BARRACA
Publicidade:
 

A barraca é o equipamento essencial do campista. Grande ou pequena, nova ou usada, ela cabe perfeitamente no porta-malas do carro, no bagageiro da moto e até na parte traseira da bicicleta. Mais ainda: pode ser levada, tranqüilamente, no ônibus ou no trem, se for necessário. E, nos dias em que estiver acampando, ela será a sua casa e companheira fiel, prote-gendo-o do sol forte, do vento e da chuva. Por isso, antes de partir para as suas férias ou fins de semana no campo ou na praia, fique atento às condições de sua barraca ou, se não possuir uma, compre-a de acordo com o seu gosto pessoal, as suas necessidades e os seus recursos.

Em primeiro lugar, saiba que existem três tipos principais de barraca: a canadense, a estrutural e a geodésica. A primeira tem a forma deum”V”invertido,pesamenosde5quilose, quando dobrada, faz pouco volume e pode ser facilmente conduzida, sendo ideal para grupos de até 4 pessoas. Armada, é sustentada por dois mastros verticais, possuindo teto inclinado e sobreteto. Na barraca estrutural, o bom espaço interno e a possibilidade de divisão em até três cômodos permitem que ela abrigue até 10 pessoas. A mais recente tecnologia do setor originou a barraca geodésica, cujas hastes flexíveis lhe dão mobilidade e leveza. Parecida com um iglu, sua estrutura é em fiberglass, recoberto por nylon impermeável. Muito fácil de montar, ela pesa de 2 a 4 quilos e oferece 4 m2 de área útil

Definido o tipo de barraca, você deve procurar uma loja de confiança — e há várias que atendem a esse requisito — se possível, acompanhado de um campista experiente. É a hora, então, de escolher a cor, verificar o tecido e as ferragens, exigir as instruções sobre montagem e desmontagem e folhetos a respeito da conservação. Não se envergonhe de dizer que não entendeu isto ou aquilo: o revendedor tem obrigação de orientá-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Agora, com a barraca no porta-malas do carro, você está no caminho do camping ou da região preferida. Lembre-se de que você é livre e pode ir para onde quiser. Há lugares maravilhosos espalhados por esse imenso Brasil e acampar com barraca, num camping, fica muito mais barato que procurar um hotel. Só para comparar: um bom estabelecimento hoteleiro não fica por menos de 10 OTNs por dia; no camping, por melhor que seja, você nunca pagará mais que 1 OTN. E isso vale tanto para a belíssima Jericoacoara, no Ceará, ou para a deslumbrante Ibiraguera, em Santa Catarina. Sozinho ou com a família, você pode optar por campings nos mais fantásticos locais do território brasileiro. Literalmente falando, você tem o Brasil inteiro nas mãos, podendo gozar as melhores férias de sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here