1480kg) segurava bem o trailer em decida de serra etc. E também deve se manter tudo funcionando direitinho: freio do trailer, engate confiável e bem fixo no carro. Fico louco da vida quando vejo gente jogando um balde de água fria nas expectativas dos outros dizendo: “Carro de passeio não serve pra rebocar trailer”, ou “Rebocar trailer, só de camionete”… não tem nada disso. Já VI fox 1.0 rebocando KC450 (e ainda tinha uma máquina de lavar roupa no lugar da caixa do gás), já vi GM Classic rebocando Brilhante Sport 440, Monza rebocando Brilhante 440. Já vi uma Safari rebocando um 450… Eu já viajei puxando Brilhante Luxo 480 na Brasilia (subindo e descendo serra)… Então é muito relativo. Claro que você não vai querer que suba rápido, que desça rápido, que não precise reduzir marcha… com calma e tranquilidade, você se adequa. Aí lógico, com o tempo, frequência de viagens, você vai sentindo necessidade de melhorar o conjunto, aí vc troca o carro. Depois vc sente que tem um “carrão” pra puxar um “trailinho”, a família cresce etc etc, troca o trailer, e assim vai! Muito raro o que nasce no definitivo, ou no ideal, quase sempre é preciso ir se adequando, se equipando. O maior exemplo pra mim é o Leo. Puxava um Jóia de praticamente 1 ton. num Celta 1.0, e nem freio tem o Jóia. E respeitando as limitações do conjunto, foi numa boa! Quantos anos e quantos mil km ele rodou com esse Celta e o Jóia… Se não me engano a maior viagem que ele já fez de trailer foi ainda com o Celta e o Jóia. E Olha que ele já está na segunda S10 pra puxar.


E parabéns ao amigo que está reformando o trailer! Está ficando muito bom! Vale a pena mesmo!

Davi Perpétuo
Turiscar Brilhante SL478 + Ranger XLT 3.0 PSE 4x4
www.turiscarcaravana.blogspot.com
Caldas Novas - GO (A maior estância hidrotermal do mundo!)