Campismo no Jornal de Santa Catarina
Publicidade:
 

Matéria sobre campismo em Florianópolis, no Jornal…. é o campismo na mídia… e o MaCamp Centralizando tudo pra você.

 

Marcos Pivari

Publicidade:

Florianópolis apresenta inúmeras opções de camping para famílias passarem as férias de verão

Sossego, baixo custo e simplicidade são os maiores benefícios para quem procura este tipo de lazer durante o descanso

Marcone Tavella (http://www.clicrbs.com.br)

 

Trânsito, barulho, poluição e trabalho. Troque tudo isto por barraca, colchão, cadeira, roupas leves e um par de chinelos e basta encontrar o camping ideal para aproveitar da forma mais tranquila as férias com a família.

Existem várias opções de acampamentos em Florianópolis, com preços que variam de R$ 25 a R$ 35 (leia abaixo). A maioria oferece estacionamento, banheiro, pontos de energia, duchas e cozinha. Muitos já contam com internet banda larga para quem precisa manter-se conectado. Mas a ideia mesmo, nestes campings, é construir redes sociais da maneira mais antiga que há, na base da boa conversa.

As famílias do engenheiro mecânico Sílvio Silveira, 58 anos, de Joinville, no Norte do Estado, e do dentista Celso Micheloni, 58 anos, da capital paulista, se encontraram pela primeira vez em 1982 no Camping Costa do Sol, em Canasvieiras, Norte da Ilha. Lá se vão 30 anos de uma relação que extrapola a amizade, construída sob os eucaliptos que compõem o cenário do lugar, a poucos metros do mar.

— É como se fôssemos da mesma família — descreve a esposa de Celso, a contadora Rosa Maria de Magistris, 56 anos.

— A gente conta os dias para as férias de fim de ano. Sempre passamos aqui. Ninguém tem noção do que é acampar, passar estes dias na maior simplicidade é uma das coisas mais fantásticas que existe — conta a esposa de Sílvio, a agente dos Correios Jane Kunz, 52 anos.

Barracas aumentadas

Sílvio é o responsável por registrar em fotos e vídeos as férias das duas famílias, que cresceu nos últimos anos. Gabriela Kunz nasceu justamente no ano que marcou o primeiro acampamento das duas famílias. Há três anos que ela traz consigo o namorado, o advogado Rodrigo Talge, 29 anos. A amizade de Juliana Kunz e Thays de Magistris, ambas com 24 anos, uniu ainda mais os campistas.

Hoje psicóloga, Juliana lembra com carinho dos vários natais passados ali.

— Sempre tem papai noel. Ele chega em um carro cheio de luz e entrega o presente que você havia pedido durante o ano — contou.

30 anos vivendo do camping

Lindomar Miranda, 50 anos, trabalha há 30 anos no Camping Costa do Sol. Seu “QG” é a portaria, mas as voltas pelo terreno, onde cabem cerca de 50 barracas, são constantes ao longo do dia. O barulho, as ligações elétricas e a higiene são as principais cobranças do funcionário, que é tratado com carinho pelos campistas.

— Eu vi crescer a maioria deles. Aqui no camping tem três gerações já — diz o funcionário. As poucas regras não atrapalham a diversão no local, que conta com churrasqueira, quadra de esportes e uma ampla área de grama e árvores.

— Quem bebe desta água, sempre volta — dá a dica.

Siga as dicas

Na hora de armar sua barraca:
— Limpe o espaço, retirando pedras, folhas e galhos
— Estenda uma lona no chão. Isto ajuda a isolar a umidade do solo
— Em dias frios, coloque jornais ou papelão no chão
— Arme a barraca sobre a lona
— Sobre a barraca, estique uma nova lona para proteger a barraca dos raios diretos do sol  
— Preste atenção no ambiente ao redor e nos horários de sombra sobre a barraca para dormir tranquilo

Campista que se preze não esquece de:
— Extensões de tomada para levar energia até a barraca
— Lâmpada e bocal
— Colchões infláveis ou colchonetes
— Cordas para amarrar lonas e varal de roupas
— Lonas para cobrir chão e a barraca
— Grampos de lona
— Lanterna
— Canivete, tesoura, fita adesiva (crepe ou silver-tape)
— Panos de chão (para limpeza da barraca e serve de tapete)
— Um fogareiro  
— Cadeiras, mesas (de preferência, dobráveis), pratos, garfos e facas
— Repelente e protetor solar

 

fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3998476,Florianopolis-apresenta-inumeras-opcoes-de-camping-para-familias-passarem-as-ferias-de-verao.html


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!