Arquitetura para o Turismo >> ANEXOS
Materiais de Pesquisa:
Domos
A solução utilizada para a cobertura dos três projetos de edifícios apresentados (CTP, Estacionamento do Portal e Bloco de apoio do Estacionamento da prefeitura) foi a laje nervurada nos dois sentidos cobertas com domos de fibra de vidro. A instalação dos domos à grelha da laje é simples e está detalhada nas figuras mais abaixo. As grapas já vêm acopladas à aba nos locais determinados para fixação nas muretas. Os sistemas de grapas reguláveis permite seu ajuste e fixação.
No caso de existirem aberturas para ventilação, a mesmas devem ser entre 5 a 10 cm de cada lado. A aba do domo com ventilação deverá estar no mínimo 5 cm abaixo do nível superior da mureta, conforme medida “H”.
Para a manutenção desse tipo de material, recomendam-se duas limpezas periódicas por ano, com água e sabão neutro, para manter sua translucidez.
Revestimento de Massa Raspada
Foi escolhido o revestimento de massa raspada para os projetos, devido seu alto grau de dureza e durabilidade, além de oferecer uma baixíssima manutenção (apenas uma lavagem com jato de água já é o suficiente). A massa raspada foi desenvolvida nos anos 80 por um funcionário da construtora Bratke Collet e utilizada em grande número dos prédios da Avenida Luis Carlos Berrini na época. Até hoje o revestimento perdura em boa qualidade e estética e em um deles até resistindo à retirada de trepadeira que subiu no prédio ao longo dos anos.
Vai na Massa Raspada: Pedrisco grana 0 cinza 13s 40kg; cimento 4s 50kg; Rebocol 10s 1 kg; Dupol (pó de mármore branco) 4s 40kg; Cal 8s 20kg.
Método de aplicação: Divide-se a fachada em placas com madeira, mistura-se a massa com água logo antes da aplicação (secagem rápida) e aplica. Sarrafeia-se e passa-se o pente de ferro para dar acabamento.