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Em pleno 2021 são vários os requisitos a serem preenchidos quando se fala de rebocar trailers. Como geralmente são reboques bem mais pesados que o normal, desde 2006 os veículos não só precisam ter CMT (Capacidade Máxima de Tração) declarado e suficiente para o PBT do trailer, como também o ENGATE precisa ser HOMOLOGADO para tal. Mas não é só para o peso. Hoje em dia o engate precisa ter uma licença do fabricante do acessório que contenha uma homologação específica para aquele carro, onde é também necessária uma plaqueta que declare o número da homologação, o peso máximo a ser tracionado e que este seja enquadrado dentro da capacidade máxima do carro.

CARRO: Hoje em dia é preciso procurar com atenção um veículo que possua o CMT necessário para o seu trailer. Esta capacidade deve ser declarada pelo fabricante através do manual, que também incluirá informações necessárias de pontos de fixação para que o fabricante do engate possa desenvolver o seu projeto. (Carros até 2006 não entram nesta regra.)

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ENGATE: Há casos de veículos no mercado que mesmo com alta capacidade para rebocar (CMT), é difícil (ou impossível) de encontrar um fabricante de engate que possua um modelo homologado para ele.

VW-AMAROK: Como todos sabem, o MaCamp está com uma parceria com a Volkswagen Brasil em uma AMAROK Diesel V6 de 258CV e CMT de 2.800kg. Além de possuir capacidade para tracionar quase que todos os modelos de trailer disponíveis, o carro ainda vem de fábrica com um engate homologado e licenciado para esta capacidade. De fabricação alemã da marca conhecidíssima – a WESTFÁLIA – Possui uma composição parruda em um corpo removível maciço com bola cromada cuja bitola da porca já convence de sua qualidade. É só encaixar e travar o pino para engatar o trailer e sair viajando sem preocupações com a segurança e também com fiscalizações na estrada.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá! E quando é o contrário? Exemplo para um carro de marca FIAT ou Jeep que todos são homologados com capacidade de tração de 400kg e alguns engates informam capacidade de 700, 1200 e até 1500kg? O que considerar? Segundo resposta que obtive da marca Jeep e Fiat Todos os modelos da marca FCA Stelantis possuem capacidade de tração de reboque de 400kg. No engate que encontrei por exemplo estava ” capacidade de tração veículo 400kg capacidade tração engate 1200kg.

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