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Para quem ouviu falar dos problemas de multa de reboques e trailers nas balanças, já sabe que podem ser indevidas em vários casos. Para os que receberam multas com o trailer ou reboques, a ANFATRE está organizando um apoio para quem precisar entrar com recurso junto ao ANTT. Vale lembrar que a associação não representará a sua defesa, mas auxiliará, junto a um advogado especializado, o pleito para ser dada entrada.

O CASO DAS BALANÇAS: Há muitos anos é sabido que motor homes devidamente documentados não são obrigados a adentrar balanças rodoviárias e os pequenos reboques e trailers não se encaixavam à exigência. Porém, no caso das carretinhas, estes se encaixam na classe dos “veículos pesados” que são alvo das balanças. Ocorre que o que vale na pista é o que está sinalizado e até há pouco tempo qualquer balança indicava a obrigatoriedade para “ônibus e/ou Caminhões”. Há alguns meses, algumas balanças, principalmente na Rodovia Dutra (eixo Rio-São Paulo) estão apontando “veículos pesados”. Mesmo algumas outras que ainda só apontam “ônibus e/ou Caminhões”, apresentaram casos de multa de “não passagem na balança” em carros com carretinhas. Proprietários que nunca se preocuparam com esta exigência, estão hoje sendo surpreendidos com multas.

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O Porquê de Trailers e Carretinhas não precisarem pesar: A fiscalização de peso nas estradas não analisam o peso da carga em relação à capacidade do veículo, mas sim a um peso limite por eixo. Esta ação visa a boa conservação do asfalto nas estradas. Ocorre que para eixos simples (uma roda simples por lado) que é o caso de carretinhas e trailers possuem o limite de 6 toneladas para um eixo e 10 toneladas para 2 eixos. Nenhum trailer ou pequeno reboque puxado por carros de passeio ultrapassa estes limites e a dispensa destes na balança significa menor trânsito formado e menor custo por parte das operações de pesagem.

A LEI: O Código Brasileiro de Trânsito exige a pesagem nas rodovias. Todavia, todas as regras precisam ser sinalizadas na rodovia: São as placas que indicam quais veículos devem adentrar a balança. Os motor homes contam com uma resolução extra para a isenção deles mesmo se tratando de veículos similares a ônibus e caminhões.

AUXÍLIO ANFATRE: A Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates conta com um advogado especialista em trânsito que irá montar uma defesa nos moldes e argumentos corretos para que você possa das entrada no recurso. É importante dizer que esta ação não garante a vitória no pleito, mas sim um auxílio.

FOI MULTADO? Então reúna a foto da multa, dados do veículo, seus documentos e dados e envie para contato@anfatre.org.br .

 

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. Possuo uma Camping Car e meus pais uma Camping Star.
    Pelo sim pelo não, temos entrado em todas as balanças onde é indicado “veículos pesados”.
    O maior problema é que as placas mais distantes sempre informam ônibus e caminhões, pesagem obrigatório, mas quando chega na agulha de entrada da balança, tem a placa veículos pesados.

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