Cambão
- Este tópico contém 51 respostas, 16 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por SERGIO NERI.
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28 de janeiro de 2015 às 12:15 #57275PelagioParticipante
Eu agora estou mais voltado para um buggy, pesa pouco também.
28 de janeiro de 2015 às 12:24 #57276Tiago GINParticipantePode puxar sem medo! Levamos um fusca 1974 de Curitiba PR até Corumbá MS puxando com uma L200… Até ai tudo bem… Mas a L200 foi pra BOLÍVIA e o fusca ficou, foi vendido e teve de ser levado até Aquidauana (+-300km) e o único carro que tinha engate para fazer isso era qual?? Kombi 87 a alcool… A kombi fez bonito com o fusca no engate… Uma velocidade de 70 por hora em retas e nas subidas mais íngremes (que são pouquissimas) a pior baixou pra 40… Só cuide em curvas, Pq pelo excesso de peso o fusca dava umas empurradas… Bom seria se tivéssemos um trailer com eixos separados… Pois não força nada no engate… Não sei quanto a pêndulos, pois quando esse transporte foi feito (em 1997) eu ainda não tinha carteira e não dirigia… Contei o “causo” aqui baseado em relatos do meu pai Q está aqui do lado rs
28 de janeiro de 2015 às 12:45 #57279Andre AmericanaParticipantePor experiência própria, nenhuma das situações lhe permite andar p trás, no maximo 50cm, depois disso começa a torcer tudo.
Edintruder wrote:A vantagem do Towbar é que o carro manobra de ré normalmente como um reboque comum. Isso ajuda muito mesmo. Para mim a maior vantagem da carreta parcial é a opção de usar carro automático. O BR800 é uma pluma. O pai de um amigo meu tinha um igual a esse com um motor de fusca, e ficou muito forte. Tem que colocar apenas um diferencial mais longo pois fica muito motor para pouco peso de carro. Se fores olhar esse Gurgel, olha muito bem estrutura metálica. Ele tem uma gaiola de metal que costuma apodrecer e é difícil de reparar. Consegue ter uma noção olhando a periferia da suspensão dianteira e traseira.[hr] Um buggy também é uma boa opção. Ponto positivo: leve e divertido ponto negativo: a cada parada reserve um tempo p limpeza interna, pois por melhor que seja a capota suja muito por dentro. O preço dos buggys hoje também é um peso no bolso, em média um ano 1975 em bom estado pagará R$15.000.00. Abraços
Pelagio wrote:Eu agora estou mais voltado para um buggy, pesa pouco também.28 de janeiro de 2015 às 16:44 #56911leandrovarandaParticipanteTem buggy de quase 60 mil http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-622031998-maverick-1000-r-can-am-utv-_JM Não achei que eram tão caros. Esse outro já tem o towbar http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-612100468-baja-buggy-fusca-1600-envemo-off-road-vw-cbp-_JM Tem esse por R$9900, já começa a ficar num preço melhor. http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-596732079-buggy-brm-mod-m-11-1994-oportunidade-original-_JM
29 de janeiro de 2015 às 12:40 #57300EdintruderParticipanteAndré, então o teu carro estava desalinhado. Uma vez estava puxando um Mille e errei uma saída em São Miguel do Oeste/SC quando estava voltando para o RS. Achei uma entrada de fazenda e manobrei o “Millereboque” sem nenhuma dificuldade de ré para a entrada da propriedade a fim de conseguir manobrar a caminhonete de volta. Outra ocasião logo quando fiz o towbar, fui andar pela cidade puxando o Mille. Consegui estacionar também igual a um reboque comum. O único ponto de cuidado era em esquinas mais apertadas aonde as rodas dianteiras oscilavam um pouco enquanto virava. O carro para ser puxado precisa estar perfeitamente alinhado, com pneus calibrados e balanceados. Um detalhe qualquer na suspensão ou pneus pode ser fato gerador de acidentes. Se o carro estiver “puxando o volante para um dos lados”, não pode ser rebocado pelo towbar. A manobra de ré é exatamente a mesma de um reboque, porém tem que prestar atenção no limite de giro do carro que está sendo rebocado. Não pode fazer manobras apertadas para não forçar a estrutura do carro. Esse uno, fiz uma estrutura bem simples que fixei na travessa dianteira aonde fixa o motor e suspensão, aproveitando os olhais de reboque originais da carroceria.
Andre Americana wrote:Por experiência própria, nenhuma das situações lhe permite andar p trás, no maximo 50cm, depois disso começa a torcer tudo.29 de janeiro de 2015 às 15:26 #57302Andre AmericanaParticipanteEntão preciso aprender, pois até hoje não vi quem consiga fazer algo assim.
29 de janeiro de 2015 às 16:30 #57308Marcos PivariMestreCerteza, André. Além do mais, com o carro dando ré com as rodas soltas, invariavelmente ele irá pender para um lado e nessa hora vai torcer o cambão, pois a traseira do motor home estará “fixa”. o máximo que seria possível seria dar ré em linha reta, mas o fato do carro estar alinhado de nada adiantaria se o piso não estiver totalmente plano e regular. Respeito todas as opiniões mas aconselho que ninguém tente fazer isso em casa. o prejuízo será tremendo.
29 de janeiro de 2015 às 18:09 #57313EdintruderParticipantePara fins de pesquisas na internet, usarei os termos corretos para os equipamentos. Towbar que e barra de reboque em inglês, porém no Brasil é usado como referência para o sistema rígido. Cambão para o sistema articulado como popularmente os sistemas são chamados que substituíram as cordas. O que comanda a frente do carro é o towbar justamente por ser rígido. Então basta manobrar como se fosse um reboque normal cuidando o raio de curva. Sabem o que realmente é difícil? Manobrar rodotrem de ré. Isso sim é difícil, e mesmo assim muito manobrei no pátio da empresa que trabalhava antes (VBR Logística) para descarregar containers. Um espaço de cerca de 100 metros com rodotrem de ré sim que é difícil. Bitrem é muito fácil. Mas carro no cambão, não tem absolutamente nada de anormal. Se ele jogar a traseira basta corrigir que a direção vai acompanhar. Nesse Mille da foto tu consegues fazer o jogo virar empurrando ele pelo towbar na mão. Não precisa grande esforço para fazer um carro virar as rodas tanto para frente como para trás. Se o próprio vento lateral consegue virar o jogo para o lado, na barra é fichinha de fazer. Da mesma forma que uma carreta Vanderleia comanda o eixo louco do centro dando ré, o carro também comanda. Convido qualquer um que tenha Towbar que experimente.
4 de abril de 2015 às 16:11 #58395raul netoParticipanteTive uma ideia de rebocar uma kombi no towbar, tipo uma kombinet, só que sem motor e caixa, só a casca com todo o equipamento de um trailer, cama, cozinha, armarios e etc. puxada pelo meu carro 2.0, assim meu carro ficava livre para rodar enquanto a “kombi trailer” fica parada nos campings. Será uma ideia de maluco?kkkkkkkkkkkkk
4 de abril de 2015 às 18:45 #58398Elizeu Porto RibeiroParticipanteraul neto wrote:Tive uma ideia de rebocar uma kombi no towbar, tipo uma kombinet, só que sem motor e caixa, só a casca com todo o equipamento de um trailer, cama, cozinha, armarios e etc. puxada pelo meu carro 2.0, assim meu carro ficava livre para rodar enquanto a “kombi trailer” fica parada nos campings. Será uma ideia de maluco?kkkkkkkkkkkkk -
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