Publicidade:
 

São Barracas grandes e são, visualmente, as mais parecidas com uma casa. Geralmente têm dois quartos ou mais e ambientes internos que servem também de abrigo em dias de chuva. A cozinha pode ser instalada  neste  espaço  ou na varanda configurada com um avanço da cobertura da barraca. Este modelo é usado normalmente para abrigar famílias em acampamentos de transporte fácil. Este tipo de barraca é pesado por seu tamanho, por suas lonas serem grossas e grandes e possuir a armação de alumínio ou aço galvanizados.

Em suma, a grande vantagem está na proteção mais efetiva de suas lonas e ferragens fortes na ação das chuvas e ventos. A desvantagem é certamente o volume, peso e maior dificuldade na montagem do produto.

Toda a estrutura e as lonas resistentes citadas são armadas de forma independente. São fixadas no chão pelos espeques e atirantadas com cordas reguladas a fim de deixá-la estável. Os módulos de dormitórios (um ou mais) são de tecido fino e freco e são pendurados na estrutura de forma a ficarem independentes. Completamente isolados pelo zíper, garantirão o conforto do campista e a protecão contra os indesejáveis insetos.

Publicidade:

Até pouco tempo atrás a barraca bangalô perdia muito espaço para as do tipo “Iglu” exatamente pelas desvantagens apresentadas acima, mas com a tecnologia, novas barracas do tipo bangalô foram lançadas já com as coberturas mais leves assim como as estruturas de fibra, que além de mais leves também são mais finas. Ambas não se comparam à proteção e conforto térmico das velhas lonas, mas da-se aí mais uma série de elementos para que possam ser avaliados por cada campista.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

5 COMENTÁRIOS

  1. Prezados amigos,

    Tenho uma dúvida a tirar e acredito que aqui seja o único lugar capaz de resolver.

    Acabei de escrever essa mensagem no fórum antigo e estou colocando ela aqui também.

    Recentemente comprei uma casa e, ao mexer no forro (sótão) da área de serviço da casa, me deparei com um pacote enorme. Ao abrir, pra minha surpresa, era uma barraca Yanes, modelo Residence 5, intacta, nunca usada, dobrada em fábrica e embalada no plástico. Como sou campista praticamente desde o nascimento, foi uma das maiores e felizes surpresas que tive em minha vida.

    A dúvida que tenho é se alguém sabe o período em que esse modelo de barraca foi fabricado?

    Ainda não a tirei do pacote pois estou preparando um espaço limpo para abrir e conferir todos os detalhes deste achado.

    Acredito que ela tenha sido guardada em alguma data entre 1981 e 1986.

    Fico no aguardo de alguma alma viva passar por aqui e tentar me ajudar.

    Atenciosamente,
    Paulo.

    • Olha Paulo tenho uma dessa Yanes 5 lugares destas antigas que ganhei do meu irmão,pois íamos acampar com ela desde 1974, acredito que deve ser perto deste ano.abcs

  2. Onde posso adquirir uma barraca estilo bangalô e preço igual a estas na foto de preferência menor c divisão de um qto ou dois. Já tive uma delas c divisões de três qts, avance há mto anos atrás mas c o tempo se deteriozou.

    • Olá. iguais às bangalôs não se faz mais, mas já há outros modelos de barracas grandes de varios cômodos, assim como modelos muito parecidos com as antigas, porém agora com tecidos mais leves e estrutura de fibra… diferente das pesadas antigas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!