Com uma pegada ambiental, uma das mais tradicionais empresas montadoras de trailer no mundo está com sua dedicação voltada ao universo elétrico e do meio ambiente. A empresa buscará compensações de carbono,e o trailer buscará não só oferecer questões aerodinâmicas favoráveis para não exigir tanto do carro (que elétrico sofre com a diminuição da autonomia pelo arrasto do trailer) como também pretende desenvolver um sistema de tração assistida, onde um banco de baterias do trailer alimentaria não só os equipamentos internos da casa como também um motor que auxiliaria o conjunto. Muito louco? Coisas de futurismo de salão do automóvel ou será que um dia vira realidade?
A empresa anunciou neste mês um programa de compensação de carbono em duas frentes, chamado “Caravana para Carbono Neutro”, que foi projetado para compensar as emissões da fabricação de seus produtos. A Airstream financiaria diretamente o plantio de cerca de 118.405 árvores pela National Forest Foundation (NFF) para “cobrir” a previsão de vendas em 2021. Os clientes também poderão comprar cotas de redução de carbono.
Uma alternativa é combinar o reboque e o veículo de reboque criando um trailer elétrico. Dethleffs, fabricante alemão de RV , já mostrou tal conceito , e Lordstown Motors disse que fará parceria com a Camping World em um RV elétrico baseado na plataforma de skate de sua caminhonete Endurance. A Airstream não anunciou nenhum tipo de parceria automotiva, mas já está em tratativas.
Achou muito loucura? Pois há outros fabricantes no mundo já desenvolvendo projetos parecidos que viajam na mesma direção. Que venha o futuro!