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Por diversos motivos diferentes, muitas cidades estão criando leis, proibições e regras para o acesso ou trânsito de veículos de recreação. Outras, criaram taxas que geralmente se justificam por “ambientais” para taxar os veículos visitantes que são mais “salgadas” para vans, trailers, utilitários e ônibus. Muitas vezes, o não recolhimento destas taxas, incorrem em multas que sujam o nome do motorista e do prontuário do carro. Por esta razão, listaremos aqui todas as cidades que possuem alguma dificuldade, buscando informar quais são. Para evitar as principais causas que levam às proibições, o MaCamp mantém a campanha #naruaestaciononaruanãoacampoConheça mais.

SAQUAREMA-RJ

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO / MULTA / COBRANÇA

Decreto de outubro de 2024, Proíbe permanência nas vias públicas com multas de R$ 7.000,00; Definição de Avenida para estacionamento de no máximo 7 dias com COBRANÇA de R$ 1.000,00 por dia.. [+ Informações]


GUARAPARI-ES

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO / MULTA

Desde 2024, lei antiga passou a ser considerada para proibir estacionamento em locais públicos. [+ Informações]

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MUCUGÊ-BA

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO / MULTA

Publicado em diário oficial em Novembro de 2023, lei proíbe o estacionamento nas áreas públicas e fixa multa. [+ Informações]


ARACAJU-SE

PROJETO DE LEI: PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO / MULTA

Diante da realidade que tomou a área de estacionamento na orla de Atalaia, surgiu em 2023 um Projeto de Lei para proibição de estacionamento de RV’s em áreas públicas. Não necessariamente se tornou lei até final de 2023. [+ Informações]


SÃO TOMÉ DAS LETRAS-MG

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO / MULTA

São Tomé das Letras é uma importante cidade turística que inicia uma série de municípios que estão buscando aprovar proibições semelhantes. A ocupação cada vez maior e alguns abusos são os motivos que mais cativam as administrações a buscarem proibições desta natureza. A cidade consta com mais de 30 campings. [+ Informações]


ILHABELA-SP

RESTRIÇÃO / NECESSIDADE DE CADASTRO / MULTA / +TAXA AMBIENTAL

Ilhabela é uma das primeiras cidades a taxar o turista com o viés ambiental. Mais do que isso, possui RESTRIÇÕES para Vans e Microônibus que acabam espirrando nos motor homes de todas as espécies. Para evitar e MULTA de mais de 10.000,00 é preciso fazer um CADASTRO junto à prefeitura, estar com reserva em um CAMPING HABILITADO COM ALVARÁ e cumprir as datas além de trafegar apenas da balsa para o camping e do camping para a balsa. Importante salientar que TAXA AMBIENTAL e restrição a certos veículos não fazem parte do mesmo pacote e deverão ser tratados e cumpridos separadamente. [+ Informações]


BOMBINHAS-SC

TAXA AMBIENTAL / MULTA

Bombinhas também é uma das cidades precursoras na taxação ambiental, valendo-se de seu quase único acesso. Lá não há RESTRIÇÕES para determinados veículos, mas sim uma diferenciação no valor da TAXA AMBIENTAL que tornará mais cara para caminhonetes e SUV’s (Utilitários), Vans, Caminhões, Micro-Ônibus e Ônibus. Para evitar e MULTA é preciso fazer um pagamento no posto da entrada da cidade ou pelos meios eletrônicos estabelecidos. Apesar de não termos encontrado regras, há muitos relatos de recomendação dos fiscais para que se procure campings e não fique na rua. [+ Informações]


GUARUJÁ-SP

PROIBIÇÃO/TAXAÇÃO / MULTA

Guarujá é recente e causa indignação pelo nível de intolerância tanto com os veículos coletivos de turismo como na interpretação e inclusão dos veículos de recreação. Mais do que restringir a permanência, sequer tolera a passagem dos veículos pelo município. Porém ali se vê claramente a inclusão errada dos veículos recreativos, pois a lei é clara no foco dos “veículos de transporte coletivo de passageiros privados”. As RESTRIÇÕES para não se tratam de TAXA AMBIENTAL mas praticamente inviabiliza a visita dos motor homes, trailers e campers mesmo que apenas de passagem, já que incorrerão em MULTA caso não se faça o CADASTRO através de um e-mail e PAGAMENTO da taxa diária de R$ 784,00. Até agora as autoridades do município não explicaram sobre a polêmica, apenas se reservando a afirmar que é uma LEI e deve ser cumprida. [+ Informações]


UBATUBA-SP

TAXA AMBIENTAL / MULTA

Ubatuba iniciou a cobrança de seu pedágio ambiental em 2022, apesar de ter sido aprovada em lei em 2019. O grande problema é que a cidade possui uma rodovia federal que liga todo o Litoral Norte de São Paulo e Sul do Rio de Janeiro – Conhecida como Rodovia Rio-Santos. Veículos que permanecerem mais de 4 horas em solo ubatubense poderão ser multados caso não tenha sido recolhida a taxa, porém o que pode parecer bastante, pode ser pouco em um município com mais de 80km de extensão, onde pode levar mais do que isso no trânsito da temporada de verão.  Lá não há RESTRIÇÕES para determinados veículos, mas sim uma diferenciação no valor da TAXA AMBIENTAL que tornará mais cara para veículos maiores. Como não há menção dos “RV’s”, eles serão aleatoriamente classificados como “vans”, “caminhões”, “Ônibus” e etc. Para evitar e MULTA é preciso fazer um pagamento “mediante sistema de arrecadação e cobrança remota[+ Informações]


GAROPABA-SC

RESTRIÇÃO / MULTA

Garopaba não possui TAXA AMBIENTAL e nem RESTRIÇÕES para determinados veículos. O que acontece ali é uma velha lei que proíbe “CAMPING SELVAGEM” nas praias e espaços públicos, onde diante de condutas não positivas de muitos caravanistas, a fiscalização começou a enquadrar motor homes e vans estacionadas na rua. Ali não cabe nenhum tipo de CADASTRO, bastando que o caravanista procure se hospedar em um camping ou local privado. Apesar de não ser oficial, não temos notícias de enquadramentos em locais mais distantes ou pouco favoráveis, mas sim em vagas da Av. Beira Mar na região central ou em frente aos campings. Este tipo de RESTRIÇÃO do chamado “CAMPING SELVAGEM” não é exclusivo de Garopaba. Muitas cidades no Brasil, principalmente litorâneas preveem tal cerceamento, mas no caso de Garopaba, é uma das únicas que tem se mostrado considerar o “motor home” como “estar acampado”. A infração resulta em MULTA e na prática tem sido precedida de uma advertência com tempo para retirada.  [+ Informações]


OUTRAS CIDADES:

Algumas outras cidades são listadas por alguns grupos ou caravanistas como “antipáticas” aos Veículos de Recreação. Estamos levantando as peculiaridades para ser publicado AQUI. Como ainda não temos informações ESPECÍFICAS, listamos abaixo apenas como alerta:

  • Imbé-RS

  • Torres-RS – Existe lei que exige cadastramento e pagamento de taxas, além de proibição de estacionamento em locais públicos. Alguns caravanistas indicam que não se vê autuações neste sentido.

  • Santos-SP – Exige cadastramento prévio no sistur para APENAS RVs que possuam capacidade de 10 ou mais passageiros.

  • Capão da Canoa-RS – Proibido estacionamento APENAS nas Avenidas Beira-Mar e Centro da cidade.

  • Arraial do Cabo-RJ

  • Imbituba-SC

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

32 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo trabalho, agradeço o empenho e as cidades listadas eu risco dos meus roteiros, o Brasil é muito maior que a mente destes administradores.

  2. A cidade de Cabedelo já foi declarada, pelo próprio prefeito, como sendo amiga dos caravanistas. Houve um vídeo circulando no WhatsApp

  3. A cidade de Cabedelo de forma antagônica diz ser amiga dos caravanistas, contudo, colocou placas de proibido estacionar motorhomes em praticamente toda a sua orla, sem dar outra opção de efetiva acomodação aos mesmos!! Minha sugestão é que entre na lista!!

    • Pelo mau uso de uns todos pagam , até concordo que em avenidas de ORLA não deveria ser permitido estacionar , não em todos os locais públicos… abraço

  4. Itacaré Ba, vários amigos meus informaram que lá instalaram uma cancela, tipo um portal improvisado na entrada da zona urbana e param todos veiculos “suspeitos”, no caso trailers, motorhomes, carretas barracas, campers, etc, perguntam se teem reserva em camping, no caso das Vans homes, fazem a pessoa ir a pé até o camping e trazer um cartão que comprove a reserva, no caso de carretas barracas ou trailers, se desengatar pode, tem que deixar o reboque estacionado ir com o veiculo pegar o tal cartão e voltar e reengatar, ai pode entrar.

  5. Infelizmente acredito no velho ditado: os bons pagam pelos pecadores. Com certeza não foi por maldade que estas normas foram criadas. A falta de educação de alguns resultaram nisso.

    • Acredito nisso também, o camping tem de ser ordeiro e de total respeito à natureza e aos locais públicos, caso contrário o espaço será cada vez mais apertado. Consciência acima de tudo.

  6. bom saberemos vmaia um cidadão que nao irá conhecer esses lugares existem 5500 municípios no Brasil vamo que vamos pagamos nossos impostos temos nosso direitos

  7. Esses gestores municipais só prejudicam a população de seus municípios. Muitas dessas restituições são arbitrárias e inconstitucional. É muito fácil, deixar de visitar esses lugares, o Brasil é tão grande com outros lugares maravilhosos.

  8. Tem TANTAS outras cidades que estão ansiosos aguardando o nosso dinheiro RENDER impostos para os mesmos…por exemplo o prefeito de Balneário Rincão em SC colocou tomadas de Luz e água na praça a Beira mar para nos receber

  9. Venham conhecer o Mato Grosso. Sou caravanista e em nosso estado, até onde sei nunca tive problemas… rodo muito entre Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres… nunca tive problemas… só falta um pouquinho de infraestrutura…

  10. Olha, não sou advogado, mas há na constituição o direito de ir e vir, além do mais, os veículos quando licenciados, podem circular e isso inclui estacionar, onde permitido, em todo o território nacional.
    Me parece que tais arbitrariedades não estão absolutamente embasadas.
    Em uma ação coletiva tais pontos poderão ser discutidos .
    Entretanto , como disse um campista, podemos com os outros 5 mil e tantos municípios que nos querem ou pelo menos, não nos repelem !

  11. Em Garopaba estive lá este ano na temporada de de verão e presenciei muitos mhomes estacionados perto da praia sem alguma restrição.

  12. Vc sn entendem que não faz a menor diferença se vc e eu e outros Motorhomeiro não ir a essas cidades?
    Só para nós.
    Não convém abrir mão de nosso direitos.
    Daqui um tempo vc vai ver outras cidades aderindo a essas proibições e vai acontecer que as cidades que não proíbem vão ter uma concentração de Motorhomes e vão chegar a conclusão de que o melhor é proibir mesmo.
    Aí quando a maioria estiver proibindo, já não vai ser possível a permissão, pq aí então sempre que uma cidade tentar liberar vai aver concentração de motorhome.
    Simples assim.
    Não devemos deixar essa prática de proibições aumentarem.

  13. Cidades inimigas dos caravanistas e também da lei e da Constituição Federal (direito de ir e vir, livre circulação de veículos licenciados etc.). E o Ministério Público, o fiscal da lei, onde está??? Cego, surdo e mudo, ainda não percebeu o abuso que está sendo cometido contra os direitos dos cidadãos brasileiros?

  14. Parece piada. Quer dizer que se passar pelo Guarujá, rumo à balsa de Bertioga, o simples fato de trafegar pela via, já toma uma multa de R$ 784.
    Deixa, em breve vou lançar meu portal de notícias e vou escrever consideração ao poder executivo dessas cidades.
    E no caso de Guarujá, agem como se nao precisassem do turismo, mas a segurança que bom, quanta porcaria. Se tornou uma das cidades mais violentas do litoral.

  15. Já imagino o viajante internacional, acostumado com áreas destinadas a rvs, se deparar com cidades multando ou impedindo o acesso. Esses não voltam mais e divulgarão esses abusos mundo afora.

  16. O problema não é deixar de visitar esses lugares e ir para lugares onde somos bem vindos.
    Essas regras estão abrindo precedentes, e daqui a pouco esse será o caminho que a maioria das cidades turísticas vão seguir!!!
    O correto é criar uma regulamentação própria para os motorhomes, e aqueles que esgotarem os dejetos em via pública, estacionar e pernoitar em locais não autorizados; esses devem ser penalizados.
    E não toda a comunidade dos motorhome!!!

  17. Duvido que não tenha Prefeitos, governadores, deputados, senadores que não tenham motorhome ou trailers , etc… como eles fazem tem carta branca para ir e vir, devemos verificar , e outra coisa lanchas , iates também deveriam ser taxados proibidos de aproximar as prais, eu estava em ubatuba praia do lazaro tomando um banho no mar , quando chegou 2 iates e um deles liberou o esgoto , foi maravilhoso me vi rodeado de fezes e algo mais todos que estavam na praia sairam apressadamente , e ai bom nada aconteceu .

  18. É triste ver pontos turísticos muito procurados por caravanistas, entre outros turistas como de 1 dia, buscar restrições para o uso da área pública. O poder público dessas localidades buscam motivos para essas restrições com até certa razão. É o caso d’eu ver em Peruíbe um Motor-Home sob chassi de caminhão ocupando 4 vagas de veículos e com o toldo aberto sobre o gramado que divide as vagas do piso da calçada de pedestre. Outro, mesmo estando em uma única vaga, se apodera da vaga lateral para estender sua área com toldo, cadeiras e mesa. Aos turistas de 1 dia, sobra o desrespeito com o tratamento do seu lixo; incomoda aos mais cuidadosos o descaso e abandono de sacolas plásticas, copos, embalagens diversas, etc. e o uso inadequado de mesas e cadeiras pertencentes aos quiosques. Atitudes não muito cidadãs, manifesta a indignação dos comerciantes e moradores que passam a pressionar o poder público por atitudes a dificultar a visita desse tipo de turistas; claro também é o interesse de donos de pousadas, campings e locação temporária, que acabam se somando. Como já relatado neste espaço, muitos pagam por poucos.

  19. Existe a possibilidade de juntar todos interessados em acabar com esse tipo de restrição abusiva no território brasileiro?
    Algo como uma associação ou algo que tenha mais poder jurídico para tal?

  20. Engraçado que muitas das cidades citadas utilizam verbas publicas para desenvolver o turismo, e na propria casa criam barreiras. Não seria melhor ao chegar expor as regras ao inves de proibir? Será que o turista é tão destruidor do meio ambiente? Algo a refletir.

  21. Falta de união dos campistas, encontrem um deputado que apresente um projeto contra isso e votem em peso nele e vamos brigar contra isso afinal o Brasil é de todos os brasileiros

    • Na verdade é uma só, turista nesse é feito de palhaço nesse país, em todas áreas, hoteleiros, comerciantes em geral sem estrutura pra receber turistas e, só sabe explorar, são verdadeiros urubu em cima da carniça.

  22. Concordo com todos aqueles que disseram que é abusivo, que fere leis federais e que se pagamos licenciamento , então temos o direito de trafegar e visitar qualquer cidade, sendo turistica ou não, praiana ou não, asfaltada ou de terra, não importa, afinal de contas, não estamos invadindo propriadade privada…toda cidade pertence a um Estado e todo Estado pertence a um país, portanto as leis federais de trânsito se sobrepõem às do Estado. O direito de ir e vir não pode ser ferido, sendo um absurdo e inconstitucional multar apenas por passar em rodovias das respectivas cidades. Agora tem outro motivo por trás de todos os outros e, no fundo, são oe que prevalecem mas que não podem ser oficialmente ditos por razões óbvias que com certeza tem a ver com proprietários de hotéis, pousadas, entre outros prédios com fins de dormitórios de turistas que dá muita bem para desconfiar que estão por trás de tantos decretos que enxergam os motorhomes como concorrentes, tamanha é a ganância da classe empresarial brasileira que todos nós sabemos, que já tem fama mundial…tão forte são esses indícios que até camping que eram conhecidos e foram (e outros) estão sendo fechados, divulgados por esses mesmo canais. Por que estão contecendo esses fechamentos? Porque as cidades não promovem a abertura de campings, não liberam mais alvarás? Tem muita coisa estranha e suspeita nessas proibições. Como fica as fabricas de motorhomes? A mão de obra direta e indireta? Os motorhomes artesanais que até tem lei permitindo? O que vamos fazer com tudo isso, digo a indústria de motorhomes e todos os empregos diretos e indiretos gerados??? Não podemos aceitar pacificamente, abaixar a cabeça e ficarmos quietos. Temos que reverter esse absurdo e esse canal tem como promover um abaixo assinado e propor um PL para regulamentação mas nenhuma cidade tem que nos impedir de entrar e cobrar multas e sim criar critérios sem taxas abusivas. Eu sugiro um rodízio de estacionamentos, placas e tempo determinado de estadias, envolvendo. Estou aguardando um posicionamento mais firma do macamp, entre outros canais, fábrica de motorhomes favoráveis a nós.

    • claro. e neste seu mundinho ninguem arma toldo, churrasuqeira, faz sujeira, mora na orla 5 anos, ocupa areas publicas alem do carro. vamos ver se moradores de rua se instalarem na frente da sua casa se voce vai achar que é direito deles.

  23. Lamentável mas a verdade é uma só, os mal educados que querem veranear nas praias, e acampam em avenidas, os moradores de rua, que por ter um veículo adaptado, se acham no direito de usufruir por meses de pontos de apoio, e alguns outros que tem como meio de sobrevivência e viagem, vender produtos e não querem pagar taxas, e se acomodam por longos períodos, esses são hoje uma boa parte dos ditos Caravanistas.
    Caravanista e campista é ou deveria ser considerado aquele que viaja e usufrui por um breve período de pontos de apoio, campings, estacionamentos, com o intuito de conhecer e visitar cidades turísticas.
    Normalmente o Caravanista ou campista, em sua essência, é um viajante itinerante, já aposentado, com tempo de usufruir um longo período, pré programado, ou também aqueles que por terem ainda necessidade de trabalhar, ou tem filhos em idade escolar, só podem usufruir por pequenos períodos, morar em um equipamento, demanda uma renda, seja com trabalho On LINE, aposentadoria, ou renda de alugueis ou investimentos, pois senão não terá como bancar suas despesas, nem mesmo de manutenção do equipamento, e ocasionando esses casos de ter de optar em ficar longos períodos em locais públicos.
    Em raríssimas cidades o sistema de hotelaria, pousadas e afins, interfere nessas proibições, e acusar disso esse segmento é querer tapar o sol com a peneira e defender o irresponsável.
    Nenhum veículo, tem capacidade de subsistir num mesmo local, por longos períodos, pois mesmo conseguindo energia e água para reabastecer, terá de fazer descarte, lavar suas roupas etc, e com isso algo pode estar errado nessa longa permanência.
    Não sou contra frequentar pontos de apoio( os chamados 0800), sou contra sim dos abusos cometidos por mal educados e usurpadores, que não tem respeito pelo bem alheio, seja público ou privado.

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