Apesar de não se situar exatamente na Capital Paranaense, O Camping No Sol é uma ótima alternativa para quem busca lazer ou até mesmo um ponto de apoio e pernoite para quem passa pela região. Como todos sabem o CCB de Curitiba se encontra em péssimas condições. Patrícia Calgaro, proprietária do camping No Sol, nos contou um pouquinho de sua história.
Tudo iniciou em 1976, quando o senhor Francisco Joel Calgaro viu um trailer pela primeira vez em uma feira de carro no Parque Barigui. A ideia não saiu mais da cabeça e o estilo de vida que ali despertou, combinava exatamente com seus desejos. Casado e com 2 filhos, Franco com 3 anos e Patricia com 1 ano, decidiu realizar este sonho, porém não tinha dinheiro suficiente para adquirir o trailer sem vender seu carro, ou seria um trailer ou o carro. Quem em sã consciência venderia seu único carro para comprar o trailer? Seu Joel não teve dúvida , vendeu seu Corcel II zero para comprar o trailer e emprestou um fusca de seu irmão para rebocar seu sonho, um Martinato para 4 pessoas rumo a Meia Praia (SC). Hoje seus dois irmãos que na época o chamaram de louco, também possuem motor home.
E lá foi a família para a primeira aventura com o Martinato, de onde nunca mais pararam. A paixão foi tanta que família decidiu então que assim seriam os anos seguintes de suas vidas. Todas as férias seriam na estrada, conhecendo tudo que tivesse ao alcance, Brasilzão os aguardava. A cada acampada uma curiosidade, um detalhe familiar que marcaram suas vidas até hoje. Momentos únicos de familia que só quem acampa sabe o que é.
Que começa no preparo do que levar, encher as tulhas , as crianças já colocavam o travesseirinho em baixo do braço e sempre prontos para nova aventura. O trajeto da viagem, cantando, contando histórias, momentos especiais que precedem o acampamento propriamente dito. A chegada ao camping, sempre com um campista disposto a ajudar a estacionar, nivelar, com uma cerveja gelada a te esperar, enquanto as crianças já vão reconhecer a área e fazer amizades.
Cada um com sua função para ajudar, cada um arruma sua cama, os meninos cuidam da área externa, esgoto, luz, água, aquecedor. E as meninas da área interna, cozinhar, lavar louça, varrer etc… E os anos foram passando e o desejo de adquirir um modelo maior e confortável também foram aumentando. Em 1977 trocaram seu Martinato de 4 lugares, por outro Martinato de 5 lugares agora puxado por um opala próprio rumo a Florianópolis.
Em 1978 trocaram o Martinato por um Rubi da Turiscar, preparando para primeira GRANDE viagem, que foi em 1980 puxado por um camionete D10 rumo a Fortaleza em uma viagem de 45 dias. Em 1985 trocaram o Rubi por uma Diamante da Turiscar, rumo ao Rodeio em Vacarias, esse com uma história engraçada se não fosse trágica, onde caiu um galho de Pinheiro em cima do trailer fazendo um grande buraco no teto, mas não acabou as férias por ali, embalaram o trailer com uma lona e lá ficaram até o final do rodeio.
Em 1986 trocaram o Diamante por um trailer 5ª Roda também da Turiscar, o qual além de servir para os passeios de férias, serviu também por 5 anos de moradia da família enquanto a própria casa estava sendo construída. Com o 5ª roda passaram 6 anos indo a Porto Belo (SC) onde fizeram amizades que perduram até hoje. O famoso CCB, que tinha suas festas temáticas e festas queijos e vinhos, A chácara do Thalia, que só os precursores do campismo em Curitiba conheceram, eram destinos certeiros da família também.
Depois de possuir alguns trailers , sr Joel decide ir para então o sonho de consumo, os Motorhomes, e sua primeira aquisição foi um em 1995, trocaram o 5ª Roda pelo primeiro Motorhome Itapoã, que fez viagens para o Pantanal e para Patagônia (AR). Em 1999 trocaram o Itapoã, pelo Turiscar 608, o famoso ¨Burro Escovado¨, pela sua frente ser toda acarpetada, fizeram apenas 1 viagem com ele para Porto Seguro.
Em 2000, venderam o 608 e compraram um Industrailer 0 Km, feito especialmente ao gosto da família e destino a Porto Seguro. Em 2005 compraram um Volkswagem também construído a gosto da família pela Trailermar, relatam ter sido o mais bonito até hoje, e o destino foi toda a família a Gramado, este trailer foi vendido para Nelson Piquet. Em 2008 compraram um Volvo com a viagem inesquecível com a família e amigo Erasmo Ferreti para Machu Picchu, 14mil Km passando pelo Chile, Peru, Argentina, motor home este continuamos até hoje 2016, porém agora querendo vende-lo e incrivelmente querendo voltar para um motorhome menor ou até mesmo um trailer.
Como sempre gostou do estilo aventureiro, Seu Joel morando em uma chácara perto de Curitiba e com grande área verde, decide depois de alguns pedidos de amigos por não terem onde deixar seus equipamentos , a fazer um estacionamento para motorhome em meados de 2000. A ideia de apenas estacionamento ampliou e hoje possui um camping com 60 mil metros de área verde, dentro de sua própria moradia, onde pode partilhar com aventureiros, moradores, passageiros seu amor pelo campismo.
Sr Joel hoje com 72 anos , aposentado da área da odontologia (técnico em prótese dental), desfruta sua vida dividindo seu tempo entre viagens de motorhome, pescando e curtindo a família em seu camping/casa. Passou grande parte do gerenciamento a seus filhos Franco e Patricia, que também moram na chácara / camping com suas famílias partilhando o mesmo gosto e estilo de vida que sempre tiveram e sonham continuar partilhando com seus filhos.
Hoje o camping está bem estruturado com uma área para 40 trailers, área potável, vestiário, lavanderia, lava louças, área de fossa para descarga de banheiro químico, piscina adulto e infantil, churrasqueira e ambiente100% fechado. Estão todos convidados a conhecer nossa estrutura.
Agradecemos o depoimento da Patrícia e convidamos todos a conhecer o camping em nosso guia MaCamp e também através de um relato em nosso fórum de discussão.
Qual o endereço desse camping?
Está no nosso guia conforme citado na matéria: https://macamp.com.br/guia/guia/campings/brasil/parana/campo-largo/camping-chacara-no-sol/
Muito boa a matéria , parabéns .Sou de Londrina , qualquer hora farei uma visita para conhecer o local .