Entrevistas sobre Campismo e Caravanismo em Brasília.
Publicidade:
 

A rádio CBN de Brasília abriu em sua programação hoje, dia 26 de junho, uma discussão bastante interessante sobre o Campismo como meio alternativo de turismo. Falaram deste ramo, dentre outras, quatro pessoas: Edgar Tostes e Claudio Vinicius representando grupos e associações de campismo, Beatriz Guimarães representante o Albergue de Brasília e Ariadne Bittencourt da secretaria de turismo da Capital.

O campismo no Brasil atualmente passa por problemas semelhantes a muitas outras práticas, onde existe um potencial enorme por suas dimensões continentais e áreas de natureza preservada, alem das inúmeras belezas naturais, porém uma perda contínua de cultura e nenhuma atenção dos que planejam as ações relativas.

Importante se ter o cuidado de se entender o CARAVANISMO como uma das formas de CAMPISMO para não acabarmos por conquistar apenas estrutura para esta última, onde se necessita de um poder aquisitivo muito maior para se ingressar na prática.

Publicidade:

Abaixo podemos conferiras entrevistas através do site da CBN, a partir do minuto 11:44 (use o mouse para pular a barra de tempo).

Tostes menciona o encerramento das atividades do Camping de Brasília e da não definição da nova área e também sobre as perspectivas por conta dos eventos mundiais de 2014 e 2016 onde o campismo seria ótima alternativa.  Claudio Vinícius enfatizou a permanência de veículos de recreação estrangeiros no Brasil de  no máximo 90 dias, atrapalhando a vida de caravanistas de outros países, assim como fazem por toda a América do Sul onde este período é maior. Beatriz Guimarães que representa o albergue de Brasília fala sobre o crescimento do número de leitos. Por último, Ariadne Bitencourt, da Secretaria de turismo fala sobre o entendimento do processo de crescimento dos turistas estrangeiros e suas demandas. Ela defende os meios chamados “alternativos” citando Camping e Albergue, mas não trazendo perspectivas de tais crescimentos.

 

Importante salientar que é prejudicial afirmar que Brasília não possui local que receba campistas e caravanistas, esquecendo de mencionar que o albergue hoje pode receber os campistas e caravanistas, mesmo com estrutura precária. Ainda neste ano a equipe do MaCamp esteve em Brasília onde instalou seu trailer  por três dias no albergue tendo acesso à luz e água. Há um grande terreno gramado nos fundos do albergue e no térreo do prédio há banheiros e refeitório para café da manhã incluso na diária. Realmente o estado de conservação da área e do prédio estava ruim, mas trata-se da mesma situação dos alberguistas.

O mais importante é o campismo estar presente nas discussões e nas mídias para que possamos contar com um crescimento, mesmo que paulatino, da atividade como um todo.

Marcos Pivari


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!