Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
em autorretenção.
Para acoplar o trailer ao veículo rebocador, proceda da seguinte forma:
• Aproxime o veículo rebocador a uma mínima distância possível da bequilha do trailer.• Calce as rodas do trailer em sua parte traseira.
• Solte o freio de manobras com cuidado.
• Bloqueie firmemente o tubo da bequilha.
• Aciona a manivela da bequilha no sentido anti-horário, levantando o engate do trailer ligeiramente acima do engate esférico do veículo rebocador.
• Posicione o engate do trailer sobre o engate esférico do veículo rebocador e gire a manivela no sentido horário, baixando o conjunto.
• Certifique-se que o mesmo esteja firmemente acoplado e com a trava de segurança acionada.
• Acople a tomada que liga o sistema elétrico de sinalização do trailer ao veículo rebocador.
• Recolha a roda da bequilha, girando a manivela no sentido horário até que entre no alojamento da trava.
• Depois, tire-a do suporte e a recoloque com o anel de encosto na parte de cima do suporte, desse modo não haverá possibilidade de cair durante a viagem, causando transtornos e prejuízos.
• Certifique-se quanto ao perfeito funcionamento das lâmpadas de sinalização: luz de ré (se houver), lâmpada delimitadora, lâmpada de freio e indicadoras de direção (pisca).
1) Alavanca do freio de manobras.
2) Manivela da bequilha.
3) Acoplamento.
4) Alavanca de fixação.
5) Roda da bequilha.
6) Reservatório do fluido de freio.
7) Tubo da bequilha.
Todos os trailers Karmann Ghia possuem na frente uma placa contendo dados de interesse dos proprietários, e dentre esses um deles diz “Peso máximo do engate – xx kg”, isso indica que o trailer uma vez carregado para viajar deve manter no engate um peso máximo permissível de xx kg.
• Consegue-se isso fazendo um balanço da carga que colocamos no trailer. Por exemplo, se carregamos o mesmo peso atrás e a frente do eixo teremos um equipamento em equilíbrio. No caso específico do KC-450 o peso permissível na frente é de 75 kg (esse peso muda para cada modelo), precisamos então transferir um pouco da carga para frente para aumentarmos o seu peso no engate, que no máximo poderá ser de “75 kg”.
• Qual o motivo dessa operação: Para que a “munheca” fique constantemente pressionada ao engate, evitando socos ou trancos quando o trailer é rebocado.
Engates
Algumas considerações chave sobre engates:
• Os trailers são costumeiramente equipados com engates de acoplamento esférico de 50 mm de diâmetro. • O engate convencional com bola de 50mm é apropriado para o reboque com peso bruto inferior a 3.500kg.
• Os trailers com um peso bruto superior a 3.500kg preferencialmente devem dispor de engate de reboque e circuito de frenagens apropriados – uma modificação especial (quinta roda). o Obviamente que há de se fazer algumas ressalvas: existem trailers com peso maior que esse e que não são necessariamente quinta roda, como por exemplo o modelo Albatroz (Motor Trailer), que com seus 12 metros de comprimento utilizam o sistema de engate padrão, mas é auxiliado na movimentação por seus três eixos.