Copa do Mundo e o Campismo: Fizemos Nossa Tarefa de Casa?
Publicidade:
 
Há anos atrás quando foi anunciada a sede brasileira para a copa do mundo de 2014 muitas promessas se fizeram em diversos setores da sociedade. No campismo não foi diferente. A alternativa de hospedagem tão comum na Europa e América do Norte poderia ser uma ótima oportunidade para o tão aguardado crescimento do campismo brasileiro. Não se pouparam idéias e desejos do aumento das áreas de campings e um estouro na fabricação de RVs, cujo mercado de locações poderia realmente tomar a tão sonhada forma internacional.
Passados muitos meses, estamos a menos de 100 dias do evento e as idéias sequer saíram do pensamento. Em um país onde nem mesmo os palcos principais do evento, os estádios, não foram concluídos o CAMPISMO continuou no mesmo patamar do início da década.

Não vimos novas áreas sendo implantadas nem mesmo nas cidades que sediarão os jogos. Projetos estrangeiros que visavam a fabricação e locação de pequenos motor homes simplesmente não saíram do papel e apenas alguns exemplares se encontrarão à disposição dos visitantes, que em sua maioria precisarão se contentar com a presença de motoristas oficiais. O Camping Clube do Brasil que anuncia em seu jornal oficial a alternativa de campings próximos às sedes dos jogos na realidade apenas oferece os campings que restam abertos e sem qualquer melhoria significativa.

Alguns campings até anunciam algum crescimento ou preparação para o evento, mas limitando-se aos próprios números ou divulgações internas. O ministério do turismo nada fez senão um site pífio listando poucas referências externas como fontes de informação ‘as hospedagens alternativas que nem mesmo o nome do Portal que vos fala fora corretamente redigido.

Na semana passada um site de notícias trouxe estatísticas de que 44% dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil buscam hospedagens alternativas que visam principalmente um maior contato com nossa cultura enquanto nossas agências de notícias ainda insistem em abordar o campismo como forma mais barata de se viajar. Diante dos fatos, os números demonstram o altíssimo potencial brasileiro para o campismo que simplesmente não recebe nenhum tipo de incentivo nem mesmo diante de um evento mundial.

Publicidade:

Na cara do gol não parece que temos muito a fazer senão melhorias pontuais de forma individualizada. Resta o objetivo futuro de que independente de grandes acontecimentos mundiais, nossa cultura campista possa ser resgatada e também ampliada sendo encarada como um estilo de vida que se convive e respeita o meio ambiente sem se fazer comparações ou diferenciações de equipamentos.

Marcos Pivari


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!