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Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox

Este tópico contém respostas, possui 16 vozes e foi atualizado pela última vez por Andre Americana Andre Americana 3 anos, 3 meses atrás.

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  • #45568
    Jandir de Teresopolis
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Olá a todos… Estou abrindo este tópico para que o tema seja discutido com mais profundidade e que futuramente quem tiver dúvidas sobre o mesmo tema o encontre mais facilmente nos mecanismos de busca (Google, Bing, etc…). Até já houve um início de discussão a respeito em outro tópico (mas como foi dentro de tópico com outro título [ http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4820 ], acredito que talvez seja pouco encontrado em futuras pesquisas na internet, por pessoas que tenham dúvidas sobre engates para rebocar trailers). Como já dito no tópico citado acima, tenho uma F1000, e estou querendo comprar um trailer de grande porte (a princípio, um dos seguintes: Karmann Guia KC 640, KC 740 ou KC 770, Turiscar Diamante, Vila Rica ou Imperial, ou Motor Trailer Condor). Como são trailers bem pesados, e não acreditando muito na robustez do engate que já tinha instalado na minha pick-up, procurei o André, dono de uma fábrica de carretinhas fazendinha e carretinhas para transporte de cavalos, situada no interior da minha cidade (localidade de Bonsucesso), para dar um reforço nele. As 4 primeiras fotos, mostram o engate antes do reforço (achava as chapas finas – não me passavam segurança de rebocar trailer com 2 toneladas ou mais, como são a maioria dos trailers que escolhi como objetivo de compra): A próxima foto mostra o momento em que marcavam a chapa que seria cortada e usada para parte do reforço: As duas seguintes o início do corte da chapa: Abaixo foto de alguns dos pedaços de chapas já cortadas, que viriam a reforçar o engate: Foto da colocação das chapas no lugar onde viriam a ser soldadas: Nesta foto, a seguir, na parte que ficou para baixo, aparecem os primeiros reforços já soldados e na parte de cima a colocação de novos reforços para serem soldados:


    Foto onde aparem as chapas de reforço já soldadas e o início do corte dos tubos que também iriam ser soldados: Primeiro tubo já soldado: A seguir, todos os reforços já aparecem soldados: Início da pintura: E, finalmente, já instalado na EFE: Para mim, que nunca reboquei nada mais pesado do que a minha Kabana Camp Trabucar, que é levíssima (até carro 1000 puxa), o serviço ficou muito bem feito e o engate está bem forte (por favor, digam suas opiniões e deem sugestões se entenderem necessárias). Esta semana vou visitar vários trailers, que selecionei depois de contatos por telefone e que me enviaram fotos por e-mail, e parece que estou na iminência de adquirir um deles, e assim, se possível, também gostaria que os companheiros mais experientes em rebocar trailers, que acompanham este fórum, me ajudassem em outra questão: resolvi manter a bola de ferro que já estava no engate, que me parece boa. Mas vi na internet que existem anúncios de “bolas de engate de aço inox”. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555155593-esfera-cromada-em-inox-bola-reboque-engate-_JM http://www.motorcenter.com.br/loja/detalhes_produto.php?cod=133961701255762 Será que há necessidade de trocar a bola que está no meu engate por essas tais “de aço inox”? Qual a opinião dos companheiros?

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    #51424

    Carlo Pecca
    Participante

    Jandir, também sou do Rio e reparei que nessa oficina trabalham com solda “mic”. Vc poderia fornecer o endereço dela? Quanto ao pino bola inox, acho melhor aguardar o Cap330, nosso guru em condução de trailer grandes.

    #51416

    Jandir, na minha visão de leigo ficou um puta reforço, além é claro de um trabalho bem feito.


    Apenas para ilustrar, estou postando aqui e no tópico da EFE uma reportagem da 4R (ano 1990) com a ficha técnica da Deserter… Consta inclusive o peso máximo rebocável. abs. 361%252C081%252C30%252C08%252CTE.jpg 361%252C083%252C30%252C08%252CTE.jpg 361%252C085%252C30%252C08%252CTE.jpg

    #51429
    Jandir de Teresopolis
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Valeu Alexandre, gostei muito do teu post. Não tinha lido ainda esta reportagem. Muito obrigado… Carlo, tem um anúncio deles na internet: http://www.gpsanuncio.com.br/reboque O anúncio está aquém da qualidade dos produtos e dos serviços. Cheguei a comentar com o André isso, mas ele, que é uma espécie de Prof. Pardal, disse que está com tanto trabalho, só com a propaganda boca a boca, que está preferindo não anunciar muito, e talvez ter uma demanda que não poderá atender com presteza, e acabar se enrolando. Está preferindo crescer devagar, mas de maneira sólida (sem empréstimos em bancos, etc…). Acho que está corretíssimo… ________________________________________________________ Hoje, 06.05.2015, o amigo AlexandreLRF me avisou que o link acima não está mais funcionando, informando os dados do local onde fiz o meu engate. Por isso, usando o Google Earth, fiz a imagem que aparece em miniatura nos “Arquivos Anexo”, aqui em baixo (basta clicar nela que ela se abre grande em outra página), que mostra os dados necessários para encontrá-lo, como por exemplo os telefones e até a latitude e a longitude (para serem usadas em GPSs). Cabe ainda acrescentar que o André, dono do local, está sempre cheio de serviço, então é preciso agendar com antecedência pois, geralmente, é ele mesmo que gosta de fazer tudo com as próprias mãos (o que me agradou muito).

    #51441

    Puxa, adorei o reforço no engate. d+. QUanto à Bola do engate, também quero ficar de olho nas opiniões aqui….. isso porque particularmente sempre tive medo dessas bolas que encontramos poraí cromadas…… ainda mais por causa da “modinha” de engate colocado em casa de som. Lembro das esferas de ferro antigas que puxávamos o 380 no Dodge, Variant e Brasília e nunca deram problemas… sempre quis comprar uma dessas, mas nunca encontrei. Se encontrasse eu certamente teria substituído as minhas cromadas. que venham as análises.

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #51448
    Dodge
    Dodge
    Participante

    Comprei o meu nas lojas Hermes Macedo, seção de camping, era original Karmann Ghia, senão me engano é de aço forjado. Tem que pesquisar alguém que ainda tenha estas peças de estoque antigo ou descobrir algum fabricante honesto que saiba o que está fazendo e garanta o produto. Estes cromadinhos aí realmente dão medo, o cara pega um tarugo de aço 1010, põe no torno e depois manda cromar, hummm, sei não. Régis.

    #51449
    Jandir de Teresopolis
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Alguém sabe onde encontro uma esfera que seja, realmente, de boa qualidade. Como disse o nosso companheiro Regis: “alguém que ainda tenha estas peças de estoque antigo ou algum fabricante honesto que saiba o que está fazendo e garanta o produto”. Prefiro trocar a minha, que já estava no engate, quando eu comprei a pick-up. Mas para trocar, tem que ser por produto que REALMENTE seja de boa qualidade. E aí está o problema? Quem tem trailer mais pesado (Diamante, Vila Rica, Imperial, KC 640, 740, 770, e outros pesadões), como fez?

    #51458
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Buenas pessoal: Carlo, bondade tua …”Quanto ao pino bola inox, acho melhor aguardar o Cap330, nosso guru em condução de trailer grandes”…; na realidade, estou mais para aprendiz, do que para “mestre”! :s E por falar em você, Carlo, deixa a pesca para a semana seguinte do Encontro, e vai prestigiar o mesmo, afinal, Rio de Janeiro é bem mais perto de Campos do Jordão, do que Curitiba, e voce vai fazer falta se não ir! Jandir, posso falar que o engate cromado, que vinha de fábrica na L200 Triton, levou o Guanaquito para Campos do Jordão, Maçaranduba, Araçariguama e Ushuaia, dentre outros destinos, e nunca tive problemas, assim como com o engate da Bodecar, feito para a Frontier, que também resultou muito bom. Contudo, o uso de correntes de segurança, é indispensável, alem de obrigatório, lembrar sempre disso. Penso que Odair, nosso Engenheiro Mor, deve ter uma visão mais apurada do caso; inclusive, quando no Primeiro Acampamento MaCamp, ele me mostrou na sua Hilux, o trabalho feito pela Bodecar ao confeccionar o engate para o Imperial, e foi ele também que me recomendou e supervisionou o trabalho na meu engate para a Frontier, que tem nada mais nem nada menos que 12(!) parafusos de fixação! Animal! Como o engate foi feito em Tietê, Sao Paulo, Odair me pediu para medir à altura do engate, e assim o fiz, enviando as medidas para o engate ser feito reforçado e na altura certa. Os 6 parafusos de fixação, 3 debaixo e 3 do lado da longarina do chassis. DSC00154_1638x1228.jpg Vista de lado. DSC00151_1638x1228.jpg Nivelado, medindo a altura do engate. DSC00014_1536x864.jpg Idem anterior. DSC00010_1536x864.jpg A L200 Triton era mais alta de traseira, portanto tive que mandar fazer um engate, a parte removível, sob medida. DSC05784_1728x972.jpg Espero ter sido útil; um grande abraço! Dardo.

    #51462
    Dodge
    Dodge
    Participante

    Acho que o Capitão deu uma boa dica agora. Procurar pela bola em alguma concessionária de picapes. Só não sei se vão vender separado do engate, mas caso positivo, é para ser uma peça de qualidade assegurada. Lembro que existem dois tamanhos de munheca e consequentemente dois diâmetros de bola, a dos trailers é sempre a maior. Se não me falha a memória existem de 48mm e 50mm, mas há de se confirmar isso. Régis.

    #51465
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Regis; de fato, nas concessionárias, eles devem saber de quem compram, e inclusive o Bode, da Bodecar, debe saber qual é a marca mais indicada; tem mais uma coisa, e é que além do diâmetro diferente da bola, tem 2 alturas diferentes da bola ou esfera, o que ajuda na definição da altura do engate. Veja isto: http://www.forjariafersan.com.br/site/index.php/esfera-de-engate-automobilistico Esta é de aço inox: http://www.motorcenter.com.br/loja/detalhes_produto.php?cod=133961701255762 Abraços.

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