Publicidade:
 

Diante das necessidades de cuidar do meio ambiente, principalmente nas áreas rurais que não contam com saneamento básico e geralmente estão muito próximas de cursos e nascentes de água, a biodigestão dos esgotos prediais é a solução mais inteligente. Em áreas de camping e apoios para motor homes, cuja estrutura local já conta com Biodigestor, é viável e prudente lançar o esgoto dos veículos de recreação e sanitários portáteis? Muito cuidado. Esgotos das caixas de detritos e de sanitários portáteis ou do tipo “cassette” Não devem ser lançados no Biodigestor!

Este é mais um artigo da seção de materiais para proprietários e empreendedores de campings do Macamp

Publicidade:

BIODIGESTOR: Com formato e material de uma caixa d’água muitas vezes de fundo cônico, o dispositivo isola e acelera o processo de decomposição dos detritos do esgoto através da ausência de oxigênio em um processo anaeróbico. Durante quatro fases, o esgoto do seu sanitário se transformará em água “limpa” na saída do biodigestor. São elas: Hidrólise: bactérias hidrolíticas que secretam enzimas extracelulares atuam nesse processo. Portanto, as cadeias complexas de carboidratos, proteínas e lipídios são divididas em pequenos pedaços solúveis (açúcares, aminoácidos e gorduras); Acidificação ou estágio de fermentação: os compostos solúveis da fase anterior são fermentados em ácidos graxos voláteis, alcoóis, hidrogênio e CO2; Acetanogênese: bactérias acetogênicas oxidam ácidos orgânicos como fonte de carbono gerando ácido acético (CH3COOH), hidrogênio (H2 ) e dióxido de carbono (CO2 ) e odores desagradáveis; Metano ou formação de fases metanogênicas: as bactérias metanogênicas agem na decomposição dos produtos da acetanogênese, gerando metano.

NOS CAMPINGS: Em sua grande maioria, os estabelecimentos estão em áreas rurais ou distantes da rede de coleta de esgoto urbana. Portanto ao invés de lançar os esgotos das áreas comuns nos rios e valas ou mesmo fossas céticas ou sumidouros, o ideal é fazer uso do biodigestor. Nele poderão ser lançados os esgotos dos banheiros, lava-pratos, cozinha coletiva e habitações de moradores, funcionários e hóspedes de chalés.

AQUISIÇÃO: Além dos biodigestores fabricados e vendidos no mercado da construção, ainda é possível construir um artesanalmente através do sério e responsável projeto da EMBRAPA.

DESPEJO DE SANITÁRIOS DE TRAILERS, MOTOR HOMES E PORTÁTEIS: Como todos sabem, os sanitários próprios de uso em veículos de recreação são em sua maioria feitos de processo e tratamento químico. Exatamente o contrário dos biodigestores. Quando nos dispositivos é necessário a cultura de bactérias que consumam os detritos e os transformem em água e gases, os sanitários dos RV’s necessitam MATAR AS BACTÉRIAS para que os detritos se desmanchem e se mantenham “preservados” até o momento do descarte sem que sejam formados gases e cheiro. Portanto, ao despejar o conteúdo de Porta-Pottis (sanitários portáteis), Cassetes ou de caixas de detritos, os produtos químicos utilizados irão matar toda a flora dos biodigestores, anulando completamente o seu funcionamento não só naquele momento como adiante.

SOLUÇÃO: Como os esgotos dos veículos de recreação são separados, sendo os do sanitário para as “águas negras” (tanque de detritos) e das pias e box de banho para as “águas servidas” (águas cinzas), o conteúdo de fezes e urinas serão em quantidade muito pequena, podendo ser destinadas para uma fossa séptica seguida de sumidouro, devidamente instalada longe de qualquer curso d’água ou lençol freático. O ideal será setorizar um local comum de descarte, exclusivo para o sanitário e proibido para água servida, além de manter avisos de proibição de lançamento de sanitários portáteis ou Cassetes nos vasos dos banheiros coletivos. A presença de bananeiras ao redor da área da fossa e sumidouro poderá complementar esta destinação. Em caso de saturação da mesma, contratar um serviço “limpa fossa”.

ÁGUAS SERVIDAS: Assim como os demais esgotos sanitários do resto do camping, estas poderão ser destinadas ao biodigestor comum, desde que contabilizando os pontos das vagas para o total da capacidade do tratamento do local. Para evitar ao máximo que este ponto seja utilizado para lançamento de detritos, utilize saídas de no máximo 50mm de bitola e sempre deixe um aviso sobre o esgoto.

Aqui no Macamp você encontra informações relevantes para a construção do seu camping ou ponto de apoio, com know-how de campistas experientes, arquitetos e que amam a natureza. É certo que na ocasião deste artigo, uma pequena minoria de estabelecimentos utilizam este tipo de dispositivo que é tão importante para a natureza, mas é importante fazer a sua parte.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde!
    Acabei de ler.o artigo sobre despejos de esgoto de RV’s e cassetes. Gostaria de saber mais . Tenho um terreno em frente a praia e gostaria de me tornar um.ponto de apoio aqui na minha região. Uma vez que não existe por perto e eventualmente , param alguns RV’s na orla ,.sem local de apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!