Mês de julho já é esperado pelos associados: AUMENTO À VISTA!. É o mês em que todas as taxas sobem. Pernoites, mensalidade, ocupações mensais e todas as demais. Este ano não foi diferente. A percentagem se deu entre os 7,5% 3e 8%. A mensalidade por exemplo passa de R$ 76,00 para 82,00. A desculpa é sempre o custeio. Nos campings? Uma pergunta não pode calar e ela vem acompanhada de uma explanação dos fatos: Porque aumentar mensalidade devido aos custos dos campings se os mesmos estão abandonados à administração individual de cada guarda-camping?
Nesta matéria, o site MaCamp fará diferente. Ao invés de afirmarmos os fatos, enquanto a direção nacional faz afirmações, orientaremos para que você campista faça a sua própria avaliação. Então antes de concordar ou discordar, defender ou acusar, tanto o CCB quanto o MaCamp, realize você mesmo sua pesquisa e cheque às suas próprias conclusões.
Primeiramente leia o texto da contracapa do jornal “O Campista” de julho de 2010 com atenção e siga os seguintes passos:
1- Primeiramente responda a pergunta (na sua opinião): Porque os custos mensais aumentam, devido aos custeios dos campings, se a cada ano temos menos áreas de campings pelo Brasil?
2- Vá até um dos campings que você costuma, ou costumava frequentar, com exceção dos campings do Recreio, Clube dos 500 e Ubatuba, e faça as seguintes perguntas ao guarda-camping:
– Você recebe seu salário regularmente? Se não, desde quando?
– Seus direitos trabalhistas (principalmente GPS) estão sendo recolhidos? Se não, desde quando?
– A sede do CCB (ou a regional) envia o dinheiro do custeio do camping para pagamentos de água, luz, telefone, IPTU e demais encargos? Se não, há quanto tempo não envia? (Lembre-se que você campista passou a pagar de 7,5% a 8% a mais exatamente por isto)
– Você como Guarda-Camping se sente acolhido e representado pela administração nacional?
3- De posse destas respostas, discorra ao MaCamp: Porque os custos dos associados aumentam, se o número de campings diminuem e temos a seguinte realidade levantada pelas perguntas acima?
CONCLUSÃO: O MaCamp e o Brasil quer ouvir sua opinião. Envie suas CONCLUSÕES, junto das RESPOSTAS obtidas dos seus guarda-Campings. Comente abaixo.
RESPOSTAS DOS CAMPISTAS (versão antiga):
05/09/2010 (J.R.-RJ): Realmente o que está relatado aqui é a pura verdade. Sou sócio do CCB desde 1978 e, nos bons tempos do camping, tive a oportunidade de acampar em diversas áreas e eram todas muito boas. É com tristeza que vejo tudo isto que está acontecendo com nosso clube. Se não houver uma mudança de rumo urgente, o fim será a falência completa, com o fechamento total das (poucas) áreas em funcionamento. Das áreas que vc citou e que ainda estão em condições razoáveis, eu não incluiria mais o Clube dos 500. Ano passado, voltava de São Paulo para o Rio de carro, quando resolvi parar no camping para ver como estava. Foi uma decepção. A grama parecia uma floresta de tão alta, mosquitos para todos os gostos. Eu que tinha planos de passar o natal e ano novo acampado por, desisti na hora. Eu costumo muito acampar em Guarapari, que considero uma das unidades mais bonitas do CCB. Apesar do potencial do local, o camping está entregue a própria sorte pela direção do CCB. Os banheiros estão entupidos, a cantina necessitando reformas e não funciona; a área necessita de um serviço de drenagem para evitar alagamentos. É um crime o que estão fazendo com o local. Entretanto, nos períodos de grande movimento, como final de ano e carnaval, sempre tem um inspetor que fica por lá vários dias, só para “raspar” toda a grana que é arrecadada nesses períodos e não aplicam nada na própria área e o pobre do guarda camping tem que se virar para manter a área em funcionamento. Estou ha um ano sem pagar minhas taxas de manutenção e vou decidir se compensa ou não continuar botando dinheiro lá .
25/08/2010 (Marmita-São Paulo): CCB realmente concordo com que todos falaram o CCB é igual ao Brasil vc tem que conviver do jeito que é , todos falam mas ninguém quer bater de frente para dar um basta !!!!! Quando algum sócio de peso muito bem cercado de um corpo jurídico ai pode ser que aconteça algo, pois do contrario só nos pobres mortais vamos escrevendo e não vai rolar nada isso só vai continuar sendo assunto para churrasco e mais nada !!!!!! vamos ter que pagar e ponto. pois o negocio é aproveitar dentro do possível enquanto o que resta exista.
19/08/2010 (Tete-São Paulo): O CCB é mal administrado , é um absurdo o que se cobra e o que se oferece , já pagamos o ano inteiro e ainda tem alta temporada , diária alem do mais se você faz OM e usa o mês todo paga a mesma coisa do que quem faz OM e só vai 1 vez por mês .Não tem cabimento é mal administrado e tem mais a diretoria tem que pagar como todo mundo não pode ter regalias tem que fazer parte da diretoria quem for eleito por todos os campista ;deveria ter votação em cada camping e ser divulgado, tem diretor que tem barraca não fixa e aparece só 1 vez no ano , outros já praticamente moram no camping e estão lá por simplesmente ter regalias financeiras. O camping de Bertioga foi desmatado e agora a fiscalização quer interditá-lo e ninguém ainda fez nada . Comecei a visitar os campings e minha decepção foi grande , no Rio tem um batalhão de empregados que pouco fazem é um cheiro de fezes de gato horrível . Ubatuba como é conhecido a diretoria se mantém lá é o melhor . Parati quando eu fui colocaram uma caçamba de lixo que cheirava tão mal que ninguém aguentava , péssimo . Caldas abandonado o guarda camping tinha sido mandado embora o substituto não sabia nem o que tinha que fazer , cheio de folhas escorpião nos banheiros , piscina com meio metro de água suja proliferando dengue , completamente abandonado. Bertioga agora deram uma melhorada mas também a água é horrível o poço é perto de um rio falta funcionário , guarda noturno, não tem portaria para a praia o preço é alto para que se oferece um camping alguns km para frente custa 350,00 reais lá se paga a OM mais manutenção de um trailer ou barraca pequena 420,00 e na temporada ainda sobe mais , só estão satisfeitos os da diretoria e os remidos que praticamente moram lá . Campos de Jordão abandonado . Itanhaém abandonado. Acabamos desistindo de conhecer os outros não vale a pena teriam que mudar até a maneira de cobrar tirar diárias , colocar por tamanho de equipamento não existir alta temporada pois é a único tempo que o pessoal tira uns 10 dias e fica no camping . Pergunto porque se paga mais quando não se usa , se quem não usa não da gastos ……………….. É incoerente o camping ficou para a diretoria e os remidos morarem vamos mudar o estatuto tem que ser atual afinal estamos em 2010 e a diretoria tem preguiça de rever o estatuto , ninguém mais fica só por 3 meses e depois tira os equipamentos , revejam pois o CCB esta falido mais ainda da para mudar não deixem o sócios proprietários a diretoria acabar com o nosso Clube vamos nos unir e tirar esse pessoal da cúpula e colocar novas ideias e um preço que os campings tenham mais sócios e não sócios a 30 desistirem de seus títulos e equipamentos ,vamos nos unir para o campismo aumentar e não acabar.
01/08/2010 (Luiz Cordeiro-São Paulo): É com tristeza que colaboro para corroborar as informações anteriores. Eu era sócio do CCB, mas cancelei tudo devido ao descaso para com os campings da rede. E isso não é novo. Em viagem há alguns anos atrás, passei no camping de Navegantes e encontrei uma situação muito triste, com o mato cobrindo tudo, cavalos soltos dentro da área do camping e a guarita do guarda camping abandonada, na qual havia documentos de campistas com datas de anos anteriores abandonadas, como se tivessem saído de lá correndo. O camping que Itanhahém é outro, que no passado não tinha sequer vaga, de tão concorrido e que depois foi deixado ao léu.Puro descaso. Incompetência mesmo.
25/07/2010 (Aparecida Cerdeira): Quem sofre mais são os donos de trailers, pois já se acostumaram com o local, com as amizades e até com as taxas, que acho absurdas. Agora se os campings fecharem todos,onde vão parar os trailers? Cada um na garagem de sua casa? Poucos são os campings particulares. O CCB deveria aproveitar que já estão abertos, bem ou mal funcionando, fazer uma limpeza geral, uma reforma geral, tanto na parte administrativa como funcional, e investir melhor visando divulgação, tanto no âmbito nacional como internacional. Não esquecendo que teremos a COPA DO MUNDO depois as OLIMPÍADAS, e muitos turistas estrangeiros estarão visitando nossas cidades com trailers e motor homes. E sabemos que eles vem de lugares em que as taxas de estadias são mínimas e os lugares muito bem cuidados. Porque o Brasil não investe e melhora tudo, a começar pelos lugares de campings, com tantas áreas maravilhosas que tem?Conheço algumas áreas de campings particulares na região sul do Brasil que poderiam servir de exemplo para o CCB, em organização e beleza. É de se pensar no melhor.
21/07/2010 (Anônimo): Temos que questionar primeiramente aqueles senhores beneméritos do CCB, que votam coisas absurdas nas assembleias, junto com o Sr Ademar e o Presidente. Sem dúvida nenhuma, são estes é que de fato nos devem muitas explicações, como também nós sócios que nada fazemos e acabamos por aceitar tais mazelas. A verdade é a seguinte, se nada for feito, o CCB acaba, e aí não vai adiantar chorar o leite derramado, sugiro o seguinte: Que tal convocarmos todos os sócios e vamos lá na sede e tiramos essa turma do poder, pode ser o começo de uma nova era, estou dentro. Sem mais.
17/07/2010 (Anônimo) – São Paulo: Frequentamos o CCB de Bertioga a mais de 10 anos só pelas amizades, mas falta funcionário , agora que fizeram banheiros pois precisavam desmanchar a porcaria que tinha por imposição do Ibama, temos varios equipamentos fixos já a muito tempo mas a adminiistração é pessima para toda aquela area temos puquissimo funcionarios, e os que tem fazem muito outros pouco .A algum tempo tem tido roubo nos trailers , discusão entre campista com brigas e boletim de ocorrencia , um discasso da diretoria , lucro tem e muito mas o fiscal só aparece para pegar o dineiro e ver se algum trailer fez algum varal ou colocou uma ducha de jardim fora mas o resto não tem nem caixa de agua servida para todos os trailers , na portaria da praia entra qualquer um pois não tem guarda , são os proprios campista mais antigos que barram o pessoal , sem falar que para arrecadar mais dinheiro deixam usuario de cocaina acampar , não sendo socio e nem convidado pondo em risco os socios que mantem , t! emos que vigiar as crianças dos proprios campista aventureiros e baderneiro , o guarda camping foi exercer a profissão lá pois não teve experiencia na funçaõ antes fica na portaria só recebendo e diz que não precisa de funcionario ; guarda noturno pela area teria que ter um em cada portaria e 2 rondando mas isso nunca vai ter mal tem um , por isso dos roubos só visam lucros sem falar que apagam as luzes perto do banheiro para economizar. Enfim esté é o CCB cada vez pior só vendo lucros , mas pouco oferecendo , agora sabe o que prende todos lá são as amizades e é isso que é a sorte do CCB , mas estão aos poucos o pessoal antigo se desfazendo do seus equipamentos e isso é uma tristeza.
16/07/2010 (Anônimo) – São Paulo: O CCB é pura palhaçada. Parei de pagar faz anos. só eles acham que são 27 campings funcionando. É só ir até todos eles e ver que em 1/4 está abandonado e fechado e outra metade está à beira do abandono. CUlpa deles que só querem saber da grana mensal pra fazer sei lá o que e queimar todos os terrenos que o CCB tinha.
15/07/2010 Fernando – São Paulo: Só pago o CCB porque me convém. Mas avalio que para poucos é assim: Tenho Motor-Home (se acampasse de barraca não frequentaria mais) – porque não contamos com banheiros, cantinas e galpões e no Motor Home podemos até ficar sem luz – fato que acontece com frequencia. Acampamos com frequencia, porque senão não compensava pagar a taxa mensal. preferiria pagar como não sócio. Conheco muitos colegas que abandonaram. Com razão. Acho que cada um devia fazer as contas. Junte o qto. pagam anualmente de mensalidades + o que pagaram nos pernoites que viajaram. Depois multiplique só os pernoites por 3x e veja o resultado. Se a primeira deu menor faça como eu: continue sócio e pague mensalmente. Se a segunda deu menor, então pare de bancar as “tetas” do CCB pq com certeza tem gente mamando nela. Isso porque não sendo sócio, poderá entrar como convidado de algum colega e pagar só o dobro do pernoite.
15/07/2010 Miguel – Paraná: Essas perguntas eu ja fiz muitas vezes pelos campings que visito. A verdade é que os campings nao recebem nada. os funcionários nao ganham há anos e direitos trabalhistas eles nunca ouviram falar. Não recebem nada e nem sabem por onde anda a direção. Tem que tirar o salário e as contas do proprio ganho da portaria. IPTU geralmente não pagam. acho que por isso perdemos tantos campings. é um absurdo aumentarem com esta desculpa.
15/07/2010 (Anônimo) – São Paulo: Tenho meu trailer parado no CCB Ubatuba e estou satisfeito com o Camping. Pra mim é melhor que ter uma casa lá. Não viajo pros outros.
15/07/2010 (Anônimo) – São Paulo: Frequento Campos de Jordão. O Enoque não ganha salário nunca. O camping já foi pra Leilão há uns 3 anos e está ara ir de novo por falta de pagto de IPTU. A luz é cortada todo ano pq é a sede no RJ que deveria pagar mas nao paga. O camping tinha vigia noturno e mais 2 serventes. Hoje não tem mais ninguem. todos desistiram pq nao recebiam. Hoje só tem ele e a esposa.