Veiculo Pesado, Caminhões e Automóveis com Trailer.

HOME Fóruns Caravanismo Motor-Homes Veiculo Pesado, Caminhões e Automóveis com Trailer.

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Helvio Dias 7 meses, 2 semanas atrás.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #94633
    jrprince
    jrprince
    Participante

    Olá Pessoal,

    Já tinha postado que estou montando um Motorhome em Sprinter 515. Esse carro é considerado um caminhão por padrão, mas com a atualização do documento ele passará a ser um veiculo pesado Motor-casa.

    A minha dúvida é sobre as restrições, muito já lí e nada foi 100% esclarecedor e não comparavam as situações. Então, resolvi postar para discutir sobre isso.

    O Motorhome por definição é um veiculo pesado. O mesmo acontece com um veiculo de passeio (seja ele qual for) que estiver puxando um Trailer.

    Agora, esse veiculo pesado se enquadra em todas as restrições para caminhões ou uma coisa é “veiculo pesado” e outra é “caminhões”?

    Exemplos:

    Na rodovia dos imigrantes é proibido caminhões (em operações pelo menos), eles devem descer a serra pela Rodovia Anchieta. No caso, um motorhome poderia descer pela Imigrantes onde tem restrição para caminhões? O Trailer (tbm veiculo pesado) pode, o mesmo se aplica para carros de passeio puxando Jet.

    Outro exemplo é no centro expandido em São Paulo e outras capitais, que limitam o trafego de caminhões em alguns horários, isso se estenderia para Veiculos Pesados? O mesmo em diversas serras do Brasil e até Balsas, Praias, onde limitam com a palavra “caminhões” e não “Veiculo Pesado”. (como por exemplo a serra de Patary-RJ, ela diz Veiculo Pesado então, não pode nenhum dos exemplos). Nem um Gol puxando uma Fazendinha).

    Pela legislação um Motorhome feito em Sprinter 515 é um Veiculo Pesado, o mesmo que uma Master H2L2. A Master é veiculo leve (passando a ser Pesado na Transformação) e a Sprinter é Caminhão (tbm passando a ser Pesado na Transformação). Então, ambos antes da transformação são diferentes, e passam a ser a mesma coisa após transformação. Correto?

    Outra dúvida, se eu chegar a ser multado por transitar em local proibido para caminhões com Motorhome, a multa será desqualificada ou eu terei que defender? Ou não é possível defender?

    Desde já mando um abraço a todos!

    #94699

    Helvio Dias
    Participante

    Para os mais experientes talvez essas questões sejam simples, mas para aqueles que, como o Jrprince e eu, nunca puxou um trailer ou conduziu um MH por essas estradas, são pontos que causam muitas dúvidas, ainda mais num país como o nosso onde se cria dificuldade para tudo.
    Seria muito proveitoso para nós todos se os mais rodados pudessem apresentar os seus conhecimentos e experiências na difícil arte de lidar com as autoridades&legislações das nossas estradas.
    As questões colocadas no tópico são um bom começo.

    #94720

    Pois é Srs. Estas dúvidas não tem fim mesmo. Isto porque “teoricamente” um motor casa nÃo é ônibus e nem caminhão…. mas infelizmente na prática acaba sendo caracterizado como tal nesses exemplos acima. Além de exemplos como uma Rod. Imigrantes ou mesmo o “centro expandido” de rodízio de São Paulo, ainda temos questões de proibição de estacionamento de onibus e caminhoes em algumas áreas, acessos caros como na Ilhabela onde são caracterízados como “vans de passageiros” e culminando em questões de “veículo comercial” no pedágio e balanças….. Nos pedagios nunca houve sucesso nas tratativas de consederar um motor home como “não comercial” e taxá-lo como carro de passeio….. mas na questão da balança, a ABRACAMPING precisou pleitear uma resolução para que os RV`s fossem dispensados….. neste caso com sucesso.

    Portanto, por mais que possamos reconhecer direitos óbvios de que motor homes não sejam encarados ou enquadrados como “onibus ou caminhão”, está será uma realidade na prática. MAs tudo vale a pena…. isso garanto

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #94761

    Helvio Dias
    Participante

    Nada como quem conhece !
    Obrigado por mostrar que um MH fica numa condição ambígua, visto não ser nem ônibus e nem caminhão. Não é preciso muito raciocínio para saber quem ganha e quem perde com essa ambiguidade.
    Pergunto ainda como é encarado o trailer, ou melhor, o conjunto rebocador-trailer.
    Caminhão com reboque ?
    Muito obrigado pela sua atenção.

Carregue no Post Images, copie o "Direct link" e utilize o botão para inserí-lo. SAIBA MAIS AQUI

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.