Área de Camping do Morro Azul reabriu neste fim de semana
Publicidade:
 

Timbó – SC

 

A área destinada a camping do Parque Ecológico Freymund Germer, no Morro Azul, será reaberta para os visitantes a partir deste fim de semana. O local estava fechado para acampamento devido a uma árvore que caiu e destruiu toda a fiação do camping e do galpão, impossibilitando o acesso e permanência no local. O conserto foi realizado na tarde hoje, 17 de maio.

O Parque do Morro Azul também possui novo horário de funcionamento, das 8h às 18h e é aberto todos os dias para visitação. Segundo Sandra Regina Batista, coordenadora do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Timbó, este novo horário foi uma decisão visando à segurança dos visitantes e deve permanecer até a chegada do verão, no qual o dia escurece mais tarde, facilitando o acesso ao local e garantindo a proteção dos visitantes. A decisão de antecipar o horário de fechamento do Parque veio após o incidente que ocorreu em fevereiro deste ano, quando um foragido da polícia se escondeu no local e feriu a bala o funcionário do Parque. Desde então esta medida de proteção foi tomada.

Os visitantes que tiverem interesse de acampar no local devem chegar à área de camping antes do fechamento do Parque, às 18h. Sandra ainda lembra que a preservação do local é feita também por cada um, respeitando o meio ambiente e mantendo a área sempre limpa. “Cada um é responsável pela preservação do Parque, com atitudes simples como cuidar do seu próprio lixo”, afirma.

O Parque Ecológico Freymund Germer, no Morro Azul é o único parque de proteção integral da região, sendo uma unidade de conservação a nível federal. O Parque é patrimônio do município e administrado pela Prefeitura de Timbó, em parceria com o Instituto Ambiental Aracuã, que desde 2004 firmou parceria com a Prefeitura. Com a chegada do Instituto, novas parcerias foram formadas com as Universidades e Escolas da região, na qual vem sendo desenvolvidos várias ações ambientais, pesquisas, estudos e projetos visando proteção e conservação do local.

Segundo Sandra, o Instituto Ambiental Aracuã está com um projeto para a construção de uma sala de educação ambiental, em parceria com a empresa Supremo Cimento, de Pomerode. O projeto já está pronto e será encaminhado para o setor de licitações para que seja escolhida a empresa que realizará a obra. Além disso, será elaborado o plano manejo (documento técnico que faz todo planejamento de usos do parque para o futuro).

O Parque do Morro Azul fica a 18km do centro da cidade e é considerado o ponto mais alto do município, com 758 metros de altitude. O topo possui a área para camping, com toda a estrutura necessária para acampamento, além de uma privilegiada vista. O Morro Azul é muito frequentado por praticantes de vôo livre. Segundo informações do Instituto Ambientam Arcuã, o parque chega a receber mais de mil visitantes por dia, durante os fins de semana, sendo o local que mais recebe turistas da região.

 


CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here