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Discussão Matéria:PESAGEM DE MOTOR HOMES: Problemas

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 25 do total)
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  • #50141
    leandrovaranda
    Participante

    Esse limite de baixo é o limite legal por eixo, o de cima “Limite PBT: 6300” é que é o dos veículos, pelo menos foi assim que entendi.

    #50144
    Capt.A330
    Participante

    Buenas pessoal; o Marcos está certo, o limite mostrado na pesagem da Tritón e do Guanaquito, não tem referencia para eles, pois os limites são para camiões, que de fato, são os únicos que deveriam ser pesados. Inclusive, quando fui pesar o comboio, o pessoal do posto me falou que não era necessário, e só pesaram porque eu insisti que queria saber por interesse particular. Pesar MH me parece que se debe à falta de informação sobre o real peso dum MH, que não é, definitivamente , um transporte de cargas…só de sonhos de aventuras e viagens, que como bem sabemos, só tem peso nas mentes e corações dos proprietários.:coracao::D Abraços!

    #59216
    SERGIO NERI
    Participante

    Caro AMIGO Capt.A330, vou lhe pedir um favor, (se possivel) estou querendo comprar um MOTORHOME modelo MB 608, mas tenho um problema, a minha CNH é B e só posso dirigir até 6 toneladas, já conversei com vários vendedores e alguns dizem que posso, outros dizem que só na categoria D. Estou achando que os proprietários deste tipo de MOTORHOME não sabem o peso de seus próprios veículos, peço o seu conselho e dos demais amigos da MACAMP. Obrigado Obs.: Por problemas de saude não posso tirar categ. D

    #59208
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Sérgio, provavelmente vc está interessado em um Turiscar Solymar. Este modelo acredito que não chegue a 6.000 kg, mesmo com modernização e acréscimo de acessórios não originais, como por exemplo baterias maiores, placa solar, etc… No link ao final deste texto, há informação de que o peso original do referido motorhome é de 4.800 kg. E me corrijam se eu estiver errado, mas nos motorhomes tem uma plaquetinha informando o peso (nos trailers sei que tem, com certeza – ao menos quando sai de fábrica tem – ou ao menos é para ter, “acho”). Para garantir, acredito que seria bom antes de fechar a compra tentar pesá-lo em uma transportadora ou em alguma embarcadora (geralmente estas empresas têm balanças). Se tiver dúvida onde existe uma balança em sua região, ou na região onde está o motorhome que vc está interessado em comprar, vá a alguma oficina de caminhões, pois eles geralmente sabem tal informação. Para ser direcionado à página que falei acima, por favor, clique AQUI. Boa Sorte!

    #59205

    Pessoal. O grande erro nestes casos de classificação de CNH está nas dúvidas sobre o peso real dos motor homes. Esta nada tem a ver com a realidade. O enquadramento da carteira se refere ao PBT (PESO BRUTO TOTAL) e não sobre o peso do específico carro. O PBT do caminhão (no caso) é único independente do motorhome que está montado em cima e abrange o seu peso real (do chassi) e o máximo que ele pode carregar de carga. Portanto se pegarmos um caminhão “X” modelo “Y”…. e montarmos com um motorhome de 1Ton e montar outro com 4Ton, o PBT dele será o mesmo e a mesma CNH será exigida para ambos. Daí pra falarmos do seu 608, será necessário você pesquisar bem qual é o PBT dele. Particularmente, (já sem qualquer conhecimento específico), já ouvi falar que o 608 mais antigo (608D) tinha o PBT de 6.000kg e que o sucessor (608E) tinha 6.500kg. Daí tivemos o (L 708) com 6.600kg de PBT e os mais novos (709 e 710) com 6.700kg. Neste cenário de qualquer jeito o motorista terá que possuir cnh “C” ou ainda a “D” se o motor home possuir mais de 8 lugares+motorista. Importante dizer também que mesmo que o motor home possua, por exemplo, 5.000kg de PBT, só poderá ser conduzido com CNH “B” se tiver a classificação “motor casa” no documento. Esmo assim, sempre sugerimos aqui que se conquiste a CNH “D”, pois existem diversas interpretações dos guardas na estrada e, mesmo eles estando errados, é muito difícil argumentar longe de casa nos momentos do lazer. Hoje em dia os motor homes possuem apenas a inscrição “especial / motor casa/ carroceria fechada” no documento (o que dá clareza na lei da CNH “B”). Porém os mais antigos possuem a palavra “onibus” ou “caminhão” junto da palavra “motor casa” o que dá brecha para o policial exigir a carteira “C” (para caminhão) ou “D” ( para ônibus).

    #59206
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    O Marcos tem razão. O que vale é o PBT e não o peso real do veículo. Me equivoquei e peço desculpas. Agora, essa confusão toda na nossa “Terra Brasilis” é bem típica. Quem ainda tiver dúvidas em entender o porque disso tudo, clique [size=large]AQUI[/size]. E lembre-se de uma frase, sabendo da sua verdadeira história, que também dá bem a noção do porquê essa bagunça de normas, clicando [size=large]AQUI[/size]. Só rindo mesmo! KKKKKKKKK

    #59198
    Edintruder
    Participante

    Jandir, só complementando o final do teu texto, “SÓ RINDO PRA NÃO CHORAR”…

    #59201
    SERGIO NERI
    Participante
    SERGIO NERI wrote:
    Caro AMIGO Capt.A330, vou lhe pedir um favor, (se possivel) estou querendo comprar um MOTORHOME modelo MB 608, mas tenho um problema, a minha CNH é B e só posso dirigir até 6 toneladas, já conversei com vários vendedores e alguns dizem que posso, outros dizem que só na categoria D. Estou achando que os proprietários deste tipo de MOTORHOME não sabem o peso de seus próprios veículos, peço o seu conselho e dos demais amigos da MACAMP. Obrigado Obs.: Por problemas de saude não posso tirar categ. D

    [hr] Caros AMIGOS, em especial Jandir de Teresópolis, MACAMP, Edintruder. agradecido pelas informações. No caso é um MOTORHOME tipo microônibus MB 608 D sendo carroceria CAIO – Modelo TRAILCAR

    #58910
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Sergio! Desculpa a demora em responder, mas estava fora de casa. Bem, com respeito à habilitação, até onde posso ver e entender, se no documento do MH estiver com “especial / motor casa/ carroceria fechada”, como muito bem pondera Marcos, só vai necessitar a carteira “B”; o ideal é você dar uma olhada no documento da MH, para ver se está mesmo só como “especial / motor casa/ carroceria fechada”, para evitar problemas, e ainda, se puder, tenta obter a carteira “C”, embora, não será necessária, desde que você ande no teu MH com uma cópia impressa da lei que regulamenta, e que podes obter aqui no MaCamp. Abraços Sergio, e parabéns pela empreitada! Dardo.

    #59182
    leandrovaranda
    Participante

    http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-636899658-motorhome-turiscar-solymar-conservado-_JM Nesse anúncio está que pode dirigir com carteira B,acho que vai do chassis que foi usado. “Montagem chassis zero km- 1982/1982. Documentação, atualizada para especial motor-casa carroceria fechado isento de IPVA. Habilitação para dirigir B(Nova Lei) Reforma – 2005. Motor – MB 608D turbo com – 112mil Km.”

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