Publicidade:
 

Em veículos de recreação a questão de água é bastante singular. Além da questão da limitação espacial para a reserva de água, o peso também é um fator importante quando o assunto é a carga máxima do veículo e também o consumo de combustível. Além disso, a caixa de água deve ser hermeticamente fechada e, ao contrário das residências, ela não pode estar em nível alto em relação à casa. Além da caixa de água, também temos o esgotamento sanitário, que no caso dos RV’s é dividido em dois tipos. Vamos aprender um pouco?

Assim como um tanque de combustível de um carro, a caixa de água de um trailer ou motor home também deve ser hermeticamente fechada e servida apenas por um serviço de respiro e abastecimento em nível mais alto. Para evitar que o carro todo balance com a força da água indo de um lado para outro, a caixa é dotada do chamado “dispositivo quebra-ondas”. Em alvéolos menores, a água se agita menos proporcionando uma estabilidade maior do carro. Além disso, ela deve estar sempre no nível do piso ou abaixo dele para manter o centro de gravidade do conjunto. Imagine que 250L de água pesam exatos 250kg e por isso não poderia estar no teto.

Publicidade:

BOMBA: Como a gravidade não está a serviço da caixa de água, é sempre necessário o uso de bomba no sistema. Funcionando em 12V/24V na bateria, pode ser única ou dupla para garantir diferentes vazões das águas frias e quentes, quando existe misturador. A água é bombeada até as torneiras das pias de cozinha e banheiro, chuveiro do box e ainda outros acessórios como máquina de lavar roupas. Um segundo sistema de água pode ser instalado em paralelo, mas com a mesma lógica construtiva: O circuito de água potável, geralmente servida de galão de água mineral que funciona com uma bomba um pouco menos potente.

ESGOTO: Quando falamos em esgoto de uma residência, tratamos a mistura de todos os ralos, saídas e até vasos sanitários para uma fossa ou rede pública de saneamento. Em um veículo de recreação é diferente. O esgoto neste caso é dividido em dois tipos, pois cada um deles deverá ser servido de caixas de acumulação para posterior descarte. Também conhecido como “água cinza”, a ÁGUA SERVIDA é aquela oriunda dos ralos das pias e box. Contendo poucas substancias poluentes, com exceção dos sabões, pode ser descartada em gramados ou areia com alto poder de absorção. É por isso que alguns trailer sequer possuem esta caixa e outros possuem com menor ou a mesma capacidade da caixa de água limpa. A chamada “CAIXA DE ÁGUA SERVIDA” pode ter uma mangueira fina, já que não possui componentes sólidos que possam levar ao entupimento. Já a CAIXA DE DETRITOS é a que abriga os dejetos que vem do vaso sanitário e também é conhecida como “holding tank ou “pinicão”. A chamada “água negra” já possui exige mais cuidados e atenção. Primeiro porque é um produto poluente e também infeccioso. Não pode ser descartado no chão do acampamento também porque é tratado dentro da caixa por um produto químico que tem a função bactericida e desodorizante. No momento e locais certos, pode ser descartado abrindo uma comporta de saída (de 3 ou 4″)  tanto remotamente da cabine ou manualmente por uma alavanca. Existe também uma bomba específica para este tipo de caixa, chamada BOMBA MACERADORA, que tem a função de triturar os detritos para que possam ser descartados através de uma mangueira mais fina.

AQUECIMENTO: Não só para o banho, trailers e motor homes costumam contar com água quente em todas as pias também. O sistema geralmente é a gás, já que a eletricidade dos campings não costumam comportar e um sistema de inversão de 12V para 220V também não atinge tão alta potência. Os aquecedores mais utilizados no Brasil são os “de passagem a gás”, mas também podem contar com BOILERS que inclusive já contam com aquecimento 3×1 (Gás, elétrico e com água do Radiador)

NO USO: Em viagem, tudo funciona de modo independente desde que haja energia das baterias e água na caixa. Já no camping, pode-se ampliar o conforto conectando todo o sistema no modo “direto”. Com auxílio de mangueiras, conecta-se o sistema de água em uma torneira e os sistemas de esgoto (se existentes). Na América do Norte e Europa é muito comum a presença dos chamados “RV PARK” na maioria dos destinos turísticos já dotados de todos esses apoios. Aqui no Brasil também está presente em muitos campings bem preparados para trailers e motor homes.

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal da Macamp, preciso urgentemente de uma referencia de empresa que forneça/fabrique reservatórios de água para motorhome se possível em são paulo ou ate outro estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!