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Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

O sistema elétrico principal do trailer Karmann Ghia contém um conversor (veja figura abaixo) com várias funções e, opcionalmente, uma bateria de 12 volts para ser usada em acampamento “selvagem”, ou para quando faltar energia no camping.

O conversor é um equipamento elétrico utilizado para estabilizar e compatibilizar a energia  elétrica  fornecida  pela  rede  de  corrente  alternada  com  a  tensão  dos equipamentos de uso interno do veículo, além de fornecer tensão contínua (12v) para os equipamentos específicos. Pode ser fornecido com potência de 800 a 6.000 watts. Seu princípio básico de funcionamento é do autotransformador, com enrolamento primário e secundário. Com entrada da rede em corrente alternada (110V ou 220V) o conversor/carregador supre corrente contínua de 12V para carregar a bateria, para a bomba de água, e para a geladeira (no caso de ainda ser a original, ou ainda com compressor de 12V), além de energia para tomadas (110V e/ou 220V, conforme ligação). O  conversor  possui  um  painel  com  dois  instrumentos  de  medição  (voltímetro  e amperímetro), duas chaves seletoras e três porta-fusíveis.

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•  O  voltímetro  (mostrador  da  esquerda)  mede  a  voltagem  de  entrada  da  rede externa (110V ou 220V).

•  O  amperímetro  (mostrador  da  direita),  mede  a  carga  que  a  bateria  está recebendo (quando a bateria estiver totalmente carregada,  o ponteiro deve estar em zero, e neste caso deve-se desligar o carregamento para evitar danos à bateria).

•  A chave seletora da esquerda tem duas posições:

o  À esquerda: Aciona-se quando a energia elétrica de entrada é de 110V.
o  À direita: Aciona-se quando a energia elétrica de entrada é de 220V.
o  Observação:  definida  e  selecionada  a  voltagem,  é  altamente recomendável  colocar  a  trava  para  fixar  a  posição  (evitando  efeitos indesejáveis, como por exemplo, a queima do conversor/carregador).

•  A chave seletora da direita possui três posições:

o  À esquerda: carrega a bateria (e também fornece energia 12V (CC) para os equipamentos do trailer).
o  No centro: desliga o sistema elétrico de 12V (CC).
o  À  direita:  aciona  o  fornecimento  de  energia  12V  pela  bateria  (nessa condição não há o carregamento em paralelo da bateria, ou seja, estará sendo  consumida  carga,  e  a  sua  duração  está  limitada  conforme  a capacidade (da bateria) e o consumo da energia.

•  Os três fusíveis são:
o  1 fusível automotivo de 5 Amperes: entrada da rede externa.
o  1 fusível automotivo de 15 Amperes: iluminação 12V.
o  1 fusível automotivo de 15 Amperes: do carregador da bateria.

•  Originalmente sistema elétrico possui 6 (seis) tomadas9:
o  Acima da pia.
o  No banheiro.
o  Na geladeira.
o  Na lateral traseira (direita).
o  Na lateral traseira (esquerda).
o  Embaixo do assoalho, na dianteira (lado direito).
o  Atenção  (1):  As  tomadas  traseiras  e  embaixo  do  assoalho  são opcionais.

o  Atenção  (2):  Originalmente  estas  tomadas  opcionais  são  ligadas
diretamente  na  rede  externa  e  não  passam  pelas  chaves  do  painel.
Dependendo da rede de entrada elas podem ter voltagem diferente (110V
ou 220V).

Bateria

A  utilização  de  bateria  é  importante  para  obtenção  de  uma  boa  qualidade  de filtragem de 12Vcc e, em eventuais faltas de energia externa (ou mesmo ainda durante o trânsito, quando se precisa de energia para a bomba de água em alguma eventualidade).

Considerações:

•  Não  utilize  baterias  automotivas  em  seu  trailer,  pois  elas  são  concebidas  e construídas para aplicação exclusiva em veículos com motores a combustão. Sua tecnologia é para fornecer alta descarga de energia em poucos segundos fazendo o motor de partida e todo o sistema elétrico do veículo funcionar (pico de energia).

•  Já  as  baterias  estacionárias,  ao  contrário  da  automotiva,  não  foram desenvolvidas  para  suportar  picos  de  fornecimento  de  energia,  mas  sua tecnologia fornece corrente elétrica por longo período de tempo (sem picos), para manter um dispositivo funcionando. É a mais indicada para os veículos de recreação como trailers, motor homes, sistemas de backup de energia etc. Elas podem  sofrer  descargas  extremas  sem  afetar  a  durabilidade  e  as  placas  da bateria.

•  Verifique periodicamente o estado da bateria.

•  Posicione  os  interruptores  para  a  carga  da  bateria  somente  quando  for necessário executar esta operação.

•  Utilize preferencialmente carga lenta para maior durabilidade da bateria.

•  Considere a utilização de um carregador de bateria inteligente à parte. Este tipo de carregador, quando atinge uma voltagem específica fica em flutuação, não sobrecarregando a bateria (e prolongando sua vida útil). Quando ela começa a descarregar, imediatamente ele volta à carga. Utilizando este equipamento, você pode deixar o carregador inteligente ligado ininterruptamente.

 

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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