Bike Elétrica

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Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por Stephan Riederer Stephan Riederer 4 anos, 11 meses atrás.

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  • #45414

    Pessoal… o assunto não tem muito a ver com campismo mas no fundo também tem!! http://www.americanas.com.br/produto/110488297/esporteelazer/bicicleta/bicicletaseletricas/motorizadas/evolubike-nano:-bicicleta-eletrica-e-dobravel-quadro-de-aluminio-prata eu achei essa bike elétrica citada acima muito legal e queria comprar uma pra eu andar aqui em SP, e já aproveitando, ia levar ela em minhas viagens pra me locomover do camping até os pontos turisticos das cidades próximas… (ela é dobrável, pesa só 14KG, da pra levar no metrô, busão e tal…) porém, esta semana encontrei um guarda na rua e resolvi perguntar pra ele se pra andar de bike elétrica pela cidade precisa de carteira de habilitação, ele me disse que SIM, capacete e tudo o mais… aí já desanimei com tudo… (eu não tenho carteira A) alguém sabe se é verdade isso? precisa mesmo de carteira A pra dirgir uma BICICLETA???? ou o guarda tava só tirando uma com a minha cara? caso precise mesmo da habilitação, eu posso ao avistar um guarda longe, desligar o acelerador e começar a pedalar e fingir que eu estava usando a bike no pedal e não na eletricidade? ou só por ser uma bike elétrica mesmo no pedal você já precisa da habilitação? apesar do preço salgado, eu queria mto uma bike elétrica pra dar meus rolês pelos campings e aqui na cidade tb… vim então pedir ajuda aos mais experientes e aos amigos policiais que frequentam o forum hehehehehe

    #47158
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Green O Detran estava para arrumar esta confusão. Perante o codigo atual, a bike eletrica é considerada ciclomotor ( nao importa se é motor a combustao ou eletrico) então precisa de capacete, placa, numero de chassis, documentação etc…e acaba sendo confundida com motocicleta. Nenhuma bicicleta eletrica no mundo é fabricada com estas exigencias. Só aqui o Detran exige tal coisa. Semanas atras na Globonews mostraram um camarada no RJ que estava com esta bike, no meio do transito e bebado. Foi preso e como estava sem habiltação, a bike foi apreendida por nao ter documentos. Parece que estão editando uma revisão no Denatran e excluindo as bikes eletricas destas exigencias. Vamos ver… Sds Odair


    para consulta http://www.pedal.com.br/bicicletas-eletricas-serao-liberadas-pelo-denatran-em-todo-o-brasil_texto5883.html

    #47159

    Deus te ouça Odair!!!!Assim que as coisas estiverem OK serei o primeiro a comprar a bike!!!

    #47673

    Edison Sampaio
    Participante

    Colega, a Resolução 315/209, do DENATRAN, equipara essas bicicletas elétricas a ciclomotores. Para dirigir ciclomotores é necessária, no mínimo, uma autorização especial do DETRAN, cujos requisitos são idênticos aos exigidos para “tirar“ uma CNH. Então, é melhor “tirar” logo uma CNH. Outra coisa é que essas bicicletas elétricas não estão inscritas na Base de Índice Nacional (BIN) e, portanto, não é possível o registro como veículo automotor. Consequentemente, não é possível o emplacamento e nem, tampouco, expedição de multas. Em algumas cidades, há orientação no sentido de se fazer vistas grossas se o condutor estiver “direitinho”, com capacete e a bicicleta elétrica estiver com os equipamentos (retrovisores, etc). Contudo, nada é oficial. Eu, pessoalmente, que fujo de “fiscalizações questionáveis” como o diabo foge da cruz, prefiro recalcar minha vontade de ter uma dessas. Deus me livre de ficar tentando me explicar com guardas! Certamente o melhor mesmo é comprar logo um ciclomotor, uma Pop 100, da Honda (que é uma beleza!). Policiais têm poder discricionário para autuar ou não e, de qquer jeito, sempre cabe uma apreensão do veículo, embora não caiba multa. Aliás, situação semelhante ocorre com quadriciclos, que não podem andar em vias públicas pelos mesmos motivos. Abrçs do Edison Sampaio Pastos de Minas – MG

    Dr. Green wrote:
    Pessoal… o assunto não tem muito a ver com campismo mas no fundo também tem!! http://www.americanas.com.br/produto/110488297/esporteelazer/bicicleta/bicicletaseletricas/motorizadas/evolubike-nano:-bicicleta-eletrica-e-dobravel-quadro-de-aluminio-prata eu achei essa bike elétrica citada acima muito legal e queria comprar uma pra eu andar aqui em SP, e já aproveitando, ia levar ela em minhas viagens pra me locomover do camping até os pontos turisticos das cidades próximas… (ela é dobrável, pesa só 14KG, da pra levar no metrô, busão e tal…) porém, esta semana encontrei um guarda na rua e resolvi perguntar pra ele se pra andar de bike elétrica pela cidade precisa de carteira de habilitação, ele me disse que SIM, capacete e tudo o mais… aí já desanimei com tudo… (eu não tenho carteira A) alguém sabe se é verdade isso? precisa mesmo de carteira A pra dirgir uma BICICLETA???? ou o guarda tava só tirando uma com a minha cara? caso precise mesmo da habilitação, eu posso ao avistar um guarda longe, desligar o acelerador e começar a pedalar e fingir que eu estava usando a bike no pedal e não na eletricidade? ou só por ser uma bike elétrica mesmo no pedal você já precisa da habilitação? apesar do preço salgado, eu queria mto uma bike elétrica pra dar meus rolês pelos campings e aqui na cidade tb… vim então pedir ajuda aos mais experientes e aos amigos policiais que frequentam o forum hehehehehe
    #47676
    edisamp wrote:
    Colega, a Resolução 315/209, do DENATRAN, equipara essas bicicletas elétricas a ciclomotores. Para dirigir ciclomotores é necessária, no mínimo, uma autorização especial do DETRAN, cujos requisitos são idênticos aos exigidos para “tirar“ uma CNH. Então, é melhor “tirar” logo uma CNH. Outra coisa é que essas bicicletas elétricas não estão inscritas na Base de Índice Nacional (BIN) e, portanto, não é possível o registro como veículo automotor. Consequentemente, não é possível o emplacamento e nem, tampouco, expedição de multas. Em algumas cidades, há orientação no sentido de se fazer vistas grossas se o condutor estiver “direitinho”, com capacete e a bicicleta elétrica estiver com os equipamentos (retrovisores, etc). Contudo, nada é oficial. Eu, pessoalmente, que fujo de “fiscalizações questionáveis” como o diabo foge da cruz, prefiro recalcar minha vontade de ter uma dessas. Deus me livre de ficar tentando me explicar com guardas! Certamente o melhor mesmo é comprar logo um ciclomotor, uma Pop 100, da Honda (que é uma beleza!). Policiais têm poder discricionário para autuar ou não e, de qquer jeito, sempre cabe uma apreensão do veículo, embora não caiba multa. Aliás, situação semelhante ocorre com quadriciclos, que não podem andar em vias públicas pelos mesmos motivos. Abrçs do Edison Sampaio Pastos de Minas – MG

    e é justamente por isso que eu não comprei… não quero dar azar de cruzar com algum guarda que seja corrupto e me dar mal… fico na minha dobrável de pedal mesmo, na subida eu desço dela e empurro kekekekeke

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