Arquitetura para o Turismo >> O ESTACIONAMENTO DO PORTAL terá um papel importantíssimo em períodos de alta temporada e feriados. Com o grande número de ônibus de turismo chegando a Campos do Jordão e o grande número de automóveis visitantes, fica inviável a circulação e o estacionamento de veículos pesados na avenida principal e nas ruas do centro assim como rotas de pontos turísticos. Atualmente essa prática tumultua as vias públicas onde ônibus de excursão estacionam e também embarcam e desembarcam passageiros até em filas duplas. Esses acontecimentos já foram ilustrados no capítulo: Objetos e Objetivos, na página 63.
Atual situação do terreno do portal
INSERÇÃO URBANA do Estacionamento do Portal
PLANTA do terreno do portal – (hoje)
Equipamentos:
•Estacionamento – Vagas para estacionamento dispostas da melhor forma a acolher a totalidade de ônibus de excursão.
•Vestiários – Sanitários, lavatórios e locais para banhos e trocas de roupas para um maior conforto do turista ao visitar a cidade.
•Salas para Motoristas – Local de descanso, lazer e entretenimento para os motoristas de ônibus em seus horários ociosos. Haverá um refeitório com local para refeições, cozinha dotada de refrigerador, fogão e pias para os profissionais prepararem seus próprios alimentos e banheiros.
•Transporte – Os turistas contarão com o sistema de transporte sobre trilhos (que passam ao lado do estacionamento) para se locomoverem até o Centro Turístico Popular (CTP) onde contarão com todo o apoio ao planejamento de seus passeios.
•Área para Veículos de Recreação – O estacionamento contará com uma área própria para recepção de veículos de recreação (ver anexo). Cada módulo será dotado de ponto de energia elétrica, ponto de água e esgoto sanitário. Os veículos serão estacionados mediante pagamento de diárias + adição de usos de energia elétrica e água, medidos individualmente. Tal equipamento evitará o estacionamento desse tipo de veículo nas áreas nobres do Centro, como acontece frequentemente, pela falta de espaços específicos nos campings na cidade.
Programa:
Estacionamento (125 vagas) 12.500m²
Área para Veículos de Recreação (10 vagas) 725m²
Vestiários 300m²
Sala para motoristas 150m²
Sanitários 100m²
Cozinha 40m²
Refeitório 35m²
Lojas 100m²
Partido
O partido do projeto foi a proximidade do bloco de vestiários e plataformas de desembarque em relação ao Portal, onde as quatro faixas de rolamento de entrada e saída da cidade se separam tornando fácil a travessia dos pedestres até a estação do trem. A entrada dos ônibus se dá pela Rua Tassaburo Yamaguchi onde há o controle de entrada dos veículos de excursão e também dos veículos de recreio. O local para trailers e motor homes está separado por muros e grades no final do trajeto do terreno com visão para a rotatória. Existe um acesso de pedestres para a rua. Os vestiários oferecem ao todo 55 sanitários, 10 chuveiros, 30 mictórios e 30 lavatórios. A sala para motoristas possui 11 sanitários, 10 chuveiros, 9 mictórios e 12 lavatórios, cozinha e refeitório que pode ser estendido à área externa coberta. Ao longo da plataforma em “L” duas lojas servem os turistas que chegam e vão.
PLANTA do PROJETO de apoio aos turistas e motoristas
Relação do conjunto com a travessia
Planta Bloco de Apoio
Perspectiva 1
Perspectiva 2
Perspectiva 3