Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
O sistema elétrico principal do trailer Karmann Ghia contém um conversor (veja figura abaixo) com várias funções e, opcionalmente, uma bateria de 12 volts para ser usada em acampamento “selvagem”, ou para quando faltar energia no camping.
O conversor é um equipamento elétrico utilizado para estabilizar e compatibilizar a energia elétrica fornecida pela rede de corrente alternada com a tensão dos equipamentos de uso interno do veículo, além de fornecer tensão contínua (12v) para os equipamentos específicos. Pode ser fornecido com potência de 800 a 6.000 watts. Seu princípio básico de funcionamento é do autotransformador, com enrolamento primário e secundário. Com entrada da rede em corrente alternada (110V ou 220V) o conversor/carregador supre corrente contínua de 12V para carregar a bateria, para a bomba de água, e para a geladeira (no caso de ainda ser a original, ou ainda com compressor de 12V), além de energia para tomadas (110V e/ou 220V, conforme ligação). O conversor possui um painel com dois instrumentos de medição (voltímetro e amperímetro), duas chaves seletoras e três porta-fusíveis.
• O voltímetro (mostrador da esquerda) mede a voltagem de entrada da rede externa (110V ou 220V).
• O amperímetro (mostrador da direita), mede a carga que a bateria está recebendo (quando a bateria estiver totalmente carregada, o ponteiro deve estar em zero, e neste caso deve-se desligar o carregamento para evitar danos à bateria).
• A chave seletora da esquerda tem duas posições:
o À esquerda: Aciona-se quando a energia elétrica de entrada é de 110V.
o À direita: Aciona-se quando a energia elétrica de entrada é de 220V.
o Observação: definida e selecionada a voltagem, é altamente recomendável colocar a trava para fixar a posição (evitando efeitos indesejáveis, como por exemplo, a queima do conversor/carregador).
• A chave seletora da direita possui três posições:
o À esquerda: carrega a bateria (e também fornece energia 12V (CC) para os equipamentos do trailer).
o No centro: desliga o sistema elétrico de 12V (CC).
o À direita: aciona o fornecimento de energia 12V pela bateria (nessa condição não há o carregamento em paralelo da bateria, ou seja, estará sendo consumida carga, e a sua duração está limitada conforme a capacidade (da bateria) e o consumo da energia.
• Os três fusíveis são:
o 1 fusível automotivo de 5 Amperes: entrada da rede externa.
o 1 fusível automotivo de 15 Amperes: iluminação 12V.
o 1 fusível automotivo de 15 Amperes: do carregador da bateria.
• Originalmente sistema elétrico possui 6 (seis) tomadas9:
o Acima da pia.
o No banheiro.
o Na geladeira.
o Na lateral traseira (direita).
o Na lateral traseira (esquerda).
o Embaixo do assoalho, na dianteira (lado direito).
o Atenção (1): As tomadas traseiras e embaixo do assoalho são opcionais.
o Atenção (2): Originalmente estas tomadas opcionais são ligadas
diretamente na rede externa e não passam pelas chaves do painel.
Dependendo da rede de entrada elas podem ter voltagem diferente (110V
ou 220V).
Bateria
A utilização de bateria é importante para obtenção de uma boa qualidade de filtragem de 12Vcc e, em eventuais faltas de energia externa (ou mesmo ainda durante o trânsito, quando se precisa de energia para a bomba de água em alguma eventualidade).
Considerações:
• Não utilize baterias automotivas em seu trailer, pois elas são concebidas e construídas para aplicação exclusiva em veículos com motores a combustão. Sua tecnologia é para fornecer alta descarga de energia em poucos segundos fazendo o motor de partida e todo o sistema elétrico do veículo funcionar (pico de energia).
• Já as baterias estacionárias, ao contrário da automotiva, não foram desenvolvidas para suportar picos de fornecimento de energia, mas sua tecnologia fornece corrente elétrica por longo período de tempo (sem picos), para manter um dispositivo funcionando. É a mais indicada para os veículos de recreação como trailers, motor homes, sistemas de backup de energia etc. Elas podem sofrer descargas extremas sem afetar a durabilidade e as placas da bateria.
• Verifique periodicamente o estado da bateria.
• Posicione os interruptores para a carga da bateria somente quando for necessário executar esta operação.
• Utilize preferencialmente carga lenta para maior durabilidade da bateria.
• Considere a utilização de um carregador de bateria inteligente à parte. Este tipo de carregador, quando atinge uma voltagem específica fica em flutuação, não sobrecarregando a bateria (e prolongando sua vida útil). Quando ela começa a descarregar, imediatamente ele volta à carga. Utilizando este equipamento, você pode deixar o carregador inteligente ligado ininterruptamente.
boa noite! eu tenho um modelo igual a esse da figura e ele é realmente muito bom feito para durar mais infelizmente eu vou ter que vender se tiver alguém interessado é só entrar em contacto mkrodrigues46@hotmail.com .