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Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

O sistema de água do trailer possui uma caixa de água de 110 litros (pode variar de acordo com o modelo) embaixo do assoalho, e uma bomba de água elétrica de 12v
para bombear o líquido para as torneiras e a ducha.

Esta bomba é dotada de um sistema onde o pressostato faz com que ela entre em funcionamento  automaticamente  quando  se  abre  uma  das  torneiras.  A  bomba fornece água para a pia da cozinha, do banheiro e para o aquecedor do chuveiro.  A bomba de água funciona em 12V e deve ser desligada em períodos que não se
utiliza  o  trailer  ou  durante  viagens.  Isso  porque  ela  funciona  com  pressão,  e qualquer vazamento, por menor que seja, liga a bomba (ou numa situação de pane
seca, onde falta água no reservatório), fazendo com que ela funcione ciclicamente, de  forma  autônoma  por  períodos  determinados,  para  compensar  a  queda  de
pressão.

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Como proteção, a bomba possui um fusível de 10 Amperes (tipo automotivo), em fio positivo que sai da bateria.
O sistema foi projetado para uma vazão de 5 (cinco) litros por minuto, o que é suficiente para alimentar o aquecedor a gás (ou elétrico) corretamente.
A  bateria  cumpre  função  fundamental  no  bom  rendimento  da  bomba,  pois  uma bateria descarregada ou deteriorada não permite que as rotações corretas sejam
atingidas (RPM), não alcançando a vazão desejada e correndo risco de deteriorar o equipamento.
No caso de esgotar a caixa de água, a tubulação poderá ficar cheia de ar, e nessa situação  a  bomba  de  água  não  funcionará.  Neste  caso  é  necessário  sangrar  o
sistema.

•  Coloque água na caixa.
•  Mantenha fechadas todas as torneiras.
•  Tire a ducha do suporte.
•  Abra a torneira da ducha.
•  Ligue a bomba de água e chupe a mangueira da ducha até que saia água.
•  Deixe que saia todas as bolhas de ar.
•  Feche a torneira.

•  Abra uma por uma todas as outras torneiras até que saia todo o ar.
•  Após isso, a bomba deve ligar e desligar automaticamente.

Adicionalmente, temos outra alternativa para alimentar o trailer com água: ligação
direta, ou seja, em casos onde não há bateria, ou haver falha na bomba, é possível
ligar  com  uma  mangueira  toda  a  parte  hidráulica  do  trailer  à  rede  de  água  do
camping (ou à uma torneira comum).
O sistema de água direta é colocado embaixo do assoalho do trailer e possui dois
registros e uma conexão para ligar à água da rede.
Basta escolher um dos sistemas disponíveis:


Observação: para usar água direta deve-se ter a precaução de verificar antes se
a  pressão  não é  excessiva,  pois  pode deteriorar  o  sistema hidráulico  do  trailer,
ocasionando vazamento nas junções.
O aquecedor também pode apresentar problemas com o uso de água direta: se a
pressão for muito alta, há muita vazão e água fria, se for baixa, esquenta demais (ou
nem liga).

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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