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A barraca de teto Blue Camping vem com um propósito de atender não só o mercado de off road, mas também o campismo familiar. Por isso enviaram seu modelo Expedition com anexo de fechamento para nossa avaliação.

A barraca de teto possui toda a estrutura e concepção muito tradicional e característica já mundialmente conhecida. O objetivo principal é do volume retangular fixado no bagageiro do carro ser facilmente desdobrado já revelando a barraca montada. O dormitório fica com o dobro da área da “caixa” fechada sobre o carro e já acomoda o colchão que pode até mesmo permanecer com a roupa de cama, travesseiros e alguns pertences quando em movimento.

Nosso teste se fez exatamente como um comprador tradicional. O modelo foi escolhido via site do fabricante e entregue alguns dias depois via transportadora, acertada pela Blue Camping que oferece frete grátis para todo o Brasil. Além do modelo escolhido – Expedition – foi escolhido o anexo de fechamento que transforma a área da projeção da barraca em uma sala protegida. Este já veio dentro da barraca que acompanhou também 2 travesseiros e capas. Nossa meta era de cumprir o prometido pelo fabricante: O próprio campista fazer a instalação da barraca no seu carro sem grandes dificuldades.

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Dois volumes entregues: Caixa grande com barraca completa, kit de instalação, barras e anexo. Caixa Pequena com os Travesseiros + capas. | Foto Marcos Pivari – MaCamp

A barraca é mais pesada do que faríamos ideia, mas uma vez instalada no carro não é mais preciso preocupação. Aberto o papelão, a barraca já se encontra na condição idêntica de quando estiver instalada o bagageiro sem a capa protetora (que veio dobrada lá dentro). Soltas as fitas já se pode ter acesso aos itens que acompanham. Nossa meta era o kit de instalação e as barras intermediárias a fim de prepará-la para a instalação no bagageiro. Este serviço inicial é mais demorado, mas praticamente único mesmo que você queira retirar a barraca do carro após as viagens. Isto porque existe um par de barras intermediárias a serem instaladas na barraca. O motivo pelo qual elas já não vem instaladas é porque dependerá do tipo de seu rack. Se ele for do tipo longitudinal as barras intermediárias deverão ser dispostas na transversal. Se o rack for transversal, as barras deverão ser instaladas longitudinalmente na barraca. Além do tipo do rack do carro, também depende da posição que você deseja que a barraca esteja disposta no carro – se abrindo para a lateral do veículo ou na traseira. De qualquer forma as barras laterais deverão ser dispostas na barraca sempre perpendicularmente ao rack do carro.


Barraca na embalagem aberta e kit de instalação e acessórios. Acompanhava as chaves para porcas e parafusos. | Foto Marcos Pivari – MaCamp

Para as escolha da posição da barraca em relação ao carro é preciso refletir um pouco. Ela pode ser aberta (desdobrada) tanto para as laterais do carro quanto para a traseira. Quando aberta para trás, existe aquela possibilidade bacana de se utilizar o porta-malas como um anexo ao conjunto servindo de apoio para bagagens e até cozinha. São duas questões a serem avaliadas para esta escolha: A maioria das vezes isto só se faz possível nos carros com porta-malas com abertura lateral, já que as portas basculantes quase que sempre irão bater na barraca aberta, não possibilitando a abertura total do bagageiro. Outra questão é que a barraca de teto possui uma dimensão maior do que a outra. No modelo Expedition a largura da barraca é de 1,40m sendo que esta permanece quando fechada. O comprimento dela de 2,40m é reduzido a 1,20m quando dobrada, fazendo que a largura da “caixa” sobre o carro seja de 1,20m quando da abertura lateral e 1,40m na abertura traseira. Isto acaba deixando esta opção da escolha traseira para os carros maiores e mais largos ou caminhonetes. De qualquer forma é uma questão de proporção, já que qualquer carro poderá receber esses 1,40m na largura.


Opções de abertura traseira ou lateral – Necessita reflexão. | Foto Marcos Pivari – MaCamp

Escolhida a posição da barraca em relação ao carro, é hora de fazer a fixação das barras intermediárias na barraca. A base já vem com 4 furos na parte inferior para este fim. Eles já estão dispostos quadraticamente para receber as barras em ambos os sentidos vetoriais. Há 4 conjuntos de parafusos e porcas. O parafuso será transpassado lá de dentro da barraca atravessando o assoalho pelos furos existentes sendo atarraxados nas porcas de torque que serão encaixadas no perfil interno do alumínio da barra. A parte mais larga da barra encosta no fundo da barraca. Atenção para deixar a barra exatamente centralizada em relação à barraca. Ao final coloque os terminais de borracha para fechamento e acabamento.


Perfil da barra intermediária + terminal em borracha. | Foto Marcos Pivari – MaCamp


Instalação a barra intermediária. Barraca invertida (fundo para cima). Barra sempre perpendicular ao rack do carro. | Foto Marcos Pivari – MaCamp

Junto do kit de instalação vem um perfil “macho” que se encaixa perfeitamente na barra intermediária. São 8 deles, dois para cada ponto de fixação no rack do carro. Em cada um destes pontos serão 2 roscas que receberão a régua furada que prensará o rack do veículo através de 2 porcas (também de torque) inclusas. É hora de posicionar a barraca no local desejado no teto do carro. Nesta etapa foi preciso a ajuda de outra pessoa onde sofremos um pouco devido ao peso. Apesar dos 50kg da barraca não serem um absurdo para duas pessoas carregarem, a posição e a necessidade de se erguer muito a peça fez com que o trabalho fosse árduo. Se tiverem 4 pessoas seria ideal neste momento. Além da posição desejada e da centralização da barraca em relação à largura do carro, é bom verificar se o porta-malas (se basculante) abre perfeitamente. Aí é só posicionar os parafusos e prensar o conjunto com a régua furada em 2 distâncias diferentes para atender aos modelos  dos racks. Vá apertando uma porca e depois outra até dar a pressão total em ambas. Por fim é só colocar a capa protetora na barraca, prendê-la bem e partir pro acamps.


Barraca fixada no rack. | Foto Marcos Pivari – MaCamp


Instale a capa deixando bem presa. | Foto Marcos Pivari – MaCamp

NO CAMPING

O funcionamento da barraca de teto é bem simples. Primeiro deve-se posicionar o carro no local e orientação desejados mantendo o veículo bem nivelado. Agora é hora de soltar e retirar a capa protetora. Soltar todas as amarras e abrir a criança. Para isto se deve abrir a escada para servir de alavanca na abertura. Aberta, apoia-se a escada no chão até achar o nivelamento ideal. O resto é ajuste: toldos das janelas, aberturas e outras perfumarias.

Ao abrir a barraca, revela-se um dormitório amplo e muito bem ventilado. A cama de 1,40m de largura e 2,40m de comprimento sobra espaço ou no pé ou na cabeceira para alguns pertences ou bagagem. A porta de entrada possui um elemento de fechamento e outro de mosquiteiro, ambos com zíper duplo. Na mesma configuração existe outra abertura do lado traseiro que permite muita iluminação e ventilação. Nas laterais mais aberturas. Igualmente em dois elementos, pode-se abrir tudo com zíperes. Do lado de fora as aberturas possuem “toldos” que protegem do sol e da chuva. Para esta tarefa é necessário a colocação das 6 hastes inclusas inserindo-as em furações existentes na base e prendendo os ilhoses na ponta de gancho deixando-as levemente envergadas.


Barraca acompanhava 2 travesseiros + capas + capa do colchão | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Ótimas aberturas de ventilação | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp


“Saída” traseira com direito a vista panorâmica | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Casa montada do nosso jeito | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp

No modelo específico de nosso Review – O Expedition – existe uma cobertura a frente da porta de entrada que serve de proteção ao acesso, além de estar preparado para o anexo de fechamento da sala inferior. Mesmo sem o anexo, que é opcional, esta “varanda” facilita muito a vida do campista em dias de chuva. Para este diferencial há um passo a mais na montagem que é o encaixe de mais um arco da estrutura. Ele fica recolhido na caixa da barraca e é encaixado em pontos específicos.


Armando a varanda. | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Colocação da haste extra para os modelos com varanda e preparo para anexo. | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Alguns mimos internos complementam a barraca da Blue Camping. Há bolsos em tela para acomodar pertences, respiros superiores independentes das janelas que buscam evitar condensação.


Interior total. | Foto: Sergio Friso


Sistema articulado para abertura e fechamento junto com a cobertura. | Foto Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Na hora de fechar não há segredos. Tiram-se as hastes dos toldos e com a própria escada faz a dobra da “caixa”. Acompanham o produto 4 elásticos com ganchos e ancoragem específica para auxiliar o recolhimento dos panos para o centro da barraca. Presas todas as cintas que fazem a fixação da “caixa” é só recolocar a capa protetora e seguir viagem.


Elásticos ajudam a manter os panos dentro da barraca no ato do fechamento. | Foto: Sergio Friso

ANÁLISE MaCamp:

A barraca se comportou muito bem em nossos testes iniciais, mas como não pegamos chuva, ainda não consideramos o teste por completo. Ainda complementaremos este review. Na estrada a barraca se mostrou muito tranquila no quesito aerodinâmico. Temíamos barulhos ou alguma alteração na dirigibilidade, o que não ocorreu. Chegamos a pegar chuva no caminho, mas a capa se mostrou eficiente na estanqueidade. É preciso prestar atenção na fixação da capa, puxando e apertando bem o elástico. Para maior segurança amarramos o mesmo no rack.

No camping a montagem se deu de forma bem prática. O sistema de “alavanca” para abertura com a escada é bem leve. Na estreia a barraca esquentou muito rapidamente sob o sol do meio dia e ficou muito fresca assim que abrimos as janelas. Como ela é extensa, além da área para dormir, ainda sobrou um belo espaço para algumas tranqueiras no nosso “pé”. Dormimos em três pessoas (casal + criança de 2 anos) muito bem. Com crianças é importantíssimo não deixá-las sozinhas sem supervisão, pois os mosquiteiros também abrem através de zíper deixando a queda em risco. Em noite amena não ocorreu nenhuma condensação. Já em noite mais fresca condensou, mas não podemos ser referência, pois dormimos com a barraca absolutamente fechada.

Um diferencial marcante desta barraca em relação às tradicionais do mercado é a escada, que inclusive gera muitos comentários positivos de outros campistas experientes em Barraca de Teto. Porém esta diferença resulta em uma altura maior da barraca fechada, que inclusive possui um “cocuruto” em alto relevo na capa.

EM BREVE:

Para a análise e passos da instalação e uso do Anexo da barraca e sobre o toldo lateral, consulte em breve novo review.

Marcos Pivari

OBS.: Esta barraca foi enviada pela BLUE CAMPING para nossa análise. Conheça esta e outros produtos.

ATUALIZAÇÃO!!!: Foi publicado em 11/2017 o review da 2ª geração da Barraca Expedition Blue Camping com melhorias ao modelo deste review. Neste momento a empresa já comercializa a 3ª geração. [veja review]

 

 

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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